Secretário da Agricultura discute mudanças nas normas de qualidade do leite

12 Junho 2018 07:51:27

Os membros da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados estarão reunidos nesta terça-feira, 12, em Brasília, para discutir as normativas sobre características, qualidade e recepção de leite. O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, participa do encontro representando também a Aliança Láctea Sul Brasileira.

Em maio deste ano, o Governo Federal abriu uma consulta pública para que produtores rurais e lideranças pudessem contribuir na revisão da IN 62/2011 - que trata dos parâmetros de qualidade do leite. São essas sugestões que serão analisadas na reunião da Câmara Setorial desta terça.

Duas Portarias surgiram nesse processo: a Portaria 38/2018, sobre os Regulamentos Técnicos da identidade e das características de qualidade que devem apresentar o leite cru refrigerado, o leite pasteurizado e o leite tipo A; e a Portaria 39/2018, que estabelece os critérios e procedimentos para a produção, acondicionamento, conservação, transporte, seleção e recepção do leite cru em estabelecimentos registrados no serviço de inspeção oficial.

O encontro da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite será às 14h, na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília.

Leite em Santa Catarina

Santa Catarina é o 4º maior produtor de leite do Brasil e esta é a atividade agropecuária que mais cresce no Estado. Envolvendo 45 mil produtores, a produção girou em torno de 3,4 bilhões de litros em 2017 - um incremento de 8% em relação a ano anterior. Os números consolidaram o Estado como o quarto maior produtor de leite do país.

A região formada pelo Sudoeste do Paraná, Oeste Catarinense e Noroeste do Rio Grande do Sul pode ser chamada de a "Nova Meca" do leite no Brasil já que apresenta o maior crescimento na produção e é também onde as indústrias de lacticínios têm feito os maiores investimentos nos últimos 10 anos.


LEIA TAMBÉM


Rosander oferece pacote para mulheres que buscam atendimento de qualidade no momento mais importante da sua vida


A festa, que ocorre de 17 a 19 de agosto, será em Pomerode, berço da boa gastronomia


A festa, que ocorre de 17 a 19 de agosto, será em Pomerode, berço da boa gastronomia





Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube