Saúde

Autismo é tema de palestra em Blumenau

15 Abril 2019 16:07:00

Evento acontece nesta terça feira (16), no Shopping Park Europeu e busca a conscientização sobre o tema.

Foto: Divulgação

Abril é o mês da conscientização do autismo. Para a família, buscar informação sobre a condição é crucial para garantir um amplo desenvolvimento e bem-estar do autista. Com o objetivo de auxiliar no entendimento das pessoas no espectro, acontece nesta terça-feira, dia 16, a palestra O Autismo do Outro Lado da Porta. O evento é gratuito e será ministrado pela médica pediatra Rita Camargo no Shopping Park Europeu, às 19h.  

"Na ocasião será discutida a importância da presença da família na vida do autista, e o intuito é trazer compreensão e aceitação sobre o tema, além de informar a sociedade sobre a condição. A palestra é gratuita e não possui necessidade de inscrição e é aberta para todo o público", explica o superintende do Shopping Park Europeu, Levi Muniz.

Rita Camargo é pediatra com foco no desenvolvimento motor e sócio comunicativo. Mãe de três filhos autistas, a médica compartilha os desafios do processo terapêutico para a família.

O evento é realizado pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Blumenau e Microrregião - Ama Blumenau, com patrocínio do Shopping Park Europeu e Viacredi.

O autismo 

O Transtorno do Espectro Autista é uma condição que afeta o desenvolvimento social, motoro e comportamental do portador. Segundo dados do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), existem hoje um caso de autismo a cada 110 pessoas. Desta forma, no Brasil estima-se que 2 milhões de pessoas estejam inseridas no espectro. Nenhum autista é igual ao outro, e os traços podem variar de pessoa para pessoa. O diagnóstico costuma ser feito já na infância, por um psiquiatra ou neurologista infantil. A condição não possui cura, mas o tratamento adequado e de acordo com as particularidades de cada um ajuda no desenvolvimento do portador.



LEIA TAMBÉM


Profissionais orientam que as pessoas só procurem a unidade em casos de urgência e emergência


Campanha para imunizar grupos prioritários termina nesta sexta. Quem quiser se vacinar deve procurar unidades de saúde.


Assinado em moldes pioneiros, contrato terá efetividade avaliada após três meses de vigência







Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube