Parceria

Um encontro histórico

16 Novembro 2018 10:05:00

Ércio Kriek explica como Pomerode se tornou o elo para a reaproximação entre Nowogard (Polônia) e Greifswald (Alemanha)

Foto: Arquivo pessoal
Prefeito Ércio Kriek ao lado do prefeito de Nowogard, Robert Czapla

Após mais de um século e meio de distanciamento devido aos resquícios da rivalidade imposta por guerras e disputas, uma iniciativa pomerodense deu o primeiro passo na reaproximação entre duas regiões que compartilham as origens históricas dos antepassados de muitos pomerodenses: as cidades de Nowogard, localizada na Polônia, e Greifswald, na Alemanha. Ambas formavam, antigamente, a Pomerânia.

O prefeito de Pomerode, Ércio Kriek conta que o encontro ocorreu durante a viagem oficial à Alemanha para participar de um Workshop Internacional da Engagement Global (organização alemã que financia projetos de proteção ao clima), oportunidade em que agendou uma visita oficial à cidade de Nowogard (antiga Naugard). "A iniciativa foi do Michel Gustmann, que iniciou os trabalhos de pesquisa da história pomerodense e, com isso, uma aproximação informal com a cidade. Em seguida, nos disse da importância de realizamos uma visita oficial para estreitar os laços com aquela região", explica.

Kriek foi recebido pelo prefeito local, Robert Czapla. Durante o encontro foram discutidos diversos assuntos, desde os problemas em comum até a possibilidade da criação de uma parceria entre as duas cidades. "Nowogard completará 710 anos de história em 2019. Segundo pesquisas de Gustmann, a maior parte das famílias pomerodenses descende de habitantes nascidos naquele local". Com os conflitos e guerras ocorridos naquela região, quase todas as famílias alemãs foram expulsas do local e os laços cortados por muito tempo, fazendo com que parte da história se perdesse.

Kriek propôs a Czapla que as cidades se tornassem coirmãs, ao que recebeu sinalização positiva. O próximo passo agora é que ambos os prefeitos encaminhem às suas Câmaras de Vereadores o projeto para que a parceria se torne oficial. "No próximo ano, Pomerode completará 60 anos e, por esta ocasião, convidamos o prefeito de Nowogard para nos visitar e, quem sabe, esta seja a melhor oportunidade para oficializarmos a parceria".

Este passo dado por Pomerode teve ramificações ainda mais expressivas. Durante a mesma viagem, e após a visita à Nowogard, Kriek esteve na cidade coirmã de Pomerode, Torgelow, e também na parceira Greifswald. "Após contar de nossa passagem pela Polônia, eles propuseram que iniciássemos um trabalho de aproximação entre Greifswald e Nowogard. Já que muitas famílias que saíram da Polônia formaram residência naquela região da Alemanha".

A reaproximação e objetivo de retomada de laços entre as duas cidades é histórica e profundamente importante. "Será possível realizar um resgate histórico, unindo os registros das três cidades". Além disso, a troca de experiências e projetos, que já ocorre entre Pomerode e as cidades parceiras na Alemanha foi ainda mais fortalecida. Um destes projetos que está para ser retomado é a implantação de ciclovias em Pomerode. Além do fortalecimento da parceria com a Universität Greifswald Ernst Moritz Arndt, que contribui na elaboração do material utilizado no projeto das escolas bilíngues em Pomerode. "Queremos possibilitar aos nossos alunos um verdadeiro intercâmbio cultural. Promovendo videoconferências e demais atividades que irão além do ensino da língua alemã".

Para Kriek, a experiência foi extremamente positiva e trará muito frutos para as cidades envolvidas, inclusive na troca de experiências e resolução de problemas.

Imagens


LEIA TAMBÉM


Há registro de 164 pontos de concentração de grevistas e 254 municípios com problemas no abastecimento de combustível


Na comparação com pesquisa realizada em abril, popularidade do Executivo cresceu 11 pontos percentuais


A proposta do Presidente da Comissão de Assuntos Municipais da ALESC, Deputado Jerry Comper, beneficia cidades catarinenses com até 10 mil habitantes, de acordo com censo do IBGE


Operação Chabu foi deflagrada na manhã desta terça-feira e contou com a prisão do prefeito de Florianópolis






Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube