Esportes
26 Julho 2021 08:46:00
Autor: Por: Agência Brasil

Atleta é a mais jovem na história a conquistar uma medalha para o país

$artigoImagemTitulo

A maranhense Rayssa Leal, a Fadinha, de 13 anos, conquistou a prata na madrugada desta segunda-feira (26) no skate street na Olimpíada de Tóquio (Japão), se tornando a medalhista mais jovem do país na história da participação brasileira nos Jogos. Natural de Imperatriz (MA), a atleta marcou 14,64 na somatória, e só foi superada pela dona da casa Nishiya Momiji (15.26), também de 13 anos. Outra japonesa, Funa Nakayama, de 16 anos, levou o bronze (14.49). As disputas ocorreram no Parque e Esportes Urbano de Ariake.

Fadinha encantou nas manobras e na descontração: sorridente ele chegou a dançar algumas vezes, sem se deixar abater pela pressão da decisão por medalha. Estratégia que lhe garantiu a prata, a segunda do Brasil no skate street - no sábado (25) Kelvin Hofler conquistou a primeira.

" Eu estou muito feliz, esse dia vai ser marcado na história. Eu tento ao máximo me divertir porque eu tenho certeza de se divertindo as coisas fluem, deixa acontecer naturalmente, se divertindo", disse a skatista ao site do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Sensação nos Jogos de Tóquio, Fadinha chegou nos últimos dias a mais de dois milhões de seguidores nas redes sociais. Agora medalhista olímpica, ela acredita que poderá influenciar mais meninas a praticarem a modalidade.

"Saber que muitas meninas já me mandaram mensagem no Instagram falando que começaram a andar de skate ou os pais deixaram andar de skate por causa de um vídeo meu, eu fico muito feliz porque foi a mesma coisa comigo. Minha história e a história de muitas outras skatistas que quebraram todo esse preconceito, toda essa barreira de que o skate era só para menino, para homem, e saber que estou aqui e posso segurar uma medalha olímpica, é muito importante para mim", concluiu.

Ficaram pelo caminho

Outras duas brasileiras competiram na primeira fase, mas não se classificaram entre as oitos primeiras colocadas que avançaram à final. Pâmela Rosa, líder do ranking mundial no street, foi a primeira brasileira a se apresentar, na terceira bateria. A atleta ficou em décimo lugar, com total de 10.06 pontos. Momentos depois da disputa, Pâmela postou em rede social uma foto do tornozelo esquerdo, muito inchado e com hematomas. A atleta explicou que sofreu uma lesão na reta final da preparação e agradeceu o apoio da torcida brasileira.

Já a experiente Letícia Bufoni, número 4 do ranking, se apresentou com Rayssa Leal na quarta e última bateria, mas também não conseguiu nota suficiente para ir à final: totalizou 10.91 pontos, ficando em nono lugar.


Copa Interligas
25 Julho 2021 17:03:00
Autor: Por: Redação TN

Confira os resultados das partidas disputadas nesse domingo pela Copa Interligas 2021

$artigoImagemTitulo

O Floresta garantiu mais uma vitória na disputa pela Copa Interligas 2021, jogando em casa nesse domingo, dia 25, o Verdão da Avenida derrotou o PSG Ibirama por 3x1. Já na outra partida válida pela 4ª rodada, realizada em Ibirama, o Cruzeiro venceu o Beira Mar por 3x0.

Os jogos ocorreram com proibição de público e torcida, seguindo também todas as orientações da Portaria Conjunta SES/FESPORTE n. 441 de 27 de abril de 2021.

No próximo domingo, 1º, a partir das 15h, é a vez do Beira Mar enfrentar o Floresta; já o PSG Ibirama joga contra o Cruzeiro.



Disputa
18 Julho 2021 18:00:00

$artigoImagemTitulo

Nesse domingo, 18, foram realizadas mais duas partidas pela Copa Interligas 2021. Em Pomerode, o Floresta garantiu mais uma vitória, dessa vez contra o Cruzeiro, por 1 x 0. Já em Presidente Getúlio, quem levou a melhor foi o PSG Ibirama/RC Confecções, que goleou o Beira Mar/FME Penha por 3 x 0.

Os jogos ocorreram com proibição de público e torcida, seguindo também todas as orientações da Portaria Conjunta SES/FESPORTE n. 441 de 27 de abril de 2021.

No  próximo domingo, 25, a partir das 15h, é a vez do Cruzeiro jogar contra o Beira Mar/FME Penha, já o Floresta enfrentará o PSG Ibirama/RC Confecções.





O ouro é nosso!
16 Julho 2021 14:52:00

Atleta de Pomerode, Taniele Rodrigues, sagrou-se campeã Sul-Americana Sub-20 no arremesso de peso

$artigoImagemTitulo

Na sexta-feira, dia 9, Pomerode e o Brasil estiveram muito bem representados no Sul-Americano de Atletismo Sub-20, ocorrido em Lima, no Peru. Isso porque Taniele Rodrigues, de apenas 17 anos, atleta de Pomerode, deu um verdadeiro show na competição e se tornou campeã Sul-americana no arremesso de peso. Além dela, outros talentos da cidade também integraram a seleção brasileira, como o técnico, Odair Luiz dos Santos, o Chico, e Yasmin Jandre Piske, finalista na prova de lançamento de disco.

A notícia da convocação veio no início de junho e, com isso, as atletas tiveram pouco mais de um mês para se prepararem para a competição. "Eu recebi a lista oficial dos convocados por meio do meu treinador, o Chico. Nós já vínhamos nos preparando há um tempo e focamos nesta competição logo depois do Brasileiro Sub-20", explica Taniele. O Sul-americano foi a primeira competição internacional da atleta e também a primeira em que pôde experimentar a realização de representar o país.

Já no campeonato, a conquista do ouro foi muito suada e chegou somente no fim da disputa. "Eu ganhei a prova no meu último arremesso, porque até então a atleta colombiana estava na minha frente. Soube do resultado final depois do meu arremesso, fiquei muito feliz e emocionada", relembra Taniele.


Divulgação/Representantes: Taniele, Chico e Yasmin estiveram na competição.

O feito foi muito comemorado por ela, juntamente com o técnico e colegas de seleção. "Essa conquista significa muito para mim, eu tive a oportunidade de mostrar do que sou capaz e o resultado dos meus treinos", pondera.

Para o treinador Chico, o momento da vitória foi uma sensação de felicidade e de gratidão ao ver o trabalho recebendo o reconhecimento merecido. "É uma alegria poder colocar uma atleta em um nível tão alto, podendo ser coroada como campeã sul-americana", declara.

Mesmo com os empecilhos impostos pela pandemia e os desafios de estar em outro país, com cultura e pessoas diferentes, a experiência vivida por eles será levada para a vida. "É inesquecível, levaremos todo o conhecimento acumulado adiante. É uma honra enorme poder viajar com a seleção brasileira, representar o nosso país é algo extremamente fantástico", confessa Chico.

Daqui em diante, o foco de Taniele e do treinador se volta para o Campeonato Brasileiro Sub-18, visto que o Mundial dos Jogos Escolares foi cancelado devido a pandemia. "Eu pretendo treinar muito e focar para ganhar o Brasileiro Sub-18 e o Sul-americano Sub-18."

O Testo Notícias parabeniza Taniele pelo tão sonhado ouro e também ao técnico Chico e a atleta Yasmin por representarem tão bem Pomerode, Santa Catarina e o Brasil. Desejamos sorte e sucesso nessa longa caminhada.


Futebol
11 Julho 2021 16:18:00

A Polícia Militar solicitou a não realização do jogo devido ao não cumprimento da Portaria Conjunta SES/FESPORTE n. 441

$artigoImagemTitulo

O jogo entre Floresta e Beira Mar/FME Penha, disputado pela Copa Interligas e que estava programado para começar às 15h neste domingo, dia 11, teve que ser cancelado. Todos que estavam no local realizaram o teste rápido com pesquisa de antígeno da Covid-19, como solicitado na Portaria Conjunta SES/FESPORTE n. 441 de 27 de abril de 2021. No entanto, a Polícia Militar solicitou a não realização do jogo devido ao não cumprimento de outra medida estabelecida na portaria, a qual solicita a vacinação contra o vírus Influenza em todos os atletas, praticantes, comissão técnica e os trabalhadores do evento. Segundo o presidente da Liga Pomerodense de Desportes (LPD), Ademar Ramthun, o jogo ainda não foi remarcado.


Orgulho
10 Julho 2021 09:19:00

A atleta de Pomerode, Taniele Rodrigues, sagrou-se campeã Sul-americana no arremesso de peso

$artigoImagemTitulo

Na sexta-feira, dia 9, Pomerode, Santa Catarina e o Brasil estiveram bem representados, isso porque a Taniele Rodrigues, do atletismo de Pomerode, sagrou-se campeã Sul-americana no arremesso de peso. A atleta está representando o país no Sul-Americano de Atletismo que está ocorrendo em Lima, no Peru, entre sexta-feira e sábado, 9 e 10 de julho. O Testo Notícias parabeniza a Taniele e também ao técnico Odair Luiz dos Santos, o Chico, que também está integrando a seleção brasileira.


Futebol
09 Julho 2021 16:44:00

Campeonato segue com quatro times na disputa

$artigoImagemTitulo

Conforme já noticiado, a Copa Interligas 2021 continua sendo disputada por quatro times: Floresta, Beira Mar/FME Penha, Cruzeiro e PSG Ibirama/RC Confecções. Com isso, o Floresta jogará em casa no domingo, dia 11, às 15h, contra o Beira Mar/FME Penha. No mesmo dia e horário, o Cruzeiro e o PSG/RC Confecções se enfrentarão em Ibirama. Os jogos se mantém com proibição de público e torcida.

Dessa forma, a competição será realizada em sua primeira fase (classificação) em turno e returno de pontos corridos entre as equipes da mesma chave. Estarão classificados para a segunda fase (final) o primeiro e o segundo colocados.

Classificação primeira fase:

1º Floresta

2º Cruzeiro

3º Beira Mar/FME Penha

4º PSG/RC Confecções

Confira a tabela:

1ª rodada - Turno - Primeira fase: classificação - turno/returno

13/06 às 15h - Beira Mar/FME Penha 1x1 Cruzeiro

04/07 às 15h - PSG/RC Confecções 2x5 Floresta

2ª rodada - Turno - Primeira fase: classificação - turno/returno

11/07 às 15h - Floresta x Beira Mar/FME Penha

11/07 às 15h - Cruzeiro x PSG/RC Confecções

3ª rodada - Turno - Primeira fase: classificação - turno/returno

18//07 às 15h - Floresta x Cruzeiro

18/07 às 15h - PSG/RC Confecções x Beira Mar/FME Penha

1ª rodada - Returno - Primeira fase: classificação - turno/returno

25/07 às 15h - Cruzeiro x Beira Mar/FME Penha

25/07 às 15h - Floresta x PSG/RC Confecções

2ª rodada - Returno - Primeira fase: classificação - turno/returno

01/08 às 15h - Beira Mar/FME Penha x Floresta

01/08 às 15h - PSG/RC Confecções x Cruzeiro

3ª rodada - Returno - Primeira fase: classificação - turno/returno

08/08 às 15h - Cruzeiro x Floresta

08/08 às 15h - Beira Mar/FME Penha x PSG/RC Confecções



Jogo
03 Julho 2021 12:54:00
Autor: Por: Assessoria

Disputa será no município de São José

$artigoImagemTitulo

Nesse sábado, dia 3, a equipe do Bluvolei enfrenta a Seleção Brasileira de Voleibol Feminino Sub-18 em partida amistosa. A disputa acontecerá às 17h30, no Ginásio Municipal de Esporte do Bela Vista, em São José.

Para o confronto, o técnico Vinicius Gamino Gomes, mais conhecido como Alegrete, vai seguir com uma formação base para a equipe. "A expectativa é estruturar e dar corpo ao nosso time. Amistosos de grande nível como este, nos permitem identificar e potencializar os pontos positivos e trabalhar algumas mudanças necessárias, visando as próximas disputas", afirma o treinador.

O jogo faz parte da preparação da seleção brasileira de voleibol feminino Sub-18, para o mundial da categoria que será realizado no México entre 20 de setembro e 9 de outubro. A seleção escolheu a cidade de São José, próximo a Florianópolis para fazer os treinamentos e fazer uma série de amistosos até o dia 9 de julho, contra times de Criciúma, Blumenau e Florianópolis.



Mudança
02 Julho 2021 16:18:00

A decisão se deve pelo fato de não haver mais nenhum time filiado à Liga na competição

$artigoImagemTitulo

Na noite de quinta-feira, dia 1º de julho, o presidente da Liga Blumenauense de Futebol, Osni José Contesini, comunicou a decisão de se retirar da Copa Interligas Vale do Itajaí 2021, assim como a entidade. A decisão se deve pelo fato de não haver mais nenhum time afiliado à liga na competição, visto que o Canto do Rio Futebol Clube, de Blumenau, solicitou a paralisação do campeonato e decidiu não participar mais da Copa juntamente com outros quatro times: a Associação Desportiva Cultural Vera Cruz, de Pomerode, a Associação Comunitária Esportiva Promorar Cidade Nova, de Itajaí, o Juventude Futebol Clube, de Luiz Alves, e a Sociedade Esportiva e Recreativa Faixa Azul, de Luiz Alves.

Na nota, Osni destaca que saiu de cabeça erguida. "Apesar de inúmeras críticas a minha pessoa e também a entidade que presido, tenho a certeza de que fiz tudo aquilo que estava ao meu alcance e deveria fazer", pontua. Ele também agradeceu a todos que estiveram ao seu lado e se desculpou a quem, de certa forma, decepcionou. "Ao torcedor e aos clubes filiados a LBF, um recado: as nossas competições logo voltarão", finaliza.

Com a saída dos cinco times, restaram quatro na competição, são eles: Floresta, Beira Mar/FME, Cruzeiro e PSG Ibirama/RC Confecções. Já com a saída da LBF da comissão organizadora, restaram três ligas à frente da Copa Interligas: Liga Itajaiense de Desportos (LID), Liga Pomerodense de Desportos (LPD) e Liga Vale Norte de Desportos (LVND).



Atletismo de Pomerode
01 Julho 2021 13:33:00

$artigoImagemTitulo

No dia 23 de junho, o treinador de Atletismo de Pomerode, Odair Luiz dos Santos, mais conhecido como Chico, recebeu a notícia de que integrará a equipe de técnicos da seleção brasileira da modalidade, que tem como compromisso o Sulamericano Sub-20, o qual acontecerá nos dias 9 e 10 de julho em Lima, no Peru. No início do mês, duas atletas de Pomerode já haviam sido convocadas, Taniele Rodrigues Jesus da Silva e Yasmin Jandre Piske, e, agora, a cidade terá três representantes disputando o campeonato.

Essa não é a primeira vez que Chico é convocado para ser um dos técnicos da seleção brasileira. Em 2015, teve a oportunidade de estar na Colômbia disputando o mundial sub-18. Por mais que soubesse da possibilidade da nova convocação, ele salienta que sempre deixou claro que, enquanto não saísse a nota oficial, não poderia confirmar quem iria ou não como treinador. "Quando recebi essa notícia, fiquei muito, mas muito feliz mesmo, contente com o que estava acontecendo. Trabalhamos para poder mostrar resultado e, com certeza, essa é a coroação que precisamos para nos manter ativos e pensar que valeu a pena o esforço até aqui", pontua.

Chico dedica essa conquista à família, por sempre estar ao seu lado o apoiando, e a Deus, por lhe dar a perseverança para manter o foco e continuar no árduo caminho. Além disso, ele agradece a Fundação Promotora de Eventos, Esportes e Lazer (Funpeel), por dar o suporte necessário para que realize as atividades. "Agradecer imensamente à Prefeitura de Pomerode pela confiança que tem no meu trabalho, ainda mais em época de pandemia que sabemos o quão devemos ser cuidadosos em tudo o que fazemos. Agradecer também, sem a menor ressalva, a confiança dos pais ao meu trabalho e, principalmente, aos atletas que se dedicam todos os dias, faça chuva ou faça sol. Eles têm dado uma pegada muito forte nos treinamentos, têm se dedicado bastante e esse é o fruto do que se trabalha", destaca.


Divulgação/Treinamento: Taniele, Yasmin e Chico se preparam para o Sulamericado sub-20.

Segundo ele, na seleção, todos os treinadores ajudam todos os atletas, mas, no Atletismo, ocorre a divisão por grupos de prova e, por isso, possivelmente ele estará junto com os outros treinadores cuidando das provas de arremesso e lançamentos, feitas por Taniele e Yasmin. Diante disso, a expectativa para a competição é a melhor possível. Mesmo sabendo que o campeonato será de alto nível, tem certeza de que as duas darão o melhor de si. "Viemos fazendo um trabalho para que elas cheguem lá na melhor forma. Vamos torcer para que tudo ocorra bem e para que elas possam fazer uma boa prova."

O Testo Notícias deseja muita sorte para os três e que seja uma ótima competição. Pomerode está muito bem representada!

Pomerodenses sobem ao pódio do Campeonato Estadual de Atletismo Sub-23

Oito atletas pomerodenses estiveram em Timbó no sábado, dia 26, para participar do Campeonato Estadual de Atletismo sub-23. Ao todo, eles garantiram quatro medalhas, sendo duas de Taniele, que subiu duas vezes ao pódio para ocupar a segunda colocação em duas categorias.

Segundo Chico, o resultado foi positivo, visto que sete dos oito atletas ainda integram a categoria sub-20. "A participação nessa etapa estadual foi muito gratificante, pois somente um dos atletas tem idade para estar disputando nessa categoria e voltarmos pra casa com quatro medalhas é sinal de que estamos no caminho certo", enfatizou.

Confira quem foram os medalhistas:

Ricardo Konell - 2º Lugar - Salto em Altura
Taniele Rodrigues - 2º Lugar - Lançamento de disco
Taniele Rodrigues - 2º Lugar - Lançamento de Peso
Poliana da Silva - 3º Lugar - Lançamento do Martelo


Futebol
30 Junho 2021 13:42:00

O pedido é para que a competição retorne somente quando for possível presença do público e sem ter que realizar teste de Covid-19

$artigoImagemTitulo

Cinco clubes participantes da Copa Interligas Vale do Itajaí 2021 - Taça LBF 80 anos solicitaram a paralização da competição. A Associação Desportiva Cultural Vera Cruz, de Pomerode, a Associação Comunitária Esportiva Promorar Cidade Nova, de Itajaí, o Canto do Rio Futebol Clube, de Blumenau, o Juventude Futebol Clube, de Luiz Alves, e a Sociedade Esportiva e Recreativa Faixa Azul, de Luiz Alves, decidiram não disputar a competição enquanto durarem as medidas restritivas em decorrência da pandemia de Covid-19 e esperam que a comissão organizadora reveja o posicionamento de não adiar o campeonato.

A justificativa dada pelos clubes é de que, como se trata de uma competição amadora, não é viável para grande parte das equipes a adequação de todas as exigências legais impostas pela Resolução da Comissão Organizadora nº 6 e 7/2021, publicadas nos dias 24 e 29 de junho, que determinam a realização de teste rápido com pesquisa de antígeno Covid-19 em até 24 horas antes da partida nos jogadores, equipe técnica e dirigentes, e proíbe a presença de público nos jogos. De acordo com os ofícios enviados pelos cinco times, a solicitação é para que a competição seja retomada quando for possível a presença do público, participação das torcidas, venda e consumação nos estádios e não realização dos testes.

Outros quatro clubes seguem na competição, um deles é a Associação Esportiva Floresta, de Pomerode. Segundo o presidente, Ivo Brehmer, o time confirmou a continuação na disputa seguindo todas as regras impostas pela organização da Copa Interligas e protocolos sanitários.



Taça LBF 80 Anos
20 Junho 2021 18:12:00

$artigoImagemTitulo

Nesse domingo, 20, os times da região voltaram a se enfrentar pela Copa Interligas Vale do Itajaí 2021 - Taça LBF 80 Anos. Com os jogos válidos pela segunda rodada da competição, o Floresta garantiu mais uma vitória, dessa vez contra o A.C.E.P.N.C., por 1 x 0 no Estádio Carlos Roberto Alves, em Itajaí.

Já o Beira Mar empatou com o Cruzeiro, em 1 x 1, no Estádio Domingo Aniceto Costa, em Penha. Por sua vez, o Canto do Rio venceu de 3 x 1 o Faixa Azul, no Estádio Edmundo Hort, em Blumenau.

O Juventude folgou nessa rodada e a partida entre o Vera Cruz e o PSG Ibirama foi adiada devido ao impasse entre órgãos públicos e a liga organizadora. A nova data e local para o confronto ainda serão divulgados.


Segunda rodada
20 Junho 2021 10:10:00

Jogo válido pela Copa Interligas Vale do Itajaí - Taça LBF 80 Anos seria disputado neste domingo em Pomerode

$artigoImagemTitulo

A Associação Desportiva Cultural Vera Cruz encaminhou nesse sábado, 19, um ofício para a Liga Blumenauense de Futebol e Liga Pomerodense de Desportos solicitando o adiamento da partida que seria realizada na tarde deste domingo, 20 de junho, entre as equipes do Vera Cruz x PSG de Ibirama. A disputa, válida pela segunda rodada da Copa Interligas Vale do Itajaí - Taça LBF 80 Anos, estava programada para ocorrer no Estádio Hermann Koch, em Testo Central.

No ofício, a equipe solicita aos organizadores esclarecimentos sobre as diferentes tratativas com relação ao público nos dias de jogos, bem como a exigência para aplicação de testes rápidos para a Covid-19 feita na sexta-feira, 18, no período vespertino, para os jogadores que disputariam a partida em Pomerode.

O documento especifica ainda os motivos pelos quais solicitou o adiamento do jogo, confira:

"1. TESTAGEM RÁPIDA - O clube foi informado dia 19/06/2021 sobre a obrigatoriedade deste teste, não tendo tempo para se adequar ao mesmo e não sabendo quem arcará com os custos dos mesmos.

2. AUSÊNCIA DE TORCIDA - grande parte de nossa arrecadação é oriunda da venda de ingressos, camisas, e serviço de bar/cozinha.

3. GARANTIAS LEGAIS - por haver uma diferente interpretação por parte dos Órgãos Públicos/Estaduais e Organização da Competição (Ligas e FCF) sobre qual dos decretos (decreto 441 e outro 550) é o vigente para competições amadoras, não temos garantias legais de que o jogo possa ocorrer sem sermos penalizados legalmente.

4. CHUVAS - A concentração de chuvas dos últimos dias torna inviável a prática de esportes no campo do Clube. Prejudicando tecnicamente o jogo."

Jogos da Segunda Rodada

Os demais jogos, válidos Copa Interligas Vale do Itajaí 2021 - Taça LBF 80 Anos, estão confirmados e ocorrerem neste domingo, a partir das 15h, em Itajaí, Penha e Blumenau.

Já a comissão organizadora informou que buscará, no decorrer da próxima semana, uma solução para os jogos agendados para Pomerode.

Você confere a tabela completa dos jogos de hoje no site.


Reconhecimento
19 Junho 2021 14:32:00

Tradicional cerimônia da Comenda do Mérito Desportivo de Santa Catarina foi realizada nesse sábado, 19

$artigoImagemTitulo

Foi realizada no sábado, 19, a tradicional cerimônia da Comenda do Mérito Desportivo de Santa Catarina. O evento, que é organizado pelo Conselho Estadual de Esportes (CED) de Santa Catarina, iniciou às 10h no Teatro Municipal de Pomerode e foi alusivo ao ano de 2020, que fora adiado no ano passado por conta da pandemia da Covid-19.

A Comenda do Mérito Desportivo tem como objetivo homenagear brasileiros ou estrangeiros que tenham prestado relevantes serviços ao esporte catarinense. São cinco Comendas para pessoa física, uma in memoriam e duas pessoas jurídicas (uma entidade esportiva e uma patrocinadora com mais de cinco anos de contribuição ao segmento). Este ano o método de escolha mudou, passando a ser em voto aberto, por decisão do Plenário do CED.

Os cinco novos Comendadores são: Maria Cristina Ferreira Santos, Ademar José da Silva, Vandelina Maria Tomasoni Ribeiro (Vandeca), Sônia Vera Kleine, João Almeida Camargo Neto; in memoriam - Paulo Celso Di Pilla Montibello; entidade esportiva - Federação Aquática de Santa Catarina; apoiadora/patrocinadora - Anjo Química.

Conheça os novos comendadores

Ademar José da Silva, nascido em 22/05/1944 em Balneário Camboriú/SC

Foi atleta de futebol, futsal e futebol de areia por várias agremiações amadoras, destaque para a equipe de futsal de Balneário Camboriú nos anos 1972/1973/1974, Palmeiras Futebol Clube de Camboriú de 1960/1974, Associação Esportiva Floresta de Pomerode em 1966/1967, técnico do futsal de Balneário Camboriú. Como dirigente foi superintendente da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú de 1997/2004, diretor de arbitragem e diretor técnico da Federação Catarinense de Futebol 1993 a 1996, conselheiro estadual de esporte no biênio 2009/2010.

Atuou também na Fesporte nos cargos de gerente financeiro em 2010, gerente operacional em 2011, gerente de esporte de base e inclusão de 2012 a 2014, gerente de esporte de rendimento em 2017/maio 2018. Dinâmico e muito proativo, é um dos fundadores do Automóvel Clube de Balneário Camboriú, do Tubarões Esporte Clube, de Balneário Camboriú; da Liga Balneário de Futebol sendo seu 1º presidente e da Liga Balneário de Futsal atuando também como seu 1º presidente.

 Indicado pelo conselheiro: Selvino Anderson Junior


João Almeida Camargo Neto, nascido em 17/01/1961 em Itapeva/SP.

Profissional de educação física formado pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), com especialização em educação física para o primeiro grau em 1983. Atuou por 38 anos nas redes de ensino municipal, estadual e particular de Blumenau, coordenador de educação Física e esportes do Colégio Sagrada Família, e como técnico de basquetebol nos últimos 36 anos. Também teve passagem marcante pelo Conselho Estadual de Esporte indicado pela Associação de Treinadores Esportivos, atuando de 2002 a 2004.

Na sua carreira como atleta da modalidade de basquetebol tem títulos de relevada importância, tais como: campeão juvenil brasileiro Interclubes pela S.E.Palmeiras,SP, (1979, tri-campeão estadual pela S.E. Palmeiras (1977/78/79), campeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina - Jasc (1982/84/88/89/90), campeão estadual pela FCB (1981/1984/1985/1989/1990).

Como técnico também possui uma grande lista de competições importantes em que foi campeão tais como: estadual mirim masculino (1985), estadual infanto-juvenil masculino - (1988/1990), estadual juvenil masculino (1988/89/90/91/94/95/96/2000), estadual sub-22 masculino (1993/1994), estadual adulto masculino (1988/1999/2000), brasileiro 1ª divisão juvenil masculino (1997/1999), Jogos Escolares de Santa Catarina masculino (1988), Jasc masculino (1987/1991/2000), Jogos Regionais de São Paulo adulto masculino (1999), Joguinhos Abertos de Santa Catarina Feminino (2002), Estadual Juvenil Feminino Invicto (2003/2004), Jasc adulto feminino (2003 / 2004 / 2005 / 2009 / 2010 / 2011 / 2012 / 2013 / 2014 / 2015 / 2017 / 2018 / 2019), Regional dos Jogos Abertos do Interior de São Paulo - São José do Rio Preto (2004, Regional dos Jogos Abertos do Interior de São Paulo- Araras ( 2005), estadual adulto feminino (2005 / 2006 / 2010 / 2011 / 2012 /2013 / 2014 / 2015 / 2017 / 2018 / 2019), Jogos Universitários Brasileiros (2007 / 2010 / 2011, JUC'S - 2007 / 2009 / 2010 / 2011 / 2012), Sul-Brasileiro (2009 / 2010 / 2011 / 2012 / 2014 / 2015 / 2017 / 2018 / 2019), Liga Universitária Brasileira (2010 / 2011 / 2012), Copa Santa Catarina adulto feminino (de 2010 a 2017), Taça FCB (2009 / 2010 / 2011 / 2012 / 2013 / 2014 / 2015 / 2017), técnico assistente da seleção brasileira na Universíade em Shenzhen, China (2011);, técnico da seleção brasileira na Universíade em Kazan,Russia/2013; técnico assistente da seleção brasileira adulto feminino - vice-campeão sul-americano - Tunja/Colômbia/2018, técnico assistente da seleção brasileira adulto feminino - campeão panamericano - Lima/Peru/2019, técnico da seleção brasileira sub-17 - vice-campeão - Barranquilla,Colômbia (2019); técnico assistente da seleção brasileira adulto feminino - 3º colocado - America Cup - San Juan, Porto Rico (2019); técnico assistente da seleção brasileira adulto feminino - vice-campeão qualifing para Olimpíadas de Tóquio - Baia Blanca, Argentina (2019); técnico assistente da seleção brasileira adulto feminino - qualifing para Olimpíadas de Tóquio - Bourges,França (2020).

Indicado pelo conselheiro: Darcio de Saules


Maria Cristina Ferreira Santos, nascida em 28/03/1969 em Anita Garibaldi/SC.

Bacharel em educação física pela Universidade do Estado de Santa Catarina em 1996.

Maria Cristina, em 1996, foi a primeira árbitra de remo do Brasil. Em 1998 foi uma das fundadoras da Associação de Árbitros de Natação do Estado de Santa Catarina. Em, 1999 foi secretária do Presidente da FESPORTE e em 2000 primeira árbitra de remo do Brasil a trabalhar no Campeonato Sul-americano.

De 2003 a 2006 foi coordenadora de Santa Catarina para os Jogos da Juventude Italiana junto ao Comitê Olímpico Italiano, em que acompanhou atletas de 11 a 15 anos em competições na Itália, sendo 2003 e 2004 em Roma, 2005 a 2007 em Lignano Sabbiadoro. Já em 2003 Cristina foi nomeada para ser secretária da Comissão da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc). Em 2004 assumiu o cargo de secretária do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) pelo qual desempenhou suas funções profissionais até os dias atuais.

No ano de 2005 entrou para a FINA (Federação Internacional de Natação) como árbitra, sendo a primeira mulher brasileira a fazer parte do quadro internacional de árbitros. No mesmo ano foi nomeada árbitra geral do Campeonato Mundial Júnior de Natação em Belo Horizonte, MG, e árbitra geral da Copa do Mundo de Natação - a Fina Swimming Word Cup (2005/2006/2007); participou dos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro, Copa Latina de Natação em Belo Horizonte e Campeonato Sul Americano no Rio de Janeiro

Em Santa Catarina foi árbitra geral na seletiva de natação para as Olimpíadas de Pequim (2008), coordenadora dos Jogos Universitários Brasileiros, seletiva para Jogos Mundiais Universitários (2010), árbitra geral de natação nos Jogos Mundiais do Trabalhador da Indústria realizados na cidade de Blumenau (2011), árbitra geral do Troféu Maria Lenk de Natação, seletiva para Olimpíadas de Londres (2016), participou da Olimpíada do Rio de Janeiro (2016), compondo a equipe de árbitros da Federação Internacional de Natação. Maria Cristina recebeu a Estrela de Bronze da Assembleia Legislativa de Santa Catarina como destaque esportivo padrão de excelência por seus trabalhos ao desporto catarinense (2017). Foi ainda a primeira 1ª mulher a ser membro da comissão de arbitragem da Confederação Brasileira De Desportos Aquáticos.

Em 2018 foi ganhadora do Troféu Guga Kuerten de Excelência no Esporte, na categoria "Melhor Árbitro". Atualmente ministra cursos para formação e atualização de árbitros de natação no estado de Santa Catarina e no Brasil para atuarem nas competições promovidas pela Federação Aquática de Santa Catarina (Fasc), Fesporte e Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. Maria Cristina é uma das referências em arbitragem de natação no Brasil, presidente da AANSC de 2002 até 2011 e de 2017 até 2020; árbitra geral de natação nas competições promovidas pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Fasc e FESPORTE.

Indicada pelo conselheiro: Enio Francisco Demoly Neto


Sônia Vera Kleine, nascida em 07/07/1957 em Blumenau/SC.

Graduada em educação física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) em 1978, pós-graduada em educação física escolar, Furb/1985, pós-graduada em gestão escolar, Furb/2002. De 1970 a 1980 foi atleta de alto rendimento nas modalidades de atletismo: 200 m rasos, 4x100 e 4x400, recordista estadual do 4x100 nos Jasc no município de Rio do Sul e na modalidade de handebol atuou como armadora, sempre defendendo o município de Blumenau e por diversas vezes o estado de Santa Catarina em eventos nacionais.

Responsável pela apuração técnica de vários eventos esportivos como a JECA etapa estadual (evento do Banco do Brasil), FENAB etapa regional (etapa classificatória nacional do Banco do Brasil), etapas microrregionais, regionais e estaduais (Jesc, Moleque Bom de Bola, OLesc, Joguinhos Abertos de Santa Catarina e Jasc, secretária executiva da CCO dos Jasc de 2004 e 2008 nos municípios de Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros e Timbó, integrante da CCO dos JUBS - Blumenau/2007, secretária executiva da CCO do JUBS - Blumenau/2010. Desde 2005 responsável pelas inscrições da FMD de Blumenau nos eventos da FESPORETE, OLESC, Joguinhos Abertos e JASC.

Atuou também em várias instituições de ensino de Blumenau como a EEB Max Tavares D'Amaral, EEB Victor Hering, Colégio Sagrada Família, EBM Lauro Muller, EBM Professor Fernando Ostermann, 4ª UCRE, EEB Victor Hering, e como orientadora desportiva da 4ª UCRE. De fevereiro de 1998 a julho de 2007 foi Integradora desportiva da FESPORTE na 15ª Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau. Realizou um ótimo trabalho de integração do esporte na região. Abnegada, sempre orientava os professores e dirigentes esportivos com muita atenção.

De fevereiro de 2005 a março de 2017 atuou como coordenadora de esporte de alto rendimento da Fundação Municipal de Desportos de Blumenau. Atualmente participa do grupo da Pró-Família de Blumenau com atividades para a terceira idade.

Indicada pelo conselheiro: Ademir Schultz Junior


Vandelina Maria Tomasoni Ribeiro (Vandeca), nascida em 03/03/1962 em Nova Trento/SC.

Participou de vários cursos de aperfeiçoamento da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) - Curso nacional de treinadores nível ll, Curso especial do CREF3/SC (provisionada), Universidade SESI DO ESPORTE, SA do Esporte da UNERJ, Meeting Sports/Fitness/Alto Rendimento, Universidade Nacional do Esporte/Cultura e Turismo - Moscou/Rússia/2011.

Em 1998 colocou em prática a execução de um sonho. Começava ali o projeto Voleibol Nova Trento. Com o propósito de oportunizar crianças e adolescentes o seu desenvolvimento como cidadãs, Vandeca foi em busca de parcerias para desenvolver na pequena cidade de Nova Trento um projeto de excelência, utilizando o voleibol na formação de atletas, revelar novos talentos para o voleibol catarinense e brasileiro.

Mentora e coordenadora do projeto, que em 2001 passou a se chamar Associação de Pais e Amigos do Esporte Neotrentino - APAEN, Vandeca adquiriu grande experiência na gestão e na formação das equipes de voleibol, em especial as de base em Nova Trento. Inovações, comprometimento e desafios, complementam seu perfil.

No mesmo ano a entidade oficializou a filiação junto à Federação Catarinense de Voleibol, começando assim sua participação nos campeonatos estaduais organizados pela entidade e competições organizadas pela Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte) e pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar - CBDE.

Com as conquistas e os resultados expressivos nas competições, com atletas se destacando e sendo convocadas para a seleção brasileira de base, o projeto foi ganhando visibilidade nacionalmente e assim chegaram a várias outras conquistas como o Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte como melhor entidade esportiva do estado de Santa Catarina em 2015. Em 2016 o projeto ganha o apoio dos padrinhos Bernardinho, Bruninho e Rosamaria. Vandeca recebe título emérito da CBV. Rosamaria Montibeller, atleta formada no projeto, conquista os três títulos pela seleção brasileira adulta, e em 2017 a associação recebe o certificado de honra ao mérito do CED.

Dentre as inúmeras conquistas importantes que marcam a história de Vandeca e do projeto, estão: campeã de competições nas categorias mirim, infanto e infantil promovidas pela Federação Catarinense de Voleibol (FCV), dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina e do Campeonato Brasileiro Escolar. Em 2005 ocorre a primeira viagem internacional do projeto para participar do 1º Torneo dell' Amicizia Trentino-Brasile (Torneio da Amizade Trento-Brasil/Itália). Já em 2007 ocorre o vice-campeonato Sul-Americano escolar - La Serena/Chile.

Em 2008 o projeto é bicampeão brasileiro escolar - campeão sul americano escolar - Montevidéu/Uruguai. Em 2009, a atleta formada do projeto Eduarda Kraisch foi campeã mundial infanto juvenil com a seleção brasileira na Tailândia. Ainda em 2009, ocorre o primeiro titulo escolar brasileiro, seletiva que credenciou a equipe a representar o Brasil no Campeonato Mundial Escolar em 2010 na cidade de Baotou/China, onde conquista o bronze.

Indicada pela Conselheira: Michele de Souza


Paulo Celso Di Pilla Montibello (in memoriam), nascido em 24/08/1955 em São Paulo/SP. Falecido em 29/10/2018.

Profissional de educação física formado pela Universidade de Brasília em 1980, com especialização em fisiologia do exercício e participação em quase 30 cursos de atualização profissional, inclusive no Canadá.

Foi professor de várias instituições de ensino em Brasília, no Rio de Janeiro e em Santa Catarina, do ensino básico ao universitário, tendo ministrado cadeiras de cursos em Lages (UNIPLAC - Basquetebol) e Florianópolis (UNIESC - Metodologia da Investigação Científica).

É também autor de vários trabalhos científicos publicados na área da atividade física. Sua carreira no esporte se entrelaça com sua vida profissional. Mesmo antes da universidade, já demonstrava uma paixão enorme pelo basquetebol e foi exatamente nesse meio que construiu uma carreira brilhante. Foi técnico com uma história vitoriosa em vários clubes e instituições por onde teve a oportunidade trabalhar, tais como Brasília, Rio de Janeiro, Criciúma, Rio do Sul, Blumenau, Florianópolis e São José.

Por sua reconhecida dedicação, tornou-se técnico de várias equipes e seleções estaduais desde os anos 70, tendo seu maior trabalho junto ao naipe feminino. Participou de várias competições estaduais e nacionais desde as categorias de base até a categoria adulta, como, os Campeonatos Brasileiros Infanto e Juvenil e também em Jogos Universitários. Em Santa Catarina teve participação marcante em diversas edições dos Jasc, Joguinhos Abertos de Santa Catarina, Jesc e Taças FCB (Federação Catarinense de Basquetebol). Foi campeão em várias das competições que participou, sendo as mais importantes: 1983 - campeão adulto masculino do Distrito Federal, 1986 - campeão juvenil feminino e campeão adulto feminino do estado do Rio de Janeiro, 1990 - campeão dos Jasc - masculino, 1991 - campeão dos Jogos Abertos de SC - Feminino, 1993 - campeão mirim feminino do estado de Santa Catarina, 2002 - campeão juvenil feminino do estado de Santa Catarina, 2007 - campeão da Olesc- feminino. Na carreira são aproximadamente 65 títulos (sem contar uma infinidade de 2º e 3º lugares), o que demonstra a sua grande capacidade de instruir e liderar.

Indicado pelo conselheiro: Darcio de Saules


Federação Aquática de Santa Catarina, fundada em 22/01/1978.

A Federação Aquática de Santa Catarina (Fasc) incentiva, promove e gerencia os esportes aquáticos (natação, maratonas aquáticas, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado) em Santa Catarina. Atua promovendo as competições de alto rendimento, coordenando as seleções catarinenses da modalidade, mas também em parceria com a sociedade em fortes ações de inclusão na comunidade. Apóia instituições públicas ofertando local de treinamento para bombeiros e para as polícias e organiza o melhor parque aquático do Brasil, localizado na Unisul, Pedra Branca/Palhoça.

A natação catarinense, ao longo dos anos, revelou muitos atletas de alto rendimento entre eles Fernando Scherer, Eduardo Fischer, Daniel Orzechowski e Ana Giulia que conquistaram medalhas nacionais, pan-americanas, mundiais e olímpicas. Sobretudo é uma das federações que promove uma das melhores competições do calendário esportivo catarinense, o Circuito de Travessias reunindo grande público, famílias e amigos da natação.

Indicada pelo conselheiro: Alexandre Beck Monguilhott


Anjo Química, fundada em 10/03/1998. Localizada na Rua Quintino Rizzieri, nº 728 - Santa Bárbara/Criciúma

A Anjo Tintas lançou, no dia 19 de abril de 2001, o projeto Anjos do Futsal. Neste dia foi iniciada oficialmente a primeira fase deste grande sonho, que atualmente é uma realidade e que está trazendo resultados positivos. É um projeto que cresce ano a ano, com sustentação, em parceria com as prefeituras municipais.

Além de ensinar a prática do futsal, o projeto Anjos do Futsal visa oferecer possibilidades de desenvolvimento de qualidades, formar cidadãos, afastar os garotos da violência e das drogas e oportunizar o surgimento de novos atletas para a modalidade do futsal. Desde a sua criação, o projeto já atendeu mais de 10.000 jovens e alguns deles jogam em equipes do exterior como Qatar, Itália, Espanha, Iraque, entre outras e também em times de destaque no Brasil, como por exemplo, Joinville e Jaraguá do Sul. Também já passaram quatro atletas pela Seleção Brasileira de Futsal e um atleta pela Seleção do Qatar.

Atualmente o Anjos do Futsal ultrapassa a marca de 1.200 adolescentes de 10 a 14 anos, divididos em 26 núcleos distribuídos em 21 municípios do sul de Santa Catarina como Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Ermo, Forquilhinha, Içara, Jacinto Machado, Lauro Müller, Maracajá, Meleiro, Morro da Fumaça, Orleans, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, São Ludgero, Treviso, Turvo e Urussanga.

A metodologia de trabalho é muito bem organizada. A coordenação técnica do Anjos do Futsal é feita desde o início pelo mesmo profissional que é responsável pela padronização dos treinos de todos os núcleos. A metodologia de trabalho de cada núcleo visa, por meio da prática do futsal, que também é possível ensinar valores como, o trabalho em equipe, o respeito as pessoas, a concentração e a disciplina.

O Projeto Anjos do Futsal vai além, e atualmente envolve 60 adolescentes que treinam para disputar competições regionais e estaduais, representando o município de Forquilhinha. O Projeto Anjos do Futsal já foi premiado pela ADVB com o título EMPRESA CIDADÃ; pela CNBB por intermédio da Pastoral da Criança como o Prêmio Ser Social e ganhou o Prêmio Ser Humano 2013 na categoria Projetos Socioambientais - pela Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH/SC.

Segundo os coordenadores do projeto, é o imensurável que motiva os líderes da empresa Anjo Tintas a continuar com o apoio, já que, pequenas e grandes transformações foram e continuam sendo proporcionadas em toda comunidade.

O Anjos do Futsal é um projeto que continua dando frutos a cada ano que passa. Planejado e colocado em prática de forma programada, com objetivos bem definidos, com profissionais comprometidos, a Anjo Tintas, desde seu início, pensou em continuidade. A grande gratificação desse projeto é o que vai seguir para a vida toda, o aprendizado, a formação do caráter, do respeito, da dedicação e da disciplina.

Indicada pelo Conselheiro: Talis Giovani Fagundes


Texto com informações do CED



Campeonato
13 Junho 2021 17:30:00
Autor: Por: Redação TN

Verdão da Avenida bateu o Faixa Azul por 3x1

$artigoImagemTitulo

Começou nesse domingo, dia 13, a Copa Interligas Vale do Itajaí 2021 - Taça LBF 80 Anos. Dos dois times pomerodenses que disputam a competição, apenas o Floresta entrou em campo, já que o Vera Cruz está de folga na primeira rodada.

E a tarde não poderia ter sido melhor para o Verdão da Avenida, jogando em casa contra o Faixa Azul, de Luiz Alvez. Três dos quatro gols da partida foram marcados ainda no primeiro tempo, com o Floresta abrindo o placar. Mal houve tempo para comemorar, pois o Faixa Azul logo empatou. Mas o time da casa foi para cima e assinalou o segundo, levando a vantagem para o intervalo. No segundo tempo o Floresta marcou o terceiro e decretou o placar final: Floresta 3x1 contra o Faixa Azul.

Resultados das demais partidas:
-Cruzeiro 3x3 A.C.E.P.C.N
-PSG Ibirama/RC Confecções 2x2 Canto Do Rio/União
-Juventude 0x2 Beira Mar/FME Penha







Em casa
12 Junho 2021 09:25:00
Autor: Por: Redação TN

O Vera Cruz terá folga na primeira rodada

$artigoImagemTitulo

Após o quinto adiamento para o início da competição, a Fesporte deu o aval para que a Copa Interligas Vale do Itajaí 2021 - Taça LBF 80 Anos, inicie neste domingo, dia 13.

Dois times pomerodenses participam da competição: o Vera Cruz e o Floresta.

O novo formado de disputa foi confirmado no dia 28 de maio. Restaram nove das 14 equipes que pretendiam disputar a competição inicialmente, sendo elas: Acepcn Futebol Amador (Itajaí); Soc Beira Mar (Penha); Canto do Rio Progresso/União (Blumenau/Brusque); Cruzeiro Esporte Clube (Presidente Getúlio); Clube Esportivo Faixa Azul (Luiz Alves); Floresta Pomerode (Pomerode); Juventude F.C (Luiz Alves); PSG Ibirama; e Vera Cruz Esporte Clube (Pomerode).

Em cada rodada, um time estará de folga. Na primeira, será o Vera Cruz. Enquanto isso, o Verdão da Avenida estreia em casa no domingo, dia 13, às 15h, contra o Faixa Azul. O primeiro jogo do Vera Cruz será no próximo domingo, dia 20, também às 15h e em casa, contra o PSG Ibirama. Ao mesmo tempo, o Floresta estará em Itajaí para disputar contra o ACEPCN.



Capoeira
06 Junho 2021 09:28:00
Autor: Por: Redação TN

As aulas acontecem na sede da Associação Pomerodense de Capoeira, em Ribeirão Clara

$artigoImagemTitulo

Você quer inserir seu filho ou filha em um esporte diferente, mas que seja coletivo e traga diversos benefícios à saúde? Se a resposta for sim, a capoeira é uma ótima opção e, ainda por cima, é oferecida de forma gratuita em Pomerode, através do projeto "Eu acredito na Capoeira", criado por Tiago Schofer.

As aulas são disponibilizadas para crianças e adolescentes de sete a 17 anos e acontecem nas terças e quintas-feiras, na sede da Associação Pomerodense de Capoeira (Apaac), localizada na Rua Júlio Wollick, nº118, no bairro Ribeirão Clara. Três horários estão disponíveis para escolha, sendo eles: 9h30min, 15h30min e 18h30min. A duração de cada aula é, em média, 45 minutos.

Segundo Tiago, no projeto estão inclusos o aprendizado do toque dos instrumentos da capoeira, canto das músicas características e dos movimentos e golpes deste esporte. "Mensalmente, fazemos uma roda em que os alunos colocam em prática tudo que aprenderam. Nosso intuito é levar este esporte para os jovens, ocupando parte do tempo ocioso com um hábito esportivo e saudável", destaca. Além dessa ação, Tiago realizou o Projeto Capoeira Escolar durante cinco anos e também promove aulas na praça aos domingos: "Gingando na Praça".

As aulas já iniciaram e, para quem deseja aderir ou saber mais informações sobre o assunto, basta entrar em contato pelo WhatsApp (47) 99116-5736 ou pelo Instagram @projetoeuacreditonacapoeira.


Futebol
05 Junho 2021 10:12:00

Competição começaria nesse domingo, dia 6

$artigoImagemTitulo

Na sexta-feira, dia 4, a Comissão Organizadora da Copa Interligas Vale do Itajaí 2021 - Taça LBF 80 anos comunicou aos clubes participantes e demais interessados a transferência da data de início da competição, que será definida na segunda-feira, dia 7, em reunião agendada junto a Fesporte. A decisão considera a recomendação do Ministério da Saúde, bem como da Secretaria de Estado da Saúde do Governo de Santa Catarina e das Prefeituras Municipais, além da continuação do Vale do Itajaí no nível gravíssimo da Covid-19. A competição estava marcada para iniciar nesse domingo, dia 6.



Cartola Dia da bicicleta
03 Junho 2021 17:00:00
Autor: Por: Redação TN

Caroline de Barba descobriu na bicicleta um meio de locomoção, trabalho e lazer

$artigoImagemTitulo

Quem nunca se estressou no trânsito, que atire a primeira pedra. Diante do aumento do tráfego de veículos, algumas pessoas decidiram largar o carro e a moto e escolheram um meio de locomoção alternativo e que, de quebra, gera uma rotina mais saudável: a bicicleta. Dentre os adeptos estão muitos que cultivam o amor pela "magrela" desde cedo, ainda na infância.

"Eu sempre andei de bicicleta. Na minha primeira foto pedalando eu tinha quatro anos e estava na garagem de casa." Assim como descreve, Caroline Beatriz Boppré de Barba, de 40 anos, não consegue recordar exatamente de quando começou essa paixão, sabe somente que esteve presente durante toda sua vida.

Com 15 anos, começou a pedalar com grupos em distancias mais longas. Quando ainda morava em Blumenau, ia frequentemente até Balneário Camboriú e Schroeder. "Todo fim de semana era uma aventura! Como não se apaixonar?". Dois anos depois, com apenas 17, Caroline já fazia cicloviagens, sendo sua primeira para Urubici. "Ficamos uma semana pedalando, foi inesquecível! Um novo mundo se abriu para mim e até hoje amo viajar de bicicleta", destaca.

Mesmo gostando e admirando esse universo do pedal, ela admite que nunca imaginou que ele se transformaria em um meio de gerar renda. "Eu até tentei ser atleta de ciclismo, mas treinar forte não era para mim", pondera. Diante disso, decidiu colocar a bicicleta somente como meio de transporte e a utilizava frequentemente para cumprir essa função.

No entanto, em 2013, recebeu a oportunidade que mudou sua vida: trabalhar como guia de cicloturismo para uma operadora e agência turismo, especializada nessa área. "Eu não pensei duas vezes e estou lá até hoje. Levamos pessoas de todos os lugares, para pedalar aqui no nosso lindo Vale Europeu", afirma.


Fábio Gonçalves/Caroline descobriu, na bicicleta, o amor.

Quando se mudou para Pomerode, Caroline passou a utilizar ainda mais a bicicleta como meio de transporte, pedalando quase todos os dias. Isso porque, segundo ela, a cidade lhe permite fazer tudo com sua companheira. "Se não tenho para onde ir, saio só para passear mesmo. Também uso a bicicleta para viajar e visitar os parentes no fim de semana", salienta.

Dos pedais mais longos que já fez, está o desafio organizado e muito conhecido entre os ciclistas chamado Audax, evento ciclístico não-competitivo e de longa distância. Nele Caroline pedalou 300km em um só dia. "Fomos de Curitiba a Castro, no Paraná, e voltamos", relembra.

Com o desafio de pedalar longas distancias, seja a lazer ou trabalho, ela diz que o corpo cria uma "carcaça" para o cansaço. "Depois de 25 anos pedalando quase todo dia, nos adaptamos bem rápido a esse grande volume de pedal. Nosso corpo é incrível e tem um poder de adaptação que não imaginamos."


Arquivo pessoal/A maior distância que já fez em um só dia foi 300km.

Para ela, pedalar representa qualidade de vida e saúde. "Sempre pedalei e nunca tive problema com peso, depressão, doenças, insônia ou dores, por exemplo. Pedalar me parece uma 'santa prevenção'", destaca. Além disso, pondera sobre a melhora significativa no trânsito proporcionada pelo aumento no número de ciclistas. "Terá menos estresse e menos poluição, além de aproximar as pessoas, gerando mais empatia entre elas durante seus deslocamentos."

Aos que estão pensando em utilizar essa companheira como meio de locomoção ou mesmo para lazer, Caroline dá um simples conselho: comece, pois os benefícios são diários e imediatos. "Logo você perceberá que, quando se desloca com bicicleta, se sente muito melhor. Pomerode é uma cidade que permite às pessoas se locomoverem com segurança nas ciclovias e por isso eu escolhi morar aqui. Usem esse presente que a cidade nos dá. Quanto mais pessoas pedalando, mais espaço teremos para pedalar!", finaliza.



Esporte
31 Maio 2021 16:34:00
Autor: Por: Agência Brasil

Depois de ser campeão em casa em 2019, país será sede novamente

$artigoImagemTitulo

Na manhã desta segunda-feira (31), a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) confirmou através das redes sociais que a Copa América de 2021 será sediada pelo Brasil. O acordo foi firmado depois que a Argentina, através de um comunicado do Ministro do Interior daquele país, Wado de Pedro, confirmar que não teria condições de sediar o torneio pela piora da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Com aproximadamente 45 milhões de habitantes, a Argentina já registrou mais de 3,6 milhões de casos da doença e 76 mil mortes causadas pelo vírus.

"A Copa América de 2021 será disputada no Brasil. As datas de início e finalização do torneio estão confirmadas. As sedes e a tabela serão informadas pela Conmebol nas próximas horas", disse a Confederação Sul-Americana de Futebol em sua conta no Twitter. Também pela rede social, o presidente da entidade, Alejandro Domínguez, agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro e à CBF por "sediar o torneio de seleções mais antigo do mundo".

A Copa América ocorrerá entre os dias 13 de junho e 10 de julho, com a participação de 10 seleções divididas em dois grupos. Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai estão no Grupo A. Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela formam o Grupo B.

Além da Argentina, a previsão inicial da Conmebol era fazer o torneio também na Colômbia, que tinha desistido anteriormente pela grave crise social que tomou conta do país.

De acordo com a Conmebol, a premiação para o campeão da Copa América será de US$ 10 milhões (cerca de R$ 57 milhões). E cada seleção participante receberá US$ 4 milhões (quase R$ 23 milhões). Em 2019, o Brasil, que foi o campeão, faturou US$ 7,5 milhões.





Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube