Saúde

Autismo é tema de palestra em Blumenau

Evento acontece nesta terça feira (16), no Shopping Park Europeu e busca a conscientização sobre o tema.

Foto: Divulgação

Abril é o mês da conscientização do autismo. Para a família, buscar informação sobre a condição é crucial para garantir um amplo desenvolvimento e bem-estar do autista. Com o objetivo de auxiliar no entendimento das pessoas no espectro, acontece nesta terça-feira, dia 16, a palestra O Autismo do Outro Lado da Porta. O evento é gratuito e será ministrado pela médica pediatra Rita Camargo no Shopping Park Europeu, às 19h.  

"Na ocasião será discutida a importância da presença da família na vida do autista, e o intuito é trazer compreensão e aceitação sobre o tema, além de informar a sociedade sobre a condição. A palestra é gratuita e não possui necessidade de inscrição e é aberta para todo o público", explica o superintende do Shopping Park Europeu, Levi Muniz.

Rita Camargo é pediatra com foco no desenvolvimento motor e sócio comunicativo. Mãe de três filhos autistas, a médica compartilha os desafios do processo terapêutico para a família.

O evento é realizado pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Blumenau e Microrregião - Ama Blumenau, com patrocínio do Shopping Park Europeu e Viacredi.

O autismo 

O Transtorno do Espectro Autista é uma condição que afeta o desenvolvimento social, motoro e comportamental do portador. Segundo dados do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), existem hoje um caso de autismo a cada 110 pessoas. Desta forma, no Brasil estima-se que 2 milhões de pessoas estejam inseridas no espectro. Nenhum autista é igual ao outro, e os traços podem variar de pessoa para pessoa. O diagnóstico costuma ser feito já na infância, por um psiquiatra ou neurologista infantil. A condição não possui cura, mas o tratamento adequado e de acordo com as particularidades de cada um ajuda no desenvolvimento do portador.



LEIA TAMBÉM


Bebês dessa idade têm mais chances de casos graves da doença e de morte. Pais devem procurar postos de saúde.



O objetivo é destacar a qualidade dos serviços em atendimento, a tecnologia e expertise em exames laboratoriais no auxílio do diagnóstico e prevenção para tratamentos


Novo boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina foi divulgado nesta segunda-feira. Florianópolis é a cidade com mais casos da doença






Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube