Novembro Azul

Agora é a vez de falar da prevenção para o homem

Novembro é o mês da conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem. Além do Brasil, vários outros países, nesta mesma época do ano, fazem campanhas sobre a prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, segundo mais comum no Brasil, depois o câncer de pele não melanoma.

As estimativas apontam para um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, com mais de 14 mil óbitos em 2018, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Em Pomerode, no último ano, 16 casos de câncer de próstata são acompanhados pela Secretaria de Saúde do Município.

De acordo com Dr. Gilberto Lopes Gonçalves, especialista em Medicina de Família e Comunidade, incidência do câncer de próstata tem aumentado ano após ano por conta da expectativa de vida da população, melhoria dos registros e a maior disponibilidade de meios para diagnósticos como exames. Por isso, ele reforça que uma principais medidas preventivas é adotar hábitos de vida saudáveis. "O mais importante quando o assunto é Câncer continua sendo o diagnóstico precoce, quando fazemos o diagnóstico da doença nas fases iniciais a chance de cura completa é muito alta".

Dr. Gilberto, que também é diretor técnico da Secretaria Municipal de Saúde, explica que vários aspectos relacionados à população masculina também devem abordados quando o assunto é a saúde do homem. "Infecções sexualmente transmissíveis, a violência em todos os seus aspectos, o tabagismo, o alcoolismo, as mortes no trânsito; doenças crônicas como hipertensão e diabetes, bem como com a obesidade e o sedentarismo, por exemplo, elevam os índices de mortes evitáveis entre os Homens", informa. 

Ainda, segundo o médico, o tratamento do câncer de próstata ainda é um desafio. Ele declara que a doença tem comportamento muito variado, de acordo com a faixa etária em que os primeiros sintomas aparecem. "Mas quando a patologia incide acima dos 75 anos de idade, geralmente tem um comportamento mais inofensivo e assintomático, neste cenário, a evolução da doença não será a causa da morte. Nestes homens mais idosos o tratamento com grandes cirurgias, quimioterapias e radioterapias são muito mais agressivos do que a doença".

Neste sentido, Dr. Gilberto defende que a gestão municipal tem se dedicado a ampliar o acesso à população aos serviços de saúde. "Tivemos um investimento crescente na fatia do orçamento para procedimentos de média e alta complexidade, que hoje ultrapassa os 25%. Além disso também, há esforços para o aumento do número de Unidades Básicas de saúde, para o atendimento e acolhimento em tempo oportuno". Ressalta.

O que é câncer de próstata?

O câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. 

Fatores de risco 

Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata como idade, histórico de câncer na família, sobrepeso e obesidade. 

Sinais e sintomas do câncer de próstata

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são: 

- dificuldade de urinar;

- demora em começar e terminar de urinar;

- sangue na urina;

- diminuição do jato de urina;

- necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Como prevenir o câncer de próstata 

Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão: 

- ter uma alimentação saudável;

- manter o peso corporal adequado;

- praticar atividade física;

- não fumar;

- evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

mais sobre:

Novembro azul

LEIA TAMBÉM





Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube