Pomeranos no Vale Europeu

Dois anos de parceria

25 Janeiro 2019 10:10:00

Caderno mensal resgata e valoriza a cultura pomerana

História: primeira edição do Pomeranos no Vale Europeu, em parceria com o Testo Notícias, foi publicada em janeiro de 2017.
Foto: Reprodução/Arquivo Testo Notícias
O caderno também tem a intenção de despertar o orgulho de ser pomerano/pomerodense e levar para às diferentes gerações essa história e o respeito com nossa cultura? - Edson

Janeiro também é um mês festivo para o Testo Notícias e os parceiros do Caderno Pomeranos no Vale Europeu. O projeto, que surgiu para resgatar e valorizar a cultura Pomerana, teve sua primeira coluna publicada em janeiro de 2017, no caderno especial, feito para comemorar o aniversário de emancipação político-administrativa do município naquele ano.

Os pesquisadores Genemir Raduenz, Edson Klemann, Johan Strelow e Claudio Werling são entusiastas da cultura pomerana e seus estudos trazem importantes contribuições para manutenção do memorial pomerano. "As pesquisas visam conectar nosso passado para caminharmos mais conscientes no presente e planejar o futuro, de forma mais genuína e com lastro histórico. O principal objetivo é valorizar e preservar a cultura da nossa gente, despertar na memória das pessoas experiências da infância para que possam repassar aos filhos e netos. Além disso, estimular novos pesquisadores e interessados em saber mais sobre os pomeranos", explica Edson.

Durante os dois anos de parceria, o projeto ganhou corpo e conquistou muitos leitores, dentro e fora de Pomerode. Ao longo desse período, foram quase 50 artigos publicados e que trouxeram importantes contribuições históricas. "A parceria entre o Testo Notícias e os pesquisadores que dão vida ao Pomeranos no Vale Europeu foi de suma importância, tanto para elevar a riqueza editorial do jornal quanto para jogar luz à origem de nossas famílias. Através deste trabalho, é possível valorizar ainda mais a cultura pomerodense e dar o devido reconhecimento a quem construiu nossa história", garante o diretor do Testo Notícias, Ismael Ewald Limberger.

Em agosto de 2018, a coluna quinzenal, de apenas uma página, deu lugar a um caderno mensal com oito páginas, com ainda mais espaço e relevância para que cada conteúdo seja trabalhado. "Ficou mais fácil aos leitores, de todas as idades, a assimilação dos conteúdos que geramos, proporcionando conhecimento sobre a história e cultura da nossa cidade. O caderno especial estimula o interesse pelas origens de muitas famílias, pela caminhada dos imigrantes em terras brasileiras e busca contextualizar vários costumes que herdamos e até hoje ainda praticamos, muitas vezes sem saber o porquê. O caderno também tem a intenção de despertar o orgulho de ser pomerano/pomerodense e levar para as diferentes gerações essa história e o respeito com nossa cultura", reforça Edson.

O pesquisador afirma ainda que a história da Pomerânia é milenar e muitas famílias, cada vez mais, estão interessadas em saber das suas origens, de onde saíram e como aqui chegaram. Eles também pensam em transformar todo esse material em livros. "Foi por intermédio da parceria com o Testo Notícias que conseguimos melhorar o acesso da comunidade de Pomerode e região à temática pomerana. Estamos sempre abertos a novas histórias dos pomerodenses e dispostos a valorizar cada vez mais o povo que construiu essa cidade e que são os verdadeiros desbravadores no nosso Vale", reitera Klemann.

Afinal, a junção da equipe de pesquisa do Pomeranos no Vale Europeu e do canal de comunicação do Testo, proporcionam um material diferenciado aos seus leitores, e, atualmente, já serve como fonte de pesquisa. "Eu acredito na força e vida longa desse projeto, pois, como os nossos parceiros mesmo dizem, ainda há muito o que descobrir, desbravar e garimpar. O retorno positivo de nossos leitores é o principal termômetro que temos e, com certeza, esta parceria deve perdurar por muitos e muitos anos", finaliza Ismael.



LEIA TAMBÉM


O cromossomo do amor e o novo universo para quem descobre e convive com a Síndrome de Down


Câmara Literária de Pomerode inova em pré-lançamento do livro 'Receitas para a Vida'


Entidades do município fazem brechós para auxiliar nas contas


Cristina Kath, da Sonhare Colchões, fala sobre os cuidados necessários na hora da compra





Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube