Parceria

Um encontro histórico

Ércio Kriek explica como Pomerode se tornou o elo para a reaproximação entre Nowogard (Polônia) e Greifswald (Alemanha)

Foto: Arquivo pessoal
Prefeito Ércio Kriek ao lado do prefeito de Nowogard, Robert Czapla

Após mais de um século e meio de distanciamento devido aos resquícios da rivalidade imposta por guerras e disputas, uma iniciativa pomerodense deu o primeiro passo na reaproximação entre duas regiões que compartilham as origens históricas dos antepassados de muitos pomerodenses: as cidades de Nowogard, localizada na Polônia, e Greifswald, na Alemanha. Ambas formavam, antigamente, a Pomerânia.

O prefeito de Pomerode, Ércio Kriek conta que o encontro ocorreu durante a viagem oficial à Alemanha para participar de um Workshop Internacional da Engagement Global (organização alemã que financia projetos de proteção ao clima), oportunidade em que agendou uma visita oficial à cidade de Nowogard (antiga Naugard). "A iniciativa foi do Michel Gustmann, que iniciou os trabalhos de pesquisa da história pomerodense e, com isso, uma aproximação informal com a cidade. Em seguida, nos disse da importância de realizamos uma visita oficial para estreitar os laços com aquela região", explica.

Kriek foi recebido pelo prefeito local, Robert Czapla. Durante o encontro foram discutidos diversos assuntos, desde os problemas em comum até a possibilidade da criação de uma parceria entre as duas cidades. "Nowogard completará 710 anos de história em 2019. Segundo pesquisas de Gustmann, a maior parte das famílias pomerodenses descende de habitantes nascidos naquele local". Com os conflitos e guerras ocorridos naquela região, quase todas as famílias alemãs foram expulsas do local e os laços cortados por muito tempo, fazendo com que parte da história se perdesse.

Kriek propôs a Czapla que as cidades se tornassem coirmãs, ao que recebeu sinalização positiva. O próximo passo agora é que ambos os prefeitos encaminhem às suas Câmaras de Vereadores o projeto para que a parceria se torne oficial. "No próximo ano, Pomerode completará 60 anos e, por esta ocasião, convidamos o prefeito de Nowogard para nos visitar e, quem sabe, esta seja a melhor oportunidade para oficializarmos a parceria".

Este passo dado por Pomerode teve ramificações ainda mais expressivas. Durante a mesma viagem, e após a visita à Nowogard, Kriek esteve na cidade coirmã de Pomerode, Torgelow, e também na parceira Greifswald. "Após contar de nossa passagem pela Polônia, eles propuseram que iniciássemos um trabalho de aproximação entre Greifswald e Nowogard. Já que muitas famílias que saíram da Polônia formaram residência naquela região da Alemanha".

A reaproximação e objetivo de retomada de laços entre as duas cidades é histórica e profundamente importante. "Será possível realizar um resgate histórico, unindo os registros das três cidades". Além disso, a troca de experiências e projetos, que já ocorre entre Pomerode e as cidades parceiras na Alemanha foi ainda mais fortalecida. Um destes projetos que está para ser retomado é a implantação de ciclovias em Pomerode. Além do fortalecimento da parceria com a Universität Greifswald Ernst Moritz Arndt, que contribui na elaboração do material utilizado no projeto das escolas bilíngues em Pomerode. "Queremos possibilitar aos nossos alunos um verdadeiro intercâmbio cultural. Promovendo videoconferências e demais atividades que irão além do ensino da língua alemã".

Para Kriek, a experiência foi extremamente positiva e trará muito frutos para as cidades envolvidas, inclusive na troca de experiências e resolução de problemas.

Imagens


LEIA TAMBÉM


Há registro de 164 pontos de concentração de grevistas e 254 municípios com problemas no abastecimento de combustível


Conheça o exemplo do Projeto Crescer e Semear que atende 21 mil crianças em Santa Catarina


Defesa do ex-prefeito disse que decisão da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo não é razoável e que irá recorrer.


No encontro coordenado pelo deputado Peninha, Bolsonaro e Ministro Tarcísio confirmaram que o Estado terá aporte para as obras prioritárias de Infraestrutura






Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube