Alerta

Três casos de Gripe A são diagnosticados pelo hospital de Pomerode

Profissionais orientam que as pessoas só procurem a unidade em casos de urgência e emergência

Foto: Ismael Ewald Limberger / Testo Notícias/

A direção do Hospital e Maternidade Rio do Testo informou ao Testo Notícias que nos últimos dias ocorreram três casos confirmados de pacientes diagnosticados com influenza A (gripe). Todos eles receberam atendimento médico e da enfermagem e já estão em casa. Além disso, estão internados na unidade outros três pacientes que estão sendo monitorados por suspeita do vírus. Eles aguardam o resultado dos exames coletados pela Vigilância Epidemiológica do município de Pomerode.

Devido à situação delicada, e pelo aumento considerável no número de atendimentos, a direção do Hospital solicita que as pessoas só procurem o Pronto-Socorro do Hospital em caso de urgência ou emergência. O diretor técnico do HMRT, Dr. Rigobert Krueger, também orienta que sejam evitadas as visitas aos pacientes internados na unidade.

A enfermeira Gisele Sens, responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), explica estar trabalhando para reforçar as medidas de segurança para os colaboradores e pacientes. Ela ainda destaca que são públicos-alvo da campanha de imunização: crianças (seis meses e menores de seis anos); gestantes; mães até 45 dias após o parto; trabalhadores da saúde; professores e auxiliares de sala; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais de idade; portadores de doenças crônicas e condições especiais (com comprovação); e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, militares e bombeiros).

De acordo com Gisele, está sendo disponibilizado a pacientes e profissionais que atuam no hospital álcool gel e máscaras, a fim de evitar a proliferação do vírus da influenza A. "Quem estiver com sintomas de gripe deve evitar contato com outras pessoas. Em caso de suspeita, o paciente deve procurar atendimento médico o mais rápido possível".

Ela explica que, se confirmada a Influenza A, o tratamento com Oseltamivir (Tamiflu) reduz tanto os sintomas quanto a ocorrência de complicações. O medicamento está disponível nas unidades de saúde e no Hospital e Maternidade Rio do Testo, mas é importante destacar que ele só pode ser adquirido após a avaliação e prescrição do médico.

As doses da vacina contra a Gripe estão esgotadas nas salas de vacinação de Pomerode e agora só podem ser adquiridas no setor particular.


Imagens


LEIA TAMBÉM


Campanha será feita em duas etapas. Casos da doença aumentaram mais 60% em pouco mais de duas semanas


O Estado possui 34 casos confirmados da doença até o dia 20 de setembro, de acordo com a Dive/SC



Infectologista explica o que é a doença, quais os sintomas, formas de contágio, e alerta para a imunização.





Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube