Pomeranos no Vale Europeu
17 Maio 2021 15:01:00
Autor: Por Genemir Raduenz, Edson Klemann, Johan Ditmar Strelow e Cláudio Werling

$artigoImagemTitulo

Uma Schulverein (Associação Escolar) era a forma como os imigrantes se organizavam para oferecer educação aos filhos. Com a primeira escola fundada em Testo Central em 1870, as crianças de toda a região tinham que se deslocar até lá. Assim, 17 anos depois, em 01 de março de 1887, os imigrantes assentados em Testo Central Alto compreenderam que era hora de ter uma escola mais próxima, surgindo a "Obern Central Rio do Testo".

A escola já no endereço para o qual migrou, perto do salão Lüdke. Ainda consta o anexo da cozinha. A professora na ocasião era Rosália Mundstock/Acervo: Roseli Drews.

Construída próximo ao cemitério da rua Atiradores em estrutura enxaimel, recebeu o nome de Fritz Probst. A Schulverein Obern Testo Central inicialmente abrangia Testo Central Alto e Vale do Selke. Em 1916 a escola foi transferida para o número 5.427 da rua Atiradores, e seu nome alterado para Escola Isolada de Testo Central Alto.

Hartwig Reinke e Harry Schröder segurando em 04 de outubro de 2001 a Placa que homenageia os fundadores, que foram: Wilhelm Radünz, Friedrich Hein, Friedrich Reinke, Johann Maass, Friedrich Hoge e Karl Güths. Na placa consta, ?Ehrt eure deutschen Meister, dann bannt ihr gute Geister? (Honrai vossos mestres alemães, assim vós cativareis/prendereis bons espíritos)/Acervo: Sido Tiedt.

Mais tarde, em 1988, a escola mudou novamente de nome para Escola Básica Testo Central Alto, e depois, viria a se chamar Escola de Ensino Fundamental Testo Central Alto (atualmente a escola é denominada de Escola de Educação Básica Municipal Professora Noemi Vieira de Campos Schroeder sendo a diretora Elisângela Souza Saiber da Silva). Um professor que marcou sua passagem na escola foi Hermann Günther, firme em sua condução no aprendizado, atuou na mesma de 1909 até meados de 1930. Muitos foram os alunos e professores que passaram pela estrutura da "Obern Testo Central", idealizada em 1887 pela força e determinação da comunidade.

Estatuto da fundação da escola em 1887, todo redigido em alemão/Acervo: Escola de Educação Básica Municipal Professora Noemi Vieira de Campos Schroeder.


Luto
17 Maio 2021 14:18:00

Henry Fred Ullrich faleceu em Blumenau, aos 71 anos

$artigoImagemTitulo

Henry Fred Ullrich, um dos grandes entusiastas da cultura germânica e incentivador da disseminação do dialeto platt, faleceu nessa segunda-feira, 17, em Blumenau. Após sentir fortes dores no peito e passar mal durante a madrugada, Fred foi encaminhado ao hospital, onde foi constatado um edema pulmonar, com quadro que acabou evoluindo rapidamente.

Fred tinha 71 anos e, destes, mais de 50 foram dedicados ao trabalho como comunicador de rádio. Era também um apaixonado pela cultura e tradições alemãs e pomeranas. Promoveu vários encontros para intercâmbio entre Brasil e Alemanha e se dedicou à produção de livros para valorizar aspectos tradicionais destes povos. Em Pomerode, foi também secretário de Turismo em 2013. Para a Oktoberfest de Blumenau, intermediou a vinda das primeiras bandas alemãs para o evento.

Seu último trabalho como radialista foi na Rádio União FM, onde Fred comandava, todas as manhãs, os programas Hallo Freunde e Europa Musical. O blumenauense também trabalhou em rádios da região, como em Pomerode e Jaraguá do Sul.

Em função da pandemia, a família informou que não haverá velório para a despedida e o corpo do radialista será cremado.



Maio Amarelo
15 Maio 2021 14:30:00

Ação do Grupo Kyly promoveu a reflexão para um trânsito mais seguro

$artigoImagemTitulo

No trânsito, desconecte! Esse foi o mote da campanha promovida pelo Grupo Kyly para os 2,3 mil colaboradores da empresa. "A intenção é promover a reflexão que no trânsito a vida merece mais a atenção de todos. Praticamente todo o nosso público interno é impactado de alguma forma. As participações são espontâneas, mas sempre gera o envolvimento de todos, pois a prevenção sempre fala mais alto", explica Danilo Adriano de Oliveira, coordenador do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da indústria têxtil.

A ação, que ocorreu entre os dias 03 e 07 de maio e fez parte da programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), contou com a exposição de veículos sinistrados e com frases de efeito, o que acabou chamando a atenção também de quem passava pela rodovia em frente à fábrica. "A proposta da ação é prevenir acidentes e evoluir na cultura da segurança de todos", afirma.

Durante o evento, que ocorre há quatro anos, os colaboradores puderam ainda experimentar a sensação real de uma colisão por meio de um equipamento que simula o impacto de uma batida a 5km/h. "O simulador é um importante alerta sobre o uso do cinto de segurança, o excesso de velocidade e os cuidados no trânsito. E saber que, de alguma forma, alguém possa ter sido sensibilizado, mudando de comportamento para uma nova visão preventiva, é recompensador", complementa.


Campanha
15 Maio 2021 09:30:00

Movimento Maio Amarelo pretende promover a empatia e a humanização como premissa para todos

$artigoImagemTitulo

Maio é marcado como o mês de conscientização para um trânsito mais seguro. Em todo o mundo ocorrem ações, coordenadas entre o pode público e a sociedade civil, que promovem o respeito e a responsabilidade de quem está no trânsito. O movimento, que foi oficialmente criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em maio de 2011, tem o amarelo como cor oficial, exatamente pelo seu significado no trânsito, que é o de sinalização de advertência e também para chamar a atenção de todos.

Para 2021, o tema escolhido para o Movimento Maio Amarelo é "Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito". "Esse tema central está interligado a diversos ambientes de vivência. São pequenas atitudes que fazem muita diferença, como por exemplo, respeitar a faixa de pedestre, limites de velocidade e também ter atenção redobrada ao conduzir o veículo. O espaço que utilizamos é de todos e a contribuição de cada um é muito importante", afirma a agente de trânsito, Tamara Andreazza.

Em Pomerode, as ações deste Maio Amarelo, segundo a agente de trânsito, foram adaptadas para respeitar todas as regras de prevenção ao novo coronavírus, utilizando alguns recursos também para o formato digital. "Nós fizemos uma série de vídeos para serem utilizados nas escolas do município, explicando o Movimento Maio Amarelo e também o tema da campanha para este ano", explica.

Além da ação nas escolas, a Getran realiza palestras em algumas empresas e disponibilizou um material em folder para distribuição aos colaboradores desses locais. "Alguns pontos da cidade, como a Prefeitura de Pomerode, o Fórum da Comarca de Pomerode, portais e passarela receberam também iluminação amarela", complementa.

Todas as ações do Movimento Maio Amarelo, programadas até o fim do mês, são uma parceria entre a Prefeitura de Pomerode, Getran, Polícia Civil de Santa Catarina, Polícia Militar de Santa Catarina e Observatório Nacional de Segurança Viária. "Aproveito para agradecer as equipes da Secretaria de Educação e Formação Empreendedora e das escolas, bem como as empresas que têm recebido as nossas palestras e toda a comunidade que se sensibiliza para um trânsito mais seguro", conclui Tamara.


Cultura
15 Maio 2021 08:40:00

Projeto 'Arte no Museu' promove performances artísticas em seis museus do município na próxima semana

$artigoImagemTitulo

Em comemoração a 19ª Semana Nacional de Museus, que tem por objetivo repensar e reimaginar a atuação dos museus em todo o País, a Prefeitura de Pomerode, através da Secretaria de Turismo e Cultura, promoverá apresentações musicais, de grupos folclóricos e balé em seis museus pomerodenses, entre os dias 18 e 21 de maio. As performances artísticas serão de curta duração, com cerca de 15 minutos, buscando marcar a data, sem gerar aglomeração, respeitando todos os protocolos sanitários.

Conforme a Secretária de Turismo e Cultura, Gladys Sievert, o objetivo é chamar atenção para os nossos museus que, a exemplo de vários outros atrativos e espaços culturais, tiveram suas atividades e registros de público comprometidos. "A pandemia afetou o segmento cultural de maneira inimaginável. Foram meses com as portas fechas ou atendendo parcialmente, seguindo uma série de protocolos. São nestes espaços que a nossa cultura e história estão armazenadas. A ação que desenvolvemos busca garantir um olhar especial aos nossos museus e incentivar que, de maneira segura, as pessoas os procurem como opção de lazer e cultural", explicou.

O Dia Internacional de Museus é celebrado a cada 18 de maio. No Brasil, centenas de instituições celebram a data durante a Semana de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) desde 2003 - e que conta com uma programação virtual do Museu Histórico Nacional.

Programação

18 de maio (Terça-feira):

10h30min - Museu do Imigrante Carl Weege: Casal Grupo Folclórico + Bandoneon (Professor Rodrigo Kienen e alunos)

Após a reconstrução de uma autêntica casa enxaimel, o Museu do Imigrante Carl Weege passou a contar com a exposição de móveis antigos, roda d'água, rancho com moenda de cana-de-açúcar, prédio da atafona (moinho de fubá de milho) e a Praça Lauro Guenther.

11h - Museu Pomerano: Violino (Professora Clara Milena Baggenstoss)

O Museu Pomerano é uma verdadeira viagem sobre a vinda dos alemães ao Brasil. Revela fragmentos da história de Pomerode a partir da chegada dos primeiros imigrantes europeus, na metade do século 19, a Pomerode.

19 de maio (Quarta-feira):

10h30min - Museu do marceneiro: Apresentação Grupo Folclórico e Bandoneon (Roberto Maske)

O Museu do marceneiro contrasta passado e presente, com a exibição de uma roda d'água e equipamentos utilizados desde a época em que a indústria era apenas uma marcenaria. Também é possível adquirir os produtos da empresa.

11h - Museu do Brinquedo: Apresentação Ballet Cultura (Coordenação professora Andrea Ianetta Hradec)

O Museu do Brinquedo é um acervo com mais de três mil brinquedos de várias épocas. A proposta é proporcionar ao adulto uma volta ao passado, e às crianças a possibilidade de conhecer brinquedos que foram usados pelos seus pais e avós na infância.

20 de maio (Quinta-feira):

10h30min - Museu do Automóvel: Violino e Violoncelo (Professor Maicon Rocha)

O Museu do Automóvel é parada obrigatória para os apaixonados por quatro rodas. São mais de 30 raros e cobiçados exemplares de carros antigos que foram a sensação nas estradas nas décadas de 40, 50 e 60 e hoje são item de poucos colecionadores pelo Brasil.

21 de maio (Sexta-feira):

10h - Museu Casa do Escultor Ervin Curt Teichmann: Bandoneon (Professor Rodrigo Kienen e alunos)

O Museu Casa do Escultor Ervin Curt Teichmann está localizado próximo ao Portal Turístico Sul, a Casa do Escultor Erwin Curt Teichmann abriga inúmeras obras da carreira do escultor homônimo.

10h30min - Museu do Brinquedo: Clarinete, Maestro Rafael Liandro Pinto Nemézio e Roberto Maske, Bandoneon.


 


Nota
14 Maio 2021 16:42:00

Processo foi encaminhado ao Ministério Público, que abriu Inquérito Civil para apuração dos fatos

$artigoImagemTitulo

O Ministério Público de Santa Catarina, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Pomerode instaurou, no dia 10 de maio, um Inquérito Civil para apurar uma eventual prática de ato de improbidade administrativa, durante o ano de 2020, por uma servidora pública, médica efetiva do município.

De acordo com informações do inquérito, a servidora estaria trabalhando como médica perita no estado do Pernambuco. Segundo a denúncia, feita pela própria administração pública em março, desde julho do ano passado, a servidora teria atuado no outro estado enquanto em gozo de diversas licenças para tratamento de saúde, adquiridas junto à municipalidade em Pomerode. E, após a denúncia, a médica teria pedido exoneração do trabalho.

Com o Inquérito Civil instaurado, serão realizadas diligências e a produção de provas para apurar adequadamente as circunstâncias do fato. Fica estipulado, ainda, o prazo de 30 dias para que sejam apresentadas informações sobre todas as perícias realizadas pela servidora, durante o ano de 2020 e 2021, em ações judiciais, registrando notadamente o valor dos honorários percebidos pela médica em contrapartida das perícias realizadas.

Em nota, encaminhada pela assessoria de imprensa, a Prefeitura de Pomerode informou que o município procedeu como dispõe a legislação vigente, instaurando primeiramente, um processo administrativo para investigar o caso, e relatou o fato ao Ministério Público logo ao ter ciência do mesmo.

Caso seja comprovado que a servidora agiu de má-fé, todas as medidas cabíveis serão tomadas para que ela seja responsabilizada e efetue a devolução dos vencimentos recebidos indevidamente aos cofres públicos.




Futuro
13 Maio 2021 09:25:00

Será a quinta assembleia em busca de uma solução para a situação da empresa

$artigoImagemTitulo

O destino do Grupo Schmidt continua indefinido. A empresa possui uma dívida que chega a R$ 71 milhões e, para continuar com suas operações, propôs um plano de recuperação judicial, que deverá ser aprovado pelos credores. Porém, quatro assembleias já foram marcadas pela Justiça e realizadas nos dias 27 de outubro de 2020, 3 de novembro de 2020, 21 de janeiro de 2021 e 12 de maio de 2021, mas nada ficou decidido até o momento. Na reunião realizada na quarta-feira, dia 12, houve nova suspensão dos trabalhos e, segundo o advogado da Schmidt, Eduardo Agustinho, a próxima assembleia está marcada para o dia 1º de setembro.



12 Maio 2021 13:10:00
Autor: Por: Assessoria

A previsão de geada para cinco dias atende demanda dos agricultores catarinenses, que podem se programar para minimizar prejuízos causados nas lavouras

$artigoImagemTitulo

Santa Catarina conta com a mais completa previsão de geada do Brasil. A Epagri/Ciram aprimorou a ferramenta em seu site, que agora disponibiliza probabilidade de ocorrência do fenômeno para os próximos cinco dias e em três mapas: probabilidade média, máxima e mínima de ocorrência. O produto continua sendo o único do país a oferecer a previsão do fenômeno para três intensidades: geada, geada moderada a forte e geada forte.

A previsão de geada para cinco dias atende demanda dos agricultores catarinenses, que, assim, podem se programar melhor para minimizar prejuízos causados nas lavouras. Ângelo Massignam, gerente da Epagri/Ciram, explica que a geada é um fenômeno importante para a agricultura catarinense, pois sua janela de ocorrência determina os prazos ideais de plantio das principais culturas agrícolas. Além disso, por sua localização geográfica e relevo, Santa Catarina é bastante suscetível à sua ocorrência.

Hoje a ferramenta indica que deve ocorrer geada em Santa Catarina amanhã, 13, especialmente no Planalto Sul. A partir da sexta-feira, 14, a previsão de geada se mantém nos modelos da Epagri/Ciram, perdendo força, mas ainda com indicação de ocorrência, até o domingo, 16.

Funcionalidades

Além de ter mais funcionalidades, a nova previsão de geada do site da Epagri/Ciram está mais precisa. Carlos Eduardo Salles de Araújo, pesquisador responsável pela ferramenta, explica que a atual modelagem tem maior resolução, fornecendo uma informação diferente a cada 9km². O modelo antigo fornecia uma informação de possibilidade de ocorrência de geada a cada 225km².

No caso de Santa Catarina, essa grade mais detalhada é fundamental por causa do relevo extremamente acidentado do Estado, o que pode provocar uma grande variação de altitude numa área de 225km². Como a altitude é fator fundamental para ocorrência de geada, ter uma única informação de previsão numa área tão grande pode gerar probabilidades distorcidas, o que é minimizado na área de 9km².


Divulgação /Para uma consulta rápida, o usuário pode olhar apenas o mapa da probabilidade média

Outra evolução importante é o uso de oito modelos numéricos para a confecção da previsão de geada da Epagri/Ciram. Na versão antiga, era um único modelo. Carlos Eduardo explica que o cruzamento de todas essas informações confere mais assertividade ao produto final, ou seja, a margem de erro da previsão diminui muito, principalmente para os três primeiros dias.

A modelagem numérica procura repetir, em conceitos teóricos da matemática e da física, o comportamento da atmosfera. "Acontece que a natureza é caótica", explica o pesquisador da Epagri/Ciram. Por isso, a opção de expor três mapas na ferramenta. Para uma consulta rápida, o usuário pode olhar apenas o mapa da probabilidade média. As outras duas imagens indicam uma faixa de probabilidades. "Por exemplo, o usuário deve observar um valor no mapa de probabilidade mínima e um valor no mapa de probabilidade máxima para a mesma localidade geográfica. Se os valores observados foram 50 e 60 respectivamente, significa que a chance de ocorrer geada para a classe e data selecionada ficará entre 50% e 60% na localidade de interesse", detalha Carlos Eduardo.

Minimizar perdas

Ângelo explica que uma geada que aconteça muito cedo ou muito tarde durante o ano pode afetar de maneiras diferentes as diversas culturas agrícolas do Estado. "O feijão é muito suscetível, já o milho resiste um pouco mais", exemplifica. Por isso, produto da Epagri/Ciram traz um guia do usuário que, entre outras informações, enumera as principais medidas que podem ser adotadas para minimizar perdas: o ensacamento de frutos e a antecipação da colheita no caso da banana; a aplicação de irrigação, de fumaça e de aminoácidos para a fruticultura; o atraso no transplante de mudas para o maracujá e a cobertura de mudas com lonas ou palha na produção de hortaliças.

O projeto de aprimoramento da ferramenta segue até o segundo semestre do ano que vem. Até lá, serão implementadas melhorias para aumentar ainda mais a precisão da previsão de geada. Para o usuário, o produto continuará o mesmo, mas haverá uma evolução na qualidade da informação oferecida. Por isso, o pesquisador Carlo Araújo lembra que é muito importante que agricultores e técnicos ofereçam um feedback do uso pelo e-mail kadu_araujo@epagri.sc.gov.br. A partir dessas observações, alterações podem ser feitas para contemplar ainda mais os interesses dos usuários.


Atenção
11 Maio 2021 15:18:00

Há risco de alagamentos e deslizamentos pontuais

$artigoImagemTitulo

A Defesa Civil de Santa Catarina alertou para chuva volumosa e intensa entre terça e quarta-feira, dia 11 e 12. A previsão é para as regiões do Médio Vale do Itajaí (em que Pomerode situa-se), Litoral Norte, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí, Baixo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Há risco de alagamentos e deslizamentos pontuais.

Confira as recomendações da Defesa Civil:

Em caso de tempestades com ventos fortes e raios:

- Busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados;

- Em local abrigado, fique longe das janelas, desligue os aparelhos eletrônicos e lembre-se, o banheiro em alvenaria é um local muito seguro;

- Na praia, jamais fique na água.

Em caso de alagamentos e inundações:

- Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados;

- Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;

- Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões



10 Maio 2021 15:57:00

O evento é gratuito, não precisa de inscrição prévia e terá emissão de certificados

$artigoImagemTitulo

De maio a agosto de 2021, a Epagri vai reunir agricultores e profissionais da área agrícola na capacitação técnica on-line sobre produção de grãos, que será realizada no canal de capacitações da Empresa, no YouTube. O conteúdo será distribuído em sete etapas, ministrado sempre às quartas-feiras. A primeira delas será no dia 12 de maio e vai abordar o potencial agronômico e a escolha de cultivares de trigo. O evento é gratuito, não precisa de inscrição prévia e terá emissão de certificados.

O coordenador da capacitação, Donato Lucietti, explica que os interessados podem participar dos encontros de forma independente. No evento serão abordadas temáticas relacionadas às culturas do trigo, milho, feijão e soja, como escolha de cultivares, manejo da cigarrinha-do-milho e das principais doenças da cultura do trigo, transgenia, ferrugem da soja, melhoramento genético para cultura de feijão em Santa Catarina e manejo da fertilidade do solo para sistemas de cultivos de grãos.

A seguir, confira a programação do evento. Para participar, basta clicar na palestra desejada para ser direcionado à página da capacitação.

Programação da capacitação técnica on-line na produção de grãos

12/05, das 15h às 17h - Potencial agronômico e escolha de cultivares de trigo. Instrutor: Sydney Antonio Frehner Kavalco

19/05, das 19h às 19h40 - Enfezamento do milho: etiologia e transmissão dos patógenos. Instrutora: Maria Cristina Canalle

19/05, das 19h40min às 21h - Cigarrinha-do-milho: Bioecologia e manejo. Instrutor: Leandro do Prado Ribeiro

09/06, das 19h às 21h - Manejo das principais doenças da cultura do trigo. Instrutor: João Américo Wordell Filho

23/06, das 15h às 17h - Perspectiva do melhoramento genético para cultura de feijão em SC. Instrutor: Sydney Antonio Frehner Kavalco

07/07, 19h às 21h - Transgenia no manejo integrado de pragas. Instrutor: Rodolfo Vargas Castilhos

11/08, 19h às 21h - Manejo da fertilidade do solo para sistemas de cultivos de grãos. Instrutora: Fabiana Schmidt

25/08, 19h às 21h - Experiências com manejo integrado de pragas e ferrugem da soja. Instrutores: Eduardo Briese Neujahr e Donato João Noernberg

Serviço:

O quê: Capacitação técnica on-line na produção de grãos

Quando: de 12 de maio a 25 de agosto de 2021

Local: canal de capacitações on-line da Epagri, no YouTube

Mais informações e entrevistas: Donato Lucietti, coordenador do curso, pelo fone (48) 99816-8080


10 Maio 2021 15:12:00

Todos os setores atendidos pela SCGÁS registraram aumento no consumo de gás natural em comparação ao mês anterior

$artigoImagemTitulo

Em abril, o gás natural registrou dois novos recordes históricos de consumo desde o início da operação da distribuição no Estado: a maior média diária de vendas, com 2.166.248 m³, e o pico de consumo em um único dia, com 2.362.018 de m³, registrado no dia 29 de abril. No mês passado, o consumo já havia registrado as maiores marcas de volume mensal e diário, além de outro recorde em janeiro deste ano. Em abril, todos os setores atendidos pela SCGÁS registraram aumento no consumo de gás natural em comparação ao mês anterior.

O destaque vai para o segmento residencial, que ultrapassou o marco de 16 mil unidades residenciais abastecidas pelo insumo. Neste setor, o consumo cresceu 11,08% quando comparado a março de 2021, 7,2% considerando o mesmo período em 2020 e 28,73% em relação a 2019.

As indústrias também registraram crescimento no consumo em relação a março de 2021, com incremento de 0,32%. Na comparação com 2019, ano anterior à crise pandêmica, o crescimento foi de 12,29%. Com mais de 110 mil usuários em Santa Catarina, o GNV (Gás Natural Veicular) teve um incremento de 2,75% no consumo frente ao mês passado e 45,52% acima do registrado em 2020.


Companheirismo e amor
10 Maio 2021 13:00:00

Carlos Kennedy Witthoeft conta sobre a vivência com o Thor, fiel companheiro há 12 anos

$artigoImagemTitulo

Você já passou pela praça Praça Hans Erns Schmidt e viu um cachorro passeando pelo local ou sentado em um banco, analisando os arredores? Se sim, saiba que o nome dele é Thor, um dos cães mais conhecidos e também amáveis de Pomerode.

"Falar dele é uma coisa muito fácil, é um baita companheiro". Essa é a primeira coisa que Carlos Kennedy Witthoeft, de 57 anos, disse quando começou a contar sobre a relação com o cachorro. Thor está com ele desde 2009 e chegou até o dono como uma forma de retribuição de uma pessoa querida. Com o tempo, ganhou o apelido de Dodô, visto que a mãe de Carlos tinha dificuldade de pronunciar seu nome. "O nome dele é Thor, mas, na maioria das vezes, as pessoas chamam ele de Dodô", explica.

Durante os anos de vida, Carlos já ganhou muitos presentes, mas admite que um dos mais especiais foi o cão, pois além e ser seu fiel companheiro há 12 anos, também o foi para sua família de modo geral. Além disso, ele é o responsável por recepcionar todos que chegam na casa.

A raça de Thor é uma mistura de Pastor Alemão de Capa Preta com Golden. "Não sei se é por isso, mas a índole dele é extremamente dócil", destaca o dono. Por isso, diversas pessoas já perderam o medo de cachorros ao conviverem com ele. Em poucos segundos, um trauma de infância se transforma em muitos abraços e carinhos no admirável cão.

Para quem tem o costume de passar pela Rua Luiz Abry no fim do dia, com certeza já viu Thor rondando pela praça e animando a todos que estão ao seu redor. Mas, o mais interessante ainda, é ver ele sentado ao lado de Carlos em um banco no local, posição que o simpático cão adora e permanece por muito tempo.

Matheus Kurth/Raça: Thor é uma mistura de Pastor Alemão de Capa Preta com Golden

Essa rotina diária começou, inclusive, desde o primeiro dia do cachorro com o dono. "Lembro que chamei para vir junto comigo, ele ainda estava um pouco reticente porque já tinha mais de um ano, mas foi comigo, sem coleira ou corrente", relembra. A partir disso, Thor definiu a pracinha como uma extensão de casa. "Como desde sempre levo ele lá, deve achar que o local é nosso, porque se sente extremamente à vontade."

Os passos são os mesmos em todas as idas. Carlos chama Thor e, juntos, caminham até a pracinha. Quando chegam, o cão fica alguns minutos dando voltas e reconhecendo o local. Após isso, vai em direção à torneira e fica esperando do lado até o dono abri-la para ele tomar água. Depois de passear e se hidratar, é a vez de sentar no banco e ficar por lá, só aproveitando. "Quando vamos juntos, eu não preciso me preocupar com ele, posso ficar falando com alguém, vendo o celular ou lendo, não preciso sequer ficar de olho nele", salienta.

Para Carlos, a principal característica de Thor é a docilidade. Ele explica que o cão é tão tranquilo que qualquer um pode tirar um churrasco ou um osso da boca dele e ele não fará nada. "Nunca mordeu ninguém, nem mesmo gato ou gambá. Ele vê o bicho, corre atrás e, quando o animal para, o Thor para também", descreve.

Há muitas histórias engraçadas e marcantes envolvendo o cachorro, mas Carlos relembra de uma muito especial. "Tem uma senhora que era instrutora de autoescola e, quando vinha com aluno para o pátio [que é perto da casa dele], ela parava na frente do portão e chamava ele", conta.

Com isso, Thor corria junto do carro e no pátio, ela sentava no barranco enquanto os alunos praticavam e o cão ficava ao lado dela. "Depois de um tempo, ela se mudou para Mirim Doce, mas todo fim de semana que estava em Pomerode vinha aos sábados aqui em casa ver o Thor e, no domingo, antes de ir embora, passava para dar tchau para ele", completa.

É impossível não ver o amor que Carlos sente pelo cão e o cuidado que tem com o companheiro. Para ele, o melhor animal para toda e qualquer pessoa é o que você mais gosta. "Todos têm suas características especiais e todos merecem ser bem cuidados, merecem viver, merecem a nossa atenção e jamais, em hipótese nenhuma, judiar deles", finaliza.


Contribua
07 Maio 2021 16:30:00

Ação para apoiar Abel Eduardo Netto está programada para o dia 15 de maio

$artigoImagemTitulo

A vida de Abel Eduardo Netto, de 27 anos, se transformou completamente no dia 20 de fevereiro. O jovem, que é casado com Maria Júlia, sofreu um grave acidente na Rua Bahia enquanto seguia de moto para a residência de um casal amigo, a quem ajudaria com a mudança.

Durante o trajeto, um veículo "cortou a frente" da motocicleta de Abel que, para não colidir em cheio, fez um movimento lateral e acabou caindo na pista. Como consequência, ele fraturou várias costelas, teve perfurações nos pulmões e ferimentos gravíssimos em três vértebras da coluna.

Por conta disso, perdeu a sensibilidade do abdômen para baixo. Abel passou por cirurgia para a colocação de oito pinos, que não devolveram o movimento das pernas nem a sensibilidade, mas permitem que ele fique sentado. Todo esse processo e a nova vida que o aguarda daqui por diante exigem investimentos financeiros altos. Por esse motivo, amigos e conhecidos estão organizando uma ação para angariar fundos e contribuir com a principal necessidade do casal no momento: a adaptação da casa para permitir mobilidade a um cadeirante. A residência fica no bairro Testo Central e precisará de uma série de transformações para que ele consiga se locomover dentro e ao redor da casa, o custo estimado ultrapassa R$ 100 mil.

Para ajudar Abel a recuperar a qualidade de vida, integrantes da Juventude da Missão Evangélica União Cristã de Pomerode (Jumeuc) se reuniram e decidiram promover uma ação para arrecadar fundos.

O evento ocorrerá no dia 15 de maio, das 18h às 22h, no formato Drive Thru. Será um "Pão com Galeto". As pessoas podem contribuir comprando o ticket do evento ao custo de R$ 15, e estão inclusos: pão com galeto (sobrecoxa desossada), salada e uma lata de refrigerante.

Como o objetivo é doar todo o lucro para Abel e Maria Júlia, os organizadores pretendem reduzir ao máximo os custos da ação, para isso, as pessoas podem também contribuir com quantias em dinheiro para a compra dos insumos ou doação de algum item para a realização do evento.

Os tickets podem ser adquiridos na sede da Missão Evangélica União Cristã (MEUC), o endereço é Rua Luiz Abry, 371, Centro, Pomerode. Também é possível falar com Raquel (47) 99657-2431 ou com Jéssica ou Daniela (47) 3387-0044. Além do Pão com Galeto, outra ação que está em curso é uma vakinha virtual, que pode ser encontrada no instagram @vakinhaparaabel.

Dentre algumas das necessidades de Abel nesse momento estão:

-Aquisição de um carro adaptado (pois eles não tem);

-Despesas médicas com fisioterapeuta, psicólogo, remédios, equipamentos... etc.;

-Adaptações na casa onde vão morar (antes moravam em um apartamento).

Programe-se 

O quê? Pão com Galeto

Como? Drive Thru

Onde? Rua Luiz Abry, 371, Centro

Quando? 15 de maio, das 18h às 22h

Quanto? R$ 15,00


07 Maio 2021 13:29:00

$artigoImagemTitulo

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial desta quinta-feira, 6, a Medida Provisória 240/2021 que institui o Auxílio Catarina, benefício emergencial destinado a mais de 60 mil famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica em decorrência da pandemia do coronavírus. Estão aptos a receber o novo apoio financeiro os profissionais que perderam seus empregos no período entre 19 de março de 2020 e 1º de maio de 2021, que atuam nas atividades especificadas na MP, e famílias de baixa renda que não sejam beneficiárias do Bolsa Família ou de benefício de prestação continuada (BPC).

"Em Santa Catarina existem milhares de pessoas que perderam seus empregos e famílias que vivem em situação de extrema pobreza em função do impacto econômico devastador causado pela pandemia. Por isso, a criação do Auxílio Catarina é uma ação do Governo do Estado de máxima urgência. Ao mesmo tempo em que avançamos no processo de vacinação e na garantia de amplo atendimento no sistema de saúde, é fundamental que o Estado dê suporte financeiro aos mais necessitados", disse a governadora Daniela Reinehr.

Mais de 43 mil famílias catarinenses de baixa renda têm a possibilidade de receber o benefício, que será pago em três parcelas mensais de R$ 200. E os mais de 18 mil trabalhadores que perderam seus empregos nos setores ligados à alimentação, alojamento, promoções, eventos e turismo, podem receber duas parcelas mensais de R$ 300.

A concessão e forma de pagamento serão definidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SDS), em conjunto com a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF). O investimento do Executivo será em torno de R$ 38 milhões e será disponibilizado do orçamento geral do Estado.

A Medida Provisória tem força de lei e deve ser apreciada pela Assembleia Legislativa no prazo de até 120 dias.


06 Maio 2021 11:05:00

A estimativa é que sejam atendidas mais de 62 mil famílias catarinenses

$artigoImagemTitulo

O Governo do Estado enviará para a Assembleia Legislativa (Alesc), ainda nesta semana, o projeto de lei que autoriza a concessão de auxílio emergencial para pessoas em situação de vulnerabilidade e desempregados que atuavam nos setores mais afetados pela pandemia de Covid-19. A estimativa é que sejam atendidas mais de 62 mil famílias catarinenses. O investimento do Executivo será superior a R$ 37 milhões, com recursos já garantidos no orçamento.

"Entendemos que, neste momento tão difícil, o Governo de Santa Catarina tem de dar a sua contribuição para minimizar os efeitos da pandemia. A concessão do auxílio emergencial é essencial nesse sentido. Estamos atuando para salvaguardar a economia ao mesmo tempo em que aceleramos o ritmo da vacinação. O Governo tem atuado de maneira firme para que possamos atravessar esse momento complicado e garantirmos uma retomada imediata", disse a governadora Daniela Reinehr.

O estudo, realizado pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) com base no levantamento da Secretaria do Desenvolvimento Social (SDS), foi finalizado nesta quarta-feira, 5. As 43.537 famílias registradas no Cadastro Único (CadÚnico) e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que não receberam nenhum auxílio do Governo Federal, terão direito a três parcelas de R$ 200. Já as 18.578 pessoas desempregadas nos setores ligados a alimentação, alojamento, promoções, eventos e turismo receberão duas parcelas de R$ 300.

"O Governo disponibilizará R$ 14,2 milhões mensais para atender os catarinenses que estão necessitando deste suporte. Já temos o recurso no orçamento para esta iniciativa e a sua operacionalização. Os pagamentos serão realizados pela Secretaria do Desenvolvimento Social", explicou o secretário da Fazenda, Rogério Macanhão.


06 Maio 2021 08:49:00
Autor: RCN

$artigoImagemTitulo

A governadora interina Daniela Reinehr vetou nesta quarta-feira (5) os projetos de lei 64/21 e 65/21 que previam a destinação de R$ 350 milhões em recursos estaduais para obras em rodovias federais em Santa Catarina. Segundo a mensagem de veto, Daniela seguiu o parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) que apontou que o texto é inconstitucional. O veto foi total para os dois projetos, e não apenas nos trechos em que a Assembleia Legislativa de SC (Alesc) alterou.

A matéria havia sido proposta ainda pelo governador Carlos Moisés da Silva e previa R$ 250 milhões para a BR-470 e BR-163. A Alesc aumentou o valor para a BR-163 e incluiu a BR-280 no rol de obras beneficiadas. O parecer da PGE afirma que a matéria é privativa do Executivo e não há como sancionar uma matéria que destina recursos (o PL 65) antes que a matéria que abre crédito no Plano Plurianual (PL 64) estivesse em vigor.

As mensagens de veto serão enviadas para a Alesc, que decidirá se mantém ou rejeita o veto. 


Transportes e Estradas
05 Maio 2021 10:42:00
Autor: Por: Governo do Estado

$artigoImagemTitulo

A governadora Daniela Reinehr assinou, em Guaramirim, a ordem de serviço para o início imediato das obras de arte especiais que serão incorporadas ao trabalho de duplicação no trecho estadualizado da BR-280, entre o município e Jaraguá do Sul. O investimento nesta nova etapa é de R$ 58 milhões. O ato ocorreu na manhã desta terça-feira, 04.

Daniela Reinehr destacou que a rodovia é um importante corredor logístico do Estado. "É uma rodovia muito importante para toda região e para Santa Catarina. Investir em infraestrutura é garantir mais desenvolvimento e segurança. O Governo tem que estar à altura da capacidade e da produtividade da nossa gente. É isso que buscamos. Unindo forças, integrando comunidades e dedicando atenção às prioridades, isso faz com que as coisas aconteçam", disse a governadora.

Em 9,49 quilômetros serão feitos serviços como a ponte sobre o Rio Itapocuzinho, duas passagens superiores para veículos, viaduto sobre Linha Férrea, viaduto Guamiranga, três passarelas de pedestres, melhorias na pavimentação, drenagem e sinalização. O prazo para conclusão é estimado em 24 meses.

Ritmo acelerado das obras em andamento

O secretário adjunto da Infraestrutura e Mobilidade, André Espezim, informou que os trabalhos em andamento estão em ritmo acelerado. "No que depender de nós, não será diferente com essa nova etapa. Se não fossem as desapropriações, estaríamos entregando essa obra em andamento já em junho, mês que vem."

A nova etapa de obras que se inicia agora se soma ao contrato vigente, para a duplicação de um trecho de aproximadamente 8,9 quilômetros (em andamento). Ao todo, com isso, o Estado já investiu mais de R$ 160 milhões na obra que faz parte do Programa Novos Rumos.


Julio Cavalheiro / Secom/

O prefeito de Guaramirim, Luiz Antônio Chiodini, destacou que, além do desenvolvimento econômico e logística, as obras na rodovia garantem a segurança aos usuários. "Temos um histórico de acidentes e de mortes que aconteceram no trecho urbano da BR-280. Isso é assustador e triste. E o início das obras de arte e a continuação do que já está sendo feito nos deixa muito mais tranquilos e felizes. Guaramirim pela segunda vez recebe a governadora e tem muito a agradecer pela atenção com o município e região", reforçou.

Também participaram do ato o deputado estadual Vicente Caropreso, o presidente da Câmara de Vereadores de Guaramirim, Marcelo Deretti, além de prefeitos da região e demais autoridades.

Importância da obra para comunidade

"A importância dessa obra é inquestionável do ponto de vista do escoamento da nossa produção, mas também impacta na vida de quem vive no entorno dela. Vai acabar com os engarrafamentos e isso representa horas na nossa vida", relatou o empresário de Guaramirim Alex Sandro de Morais.

O morador da cidade Pedro Martins contou que a rodovia é muito perigosa. Ele perdeu a mãe há 20 anos e o irmão há três anos, ambos em acidente no trecho. "Essa rodovia é muito importante. A obra vai ajudar a salvar vidas."


04 Maio 2021 16:23:00

$artigoImagemTitulo

A cooperativa de crédito Sicoob conquistou o segundo lugar do país em pontos de atendimento físico no país, segundo o Banco Central. O Sicoob havia conquistado a terceira posição em dezembro de 2020 e agora ganhou a vice-liderança com o plano de expansão em curso. O primeiro lugar é do Banco do Brasil, com 4.380 agências; o Sicoob está em segundo, com 3.480.

De acordo com informações da instituição financeira cooperativa, foram inaugurados 197 pontos de atendimento em 2020 e, para 2021, há a expectativa de nova expansão. Em cinco anos, o Sicoob fez crescer o número de agências em mais de 40%, uma média de 8% ao ano, enquanto outros agentes reduziram em até 25% a atuação presencial.

O diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Sicoob, Ênio Meinen, explica que o redimensionamento da rede é natural, ainda mais em tempos de pandemia, por conta da evolução digital e oportunidade de racionalização no âmbito dos bancos, que atingiram a plenitude de sua rede há mais tempo.

"As cooperativas, que também têm dado forte ênfase ao atendimento remoto, contudo, ainda vislumbram oportunidades para novos pontos físicos, sobretudo em regiões metropolitanas, onde a sua rede encontra-se bem aquém da dos bancos", diz o executivo. Em centenas de municípios, no conceito de agência (atendimento amplo), o Sicoob é a única instituição presente fisicamente, promovendo a cidadania financeira e contribuindo para a dinâmica econômica.

Segundo ele, no Sicoob há a convicção de que "os atendimentos físico e digital devem caminhar lado a lado para que se cumpra efetivamente o propósito cooperativo de promover justiça financeira e prosperidade, com inclusão, respeito ao cooperado e sem o viés do lucro".



Economia
03 Maio 2021 16:54:00

Dados divulgados pelo Mapa mostram que o número de cervejarias cresceu 14,4% no país, ultrapassando 1,3 mil fábricas. Diretor da ESCM comenta

$artigoImagemTitulo

Ainda que diante de um cenário desafiador, o número de cervejarias cresceu 14,4% no Brasil em 2020. O ano terminou com 1.383 fábricas de cerveja operando no país. Os dados foram revelados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no final de abril. Foram 204 novas cervejarias registradas, enquanto apenas 30 suspenderam a operação. O saldo é de 174 novas fábricas. O levantamento não considera marcas que produzem de forma terceirizada, apenas fábricas constituídas.

Carlo Bressiani, fundador da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) e especialista neste mercado, comenta que a pandemia freou a curva de crescimento acentuada que o número vinha registrando nos últimos anos, mas, ainda assim, o mercado se manteve em expansão. "A inovação deu o tom para as fábricas que seguem no mercado: muitas mudaram sua forma de distribuição, embalagens e atendimento. Isso foi essencial para que a cerveja artesanal se mantivesse como uma opção para os consumidores", comenta.

O especialista diz ainda que o número reflete a atração de investidores que a ascensão do mercado provocou nos últimos anos. "O ciclo de implantação de uma fábrica de cervejas é longo. Acredito que muitas fábricas que inauguraram em 2020 são resultado de um planejamento iniciado no ano anterior, quando não se avistava a pandemia e os seus impactos. Sob essa perspectiva, 2021 deve trazer um crescimento menor", explica.

Ainda de acordo com Bressiani, muitas marcas ciganas (com produção terceirizada) deixaram o mercado. Isso impacta no número de registros de novos produtos. Pela primeira vez desde 2010 houve uma retração de 15%, com 8.459 pedidos de registro - em 2019 foram 9.950.

Distribuição nacional

Entre os estados, São Paulo segue com o maior número absoluto: 285 cervejarias. Foram inauguradas 44 novas fábricas em 2020 na unidade da federação. Seguem a lista: Rio Grande do Sul (258, 22 a mais do que no ano passado), Minas Gerais (178, 15 a mais), Santa Catarina (175, 27 a mais) e Paraná (146, 15 a mais).

O anuário do Mapa destaca também o crescimento percentual acentuado nos estados do Centro-Oeste e Nordeste, embora a concentração nas regiões Sul e Sudeste se mantenha na casa dos 85%.

O número de municípios que contam com uma planta de produção cervejeira cresceu 5%, até o final de 2020, 609 cidades brasileiras continham pelo menos uma fábrica.

Densidade cervejeira tem liderança inédita

Pela primeira vez desde que os dados foram divulgados, Santa Catarina é o estado com maior número de cervejarias por habitante. O crescimento de 18% no número de fábricas colocou o estado na liderança, com uma cervejaria para cada 41.443 habitantes. O segundo lugar é ocupado pelo Rio Grande do Sul (44.275) e o terceiro pelo Paraná (78.882).

Entre os 10 municípios com maior número de cervejarias por habitante, nove estão no Rio Grande do Sul. Os três primeiros são gaúchos: Santo Antônio da Palma (1062), Esperança do Sul (1443) e Dona Francisca (1500).

Profissionalização

Bressiani reforça que o crescimento, tanto da produção quanto da competitividade das cervejarias artesanais brasileiras, passa invariavelmente pela educação. Mesmo com a pandemia, a ESCM formou 1.794 alunos em 2020em cursos online e offline sobre produção e gestão de cervejarias.

Ainda em 2020, a instituição iniciou a operação no quinto país e primeiro fora da América Latina: através de uma parceria com a Cervejaria Nortada, três cursos online estão sendo oferecidos em Portugal. A exportação de conhecimento cervejeiro segue no Paraguai, Argentina e Uruguai.

Sobre a ESCM

Com mais de 11,5 mil alunos formados em sete anos de atuação, a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) é a primeira e única instituição de ensino superior especializada na cerveja, da América Latina. Além do Brasil, atua também em Portugal, no Paraguai, na Argentina e no Chile. É parceira da alemã Doemens Academy, uma das mais respeitadas entidades do mundo.

São cerca de 90 cursos diferentes, em mais de 300 turmas já formadas. Na sede, em Blumenau (SC), além das salas de aula estão disponíveis 12 laboratórios voltados para o ensino de cerveja. Parcerias com cervejarias da região garantem visitas técnicas e relacionamento com o mercado durante os cursos.

Todas as informações sobre a instituição estão em www.cervejaemalte.com.br.


Renegociação
03 Maio 2021 08:19:00
Autor: Por: Redação TN

Para aderirem à ação, os associados da CDL devem se cadastrar na ferramenta SPC Regulariza

$artigoImagemTitulo

Consumidores e empresas terão uma grande oportunidade, renegociar a quitação de débitos existentes. De 29 de julho a 07 de agosto de 2021 ocorre o Feirão SPC Regulariza Seu Nome. O evento é de nível estadual e visa facilitar o acesso aos consumidores à renegociação ou pagamento de dívidas. Serão ofertados descontos de no mínimo 50% dos juros e multas, já as demais condições de parcelamentos serão designadas por cada empresa participante.

Para aderir ao maior feirão de regularização e renegociações de débitos de Santa Catarina, os associados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pomerode (CDL) precisam entrar em contato com a entidade e fazer o cadastro na ferramenta SPC Regulariza.

Para concretizar a adesão o associado precisa informar determinados parâmetros que serão utilizados como critérios para renegociação dos débitos. Conforme explica a FCDL, essas informações fornecerão as métricas necessárias para que, no momento da negociação na CDL, em qualquer cidade de Santa Catarina, o consumidor possa analisar a melhor proposta.

O limite de adesão para participar do feirão estadual será dia 31 de maio. Para que os comerciantes tirem suas dúvidas, haverá um workshop sobre o SPC Regulariza na CDL de Pomerode no dia 11 de maio, às 19h, que visa justamente esclarecer quais os parâmetros para utilizar a ferramenta e a forma de utilizar como um facilitador para recuperar pendências de seus consumidores.

A FCD destaca que o principal objetivo da ação é proporcionar a abertura de um canal para que o empresário utilize a CDL como uma facilitadora entre ele e o consumidor, para que ambos consigam acertar os débitos pendentes.





Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube