Alerta

Três casos de Gripe A são diagnosticados pelo hospital de Pomerode

05 Junho 2019 17:47:00

Profissionais orientam que as pessoas só procurem a unidade em casos de urgência e emergência

Foto: Ismael Ewald Limberger / Testo Notícias/

A direção do Hospital e Maternidade Rio do Testo informou ao Testo Notícias que nos últimos dias ocorreram três casos confirmados de pacientes diagnosticados com influenza A (gripe). Todos eles receberam atendimento médico e da enfermagem e já estão em casa. Além disso, estão internados na unidade outros três pacientes que estão sendo monitorados por suspeita do vírus. Eles aguardam o resultado dos exames coletados pela Vigilância Epidemiológica do município de Pomerode.

Devido à situação delicada, e pelo aumento considerável no número de atendimentos, a direção do Hospital solicita que as pessoas só procurem o Pronto-Socorro do Hospital em caso de urgência ou emergência. O diretor técnico do HMRT, Dr. Rigobert Krueger, também orienta que sejam evitadas as visitas aos pacientes internados na unidade.

A enfermeira Gisele Sens, responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), explica estar trabalhando para reforçar as medidas de segurança para os colaboradores e pacientes. Ela ainda destaca que são públicos-alvo da campanha de imunização: crianças (seis meses e menores de seis anos); gestantes; mães até 45 dias após o parto; trabalhadores da saúde; professores e auxiliares de sala; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais de idade; portadores de doenças crônicas e condições especiais (com comprovação); e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, militares e bombeiros).

De acordo com Gisele, está sendo disponibilizado a pacientes e profissionais que atuam no hospital álcool gel e máscaras, a fim de evitar a proliferação do vírus da influenza A. "Quem estiver com sintomas de gripe deve evitar contato com outras pessoas. Em caso de suspeita, o paciente deve procurar atendimento médico o mais rápido possível".

Ela explica que, se confirmada a Influenza A, o tratamento com Oseltamivir (Tamiflu) reduz tanto os sintomas quanto a ocorrência de complicações. O medicamento está disponível nas unidades de saúde e no Hospital e Maternidade Rio do Testo, mas é importante destacar que ele só pode ser adquirido após a avaliação e prescrição do médico.

As doses da vacina contra a Gripe estão esgotadas nas salas de vacinação de Pomerode e agora só podem ser adquiridas no setor particular.


Imagens


LEIA TAMBÉM


Intensificação da vacinação será feita no sábado, dia 20, em Pomerode


Intensificação da vacinação será feita no sábado, dia 20, em Pomerode


Hospital e Maternidade Rio do Testo prepara programação especial para incluir toda a família







Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube