Câmara de Vereadores

Roçadas, rotatórias e melhorias na saúde e educação são tema de Sessão

07 Março 2019 09:50:00

Foto: Arquivo Testo Notícias

Durante a Sessão da Câmara de Vereadores de Pomerode, realizada na noite da terça-feira, 05 de março, muitos foram os temas abordados na plenária. Aldino Oldenburg, fez cobranças sobre a falta de roçadas em várias ruas do município. "Pomerode, se não cuidar, daqui a pouco é só mato".

Aldino também cobrou o patrolamento mais eficiente de algumas ruas, bem como o proveito do trabalho que é realizado pelo caminhão-pipa. "Já me perguntaram o porquê do caminhão-pipa estar fazendo turismo dentro do município. O que ele menos faz é molhar a rua, de tão rápido que passa em algumas vias".

A questão das roçadas também foi reforçada pelo vereador Ademar Marquardt. Em seu discurso ele também abordou sobre a reunião entre o Executivo e o Deinfra para viabilização do projeto de rotatória na entrada da Rua Ribeirão Luebke. "A prioridade, segundo o Prefeito Ércio Kriek, será também para a pavimentação dessa rua, já com a rotatória para acesso à SC-421, para alegria das pessoas que cobram, principalmente dos moradores da região".

Ainda sobre o tema roçadas, o vereador Marcos Dallmann, reiterou sobre a proibição do uso de agrotóxicos pelo Poder Público para combater o mato e as ervas daninhas. Dallmann também retomou um tópico da sua fala da Sessão anterior, onde questionou sobre a jornada dupla de um Secretário do Município. "Eu acho imoral, pode até ser legal, mas quando um secretário é contratado, principalmente na área da saúde precisa se dedicar em tempo integral. O secretário Dr. Marcos Bonmann está contratado para atender a saúde do município, enquanto atende nos mesmos períodos também como profissional particular, ao passo que muitas demandas não são atendidas".

Ainda tendo como assunto principal da plenária a saúde, o vereador Amarildo da Silva falou sobre as manifestações de repúdio que recebeu após as cobranças feitas, em seu último discurso, sobre o convênio para atendimento no Hospital e Maternidade Rio do Testo. "Em nenhum momento quis denegrir a imagem do HMRT. Eu reforcei que é preciso rever a forma como está sendo gasto o dinheiro repassado pela Prefeitura ao Hospital, e isso é pleito de mais vereadores. Estamos fazendo um trabalho sério e precisamos cobrar por melhorias".

Já o vereador Deoclides Correa usou seu tempo para reforçar a importância histórica que a Sessão, realizada no dia em que a maioria das cidades estavam paradas em função do Carnaval, teve para o desenvolvimento do município. "Pomerode também é a primeira cidade que veda, por lei, o ponto facultativo remunerado e isso por cobranças feitas por muitas pessoas. Parabéns também ao Executivo por ter mantido suas atividades durante o Carnaval". Deoclides ainda retomou alguns pontos sobre a sua saída do PSDB. "Não foi uma luta fácil e agora alguns membros do partido tentam me atingir com a notícia falsa de uma expulsão".

Em sua fala, o vereador Jean Nicoletto falou sobre a importância da segurança pública em eventos como a Osterfest e voltou a comentar sobre a falta de vagas nas creches públicas de Pomerode. "Eu exijo que esta casa convoque uma reunião com o Secretário de Educação porque é um absurdo pais esperando por vagas em Centros de Educação Infantil enquanto se usa o dinheiro público para um suposto curso na praia". O vereador também falou sobre questões do plano de governo que foi apresentado pelo Executivo no início da gestão e que até agora não saíram do papel. "Está na hora de cumprir o que foi colocado no Plano de Governo".

E por fim, o presidente da Câmara de Vereadores, Zauri Martins do Nascimento, usou a plenária para resgatar uma antiga demanda da comunidade de Testo Central, a ponte que liga o Vale do Selke a Itoupavazinha, em Blumenau e a consequente pavimentação do trecho. "Essa é uma cobrança antiga de uma via que pode ser usada para melhorar ao tráfego no local, porque não é somente a comunidade Vale do Selke que passa por esse trecho".

Homenagens pela passagem do Dia da Mulher e pelo lançamento do livro "Receitas para a Vida", com uma homenagem para Hanna-lora Dahlke, escrito por Neida Rocha e Andrea Gustmann Gomes, da Câmara Literária de Pomerode também foram feitas. A próxima Sessão da Câmara de Vereadores acontecerá na terça-feira, 12 de março de 2019, a partir das 18h.



LEIA TAMBÉM


Há registro de 164 pontos de concentração de grevistas e 254 municípios com problemas no abastecimento de combustível


Dentre os integrantes estão o timboense Laércio Schuster e o blumenauense Ricardo Alba



Ao todo foram entregues 19 ofícios com reivindicações de demandas para o município





Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube