Pomeranos no Vale Europeu

Curiosidades históricas: 1887 - Nasce uma escola em 'Obern Testo Central'

Por Genemir Raduenz, Edson Klemann, Johan Ditmar Strelow e Cláudio Werling
Foto: Livro Cor verde
Casa Enxaimel que foi o berço da Escola de Testo Central Alto, localizada na curva do cemitério na rua Atiradores (atualmente casa Spreedemann).

Uma Schulverein (Associação Escolar) era a forma como os imigrantes se organizavam para oferecer educação aos filhos. Com a primeira escola fundada em Testo Central em 1870, as crianças de toda a região tinham que se deslocar até lá. Assim, 17 anos depois, em 01 de março de 1887, os imigrantes assentados em Testo Central Alto compreenderam que era hora de ter uma escola mais próxima, surgindo a "Obern Central Rio do Testo".

A escola já no endereço para o qual migrou, perto do salão Lüdke. Ainda consta o anexo da cozinha. A professora na ocasião era Rosália Mundstock/Acervo: Roseli Drews.

Construída próximo ao cemitério da rua Atiradores em estrutura enxaimel, recebeu o nome de Fritz Probst. A Schulverein Obern Testo Central inicialmente abrangia Testo Central Alto e Vale do Selke. Em 1916 a escola foi transferida para o número 5.427 da rua Atiradores, e seu nome alterado para Escola Isolada de Testo Central Alto.

Hartwig Reinke e Harry Schröder segurando em 04 de outubro de 2001 a Placa que homenageia os fundadores, que foram: Wilhelm Radünz, Friedrich Hein, Friedrich Reinke, Johann Maass, Friedrich Hoge e Karl Güths. Na placa consta, ?Ehrt eure deutschen Meister, dann bannt ihr gute Geister? (Honrai vossos mestres alemães, assim vós cativareis/prendereis bons espíritos)/Acervo: Sido Tiedt.

Mais tarde, em 1988, a escola mudou novamente de nome para Escola Básica Testo Central Alto, e depois, viria a se chamar Escola de Ensino Fundamental Testo Central Alto (atualmente a escola é denominada de Escola de Educação Básica Municipal Professora Noemi Vieira de Campos Schroeder sendo a diretora Elisângela Souza Saiber da Silva). Um professor que marcou sua passagem na escola foi Hermann Günther, firme em sua condução no aprendizado, atuou na mesma de 1909 até meados de 1930. Muitos foram os alunos e professores que passaram pela estrutura da "Obern Testo Central", idealizada em 1887 pela força e determinação da comunidade.

Estatuto da fundação da escola em 1887, todo redigido em alemão/Acervo: Escola de Educação Básica Municipal Professora Noemi Vieira de Campos Schroeder.


LEIA TAMBÉM





Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube