Pandemia

Governador visita as instalações da farmacêutica responsável pela produção da vacina Sputnik no Brasil

Por Governo do Estado
Foto: Reprodução

O governador Carlos Moisés, acompanhado de governadores de outros estados, visitou na manhã desta terça-feira, 2, em Brasília, as instalações da União Química Farmacêutica Nacional, responsável no Brasil pela produção da vacina Sputnik V, da Rússia. Os chefes de estados conheceram a estrutura da empresa, a capacidade de produção e o cronograma de entrega da vacina.

A empresa tem o compromisso de produzir 10 milhões de doses do imunizante. Os insumos para produção já estão no Brasil e aguardam a liberação emergencial. Assim que for autorizado pela Anvisa, o que se espera para ainda este mês, o imunizante deve ser produzido e distribuído no Plano Nacional de Imunização.

"Junto com outros governadores conhecemos a estrutura e nos colocamos à disposição inclusive para aquisição, mas acreditamos que o Ministério da Saúde vai adquirir a vacina. Foi uma boa reunião e nós saímos daqui certos de que com a autorização serão mais 10 milhões de doses para imunizar os grupos prioritários", destacou Carlos Moisés.

A previsão de entrega ao Governo Federal é de 400 mil doses até 31 de março, seguidos de 2 milhões até 30 de abril e 7,6 milhões até 31 de maio.

O governador acrescentou que a empresa já produz medicamentos e vacinas, alguns são utilizados na terapia intensiva. "Cerca de 50% dos pacientes para Covid utilizam algum medicamento produzido pela empresa. A farmacêutica tem expertise e possui um grande parque industrial."

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, acompanhou o governador Carlos Moisés nas agendas em Brasília.

A visita às instalações da farmacêutica foi coordenada pelo governador do Piauí, Wellington Dias, coordenador da temática "Estratégia para vacina contra a Covid-19" do Fórum Nacional de Governadores.

Imagens

mais sobre:

Pandemia Saúde

LEIA TAMBÉM





Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube