Campanha

Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito

Movimento Maio Amarelo pretende promover a empatia e a humanização como premissa para todos

Foto: Divulgação
Ações: em Pomerode, o Movimento Maio Amarelo 2021 terá palestras em empresas, a divulgação de vídeos em escolas e a distribuição de materiais impressos.

Maio é marcado como o mês de conscientização para um trânsito mais seguro. Em todo o mundo ocorrem ações, coordenadas entre o pode público e a sociedade civil, que promovem o respeito e a responsabilidade de quem está no trânsito. O movimento, que foi oficialmente criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em maio de 2011, tem o amarelo como cor oficial, exatamente pelo seu significado no trânsito, que é o de sinalização de advertência e também para chamar a atenção de todos.

Para 2021, o tema escolhido para o Movimento Maio Amarelo é "Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito". "Esse tema central está interligado a diversos ambientes de vivência. São pequenas atitudes que fazem muita diferença, como por exemplo, respeitar a faixa de pedestre, limites de velocidade e também ter atenção redobrada ao conduzir o veículo. O espaço que utilizamos é de todos e a contribuição de cada um é muito importante", afirma a agente de trânsito, Tamara Andreazza.

Em Pomerode, as ações deste Maio Amarelo, segundo a agente de trânsito, foram adaptadas para respeitar todas as regras de prevenção ao novo coronavírus, utilizando alguns recursos também para o formato digital. "Nós fizemos uma série de vídeos para serem utilizados nas escolas do município, explicando o Movimento Maio Amarelo e também o tema da campanha para este ano", explica.

Além da ação nas escolas, a Getran realiza palestras em algumas empresas e disponibilizou um material em folder para distribuição aos colaboradores desses locais. "Alguns pontos da cidade, como a Prefeitura de Pomerode, o Fórum da Comarca de Pomerode, portais e passarela receberam também iluminação amarela", complementa.

Todas as ações do Movimento Maio Amarelo, programadas até o fim do mês, são uma parceria entre a Prefeitura de Pomerode, Getran, Polícia Civil de Santa Catarina, Polícia Militar de Santa Catarina e Observatório Nacional de Segurança Viária. "Aproveito para agradecer as equipes da Secretaria de Educação e Formação Empreendedora e das escolas, bem como as empresas que têm recebido as nossas palestras e toda a comunidade que se sensibiliza para um trânsito mais seguro", conclui Tamara.

Imagens


LEIA TAMBÉM





Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube