Avaliação

Registro para manuseio de armas de fogo

08 Março 2019 07:51:00

Única especialista de Pomerode certificada pela PF explica como o processo funciona

Foto: Arquivo pessoal
Em Pomerode: Alessandra Sopelsa Theiss possui credenciamento pela PF e portaria publicada, o que permite que realize a avaliação.

Para quem pretende adquirir, registrar, transferir, portar ou manusear uma arma de fogo, ou então renovar seu certificado, o que deve ocorrer a cada dois anos, o primeiro passo é realizar uma avaliação psicológica. No entanto, nem todo profissional da área está apto a proferir o parecer, para isso, a Lei 10.826/03 prevê que o atestado só pode ser emitido por psicólogos credenciados pela Polícia Federal (PF) e com portaria válida.

Desde o início deste ano, Pomerode conta com uma especialista credenciada pela PF para realizar as avaliações, é a psicóloga Alessandra Sopelsa Theiss, de 28 anos. Formada em psicologia há seis anos, possui pós-graduação em Neuropsicopedagogia, especialização em Saúde Mental e MBA em Gestão de Pessoas. Ela atua desde a faculdade, intervindo na área organizacional, e desde 2014 na área clínica, atendendo crianças, adolescentes e adultos.

"No ano passado busquei meu credenciamento junto a Polícia Federal para realizar a aplicação de testes de aptidão psicológica para quem busca o Certificado de Registro para manuseio de armas de fogo, bem como avaliação de vigilantes de empresas de segurança privada e transporte de valores. Minha portaria saiu no inicio deste ano e desde então venho realizando as avaliações", Alessandra é a única psicóloga em Pomerode a ter permissão para realizar o serviço.

A avaliação 

A profissional explica serem observados vários aspectos, como os cognitivos (memória, concentração e atenção), aspectos da personalidade, comportamento, temperamento e histórico de vida do candidato, de forma a poder atestar a salubridade psicológica. De acordo com Alessandra, esta etapa é importante porque avalia o papel que a arma de fogo irá exercer na vida de quem a possuir e da sociedade em geral. "Alguém com baixa autoestima, depressão ou dificuldade no controle ou desequilíbrio de suas emoções, por exemplo, mesmo não sabendo possuir estas condições, pode estar mais propenso a disparar uma arma em situações de incapacidade emocional ou frustrações, trazendo risco para si e para os outros. É um procedimento obrigatório, muito importante e que deve ser levado a sério".

Etapas

A avaliação psicológica é o primeiro passo, uma vez possuindo este atestado de aptidão em mãos, a etapa seguinte é procurar um instrutor de armamento e tiro, também devidamente credenciado, para solicitar atestado de capacitação técnica - em Pomerode há o Anderson Zuchi, no Clube Botafogo. Por fim, a última etapa é buscar um despachante da área e seguir com os trâmites necessários.

Onde realizar o teste

Para realizar a avaliação psicológica em Pomerode, Dra. Alessandra realiza os atendimentos no Integra, na Rua Hermann Weege, 2177 - ao lado dos Bombeiros Voluntários de Pomerode. A consulta dura em média uma hora. Os contatos para agendamento podem ser feitos no (47) 98438-3395 (fone/Whats). Os interessados devem agendar suas avalições diretamente com o psicólogo credenciado.



Imagens


LEIA TAMBÉM


Daiane fala de sua luta contra a silenciosa doença renal e os primeiros passos após o transplante


Indústria focada em vestuário infantil já conta com a presença de representantes em diferentes países do continente, como Itália e Inglaterra


Única instituição de ensino superior dedicada à bebida da América Latina aborda um dos componentes essenciais da cerveja em programações à distância ou em formato concentrado. Inscrições estão abertas para os dois formatos






Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube