Câmara em destaque

Denúncia anônima domina pronunciamentos

Foto: Ismael Ewald Limberger
Câmara: sessão ordinária aconteceu na terça-feira, dia 29.

A sessão da Câmara de Vereadores de terça-feira, dia 29, teve diversos assuntos abordados pelos vereadores na tribuna, no entanto, o que mais gerou participação dos parlamentares foi sobre a denúncia feita ao Ministério Público, e encaminhada à Câmara de Vereadores, quanto à possível ilegalidade na colocação de macadame, realizada pela Prefeitura de forma gratuita, no pátio da Comunidade Santa Terezinha.

O primeiro a abordar o tema foi Lodimar Lümke, ele trouxe à Casa Legislativa o ofício encaminhado ao Executivo pedindo a gratuidade do serviço e o leu para os demais presentes. O documento dava conta da necessidade da colocação do macadame na área de estacionamento. Solicitava ainda a gratuidade do serviço, uma vez que a Comunidade cede o espaço, gratuitamente, para a realização de atividades voltadas aos idosos. Argumentou também que a Capela São José Operário cedeu uma sala para que as crianças do Ceim Reimar Ehlert pudessem ter aulas durante a reforma do educandário. Ao final, o documento ressalta que, caso não seja possível a gratuidade, a Prefeitura deveria emitir um boleto para cobrança.

Lodimar destacou que a Secretaria de Obras atendeu ao pedido, o que gerou uma denúncia ao MP. "As pessoas que fizeram isso querem trabalhar contra a comunidade. A Igreja abre as portas para os idosos e alunos usarem. É uma entidade com CNPJ, que não possui fins lucrativos e que se coloca à disposição para ajudar sempre que necessário".

Outros parlamentares engrossaram o coro contra o descabimento da denúncia, entre eles Amarildo da Silva, Rafael Pfuetzenreiter e Jean Nicoletto. Todos argumentaram que a Igreja presta importante apoio, cedendo seu espaço sempre que preciso e de forma gratuita, portanto não veem problemas que, uma entidade constituída no município e que oferece serviços à comunidade, seja atendida em um pedido como esse.

O ponto facultativo remunerado também voltou a ser abordado na tribuna pelos vereadores Deoclides Correa e Lodimar Lümke. Ambos trocaram farpas e questionaram mutuamente seus cálculos acerca dos prejuízos que a medida causaria aos cofres públicos. Deoclides falou ainda de sua reunião com o senador Álvaro Dias e dos planos do Podemos para as eleições municipais, segundo ele, o próximo pleito promete muitas mudanças.

Já o vereador Aldino Oldenburg elogiou a organização da Oliclubes e a receptividade do Clube 2º de Maio, mas criticou a postura de alguns clubes mediante a competição. Segundo ele, alguns tiveram pouca participação, o que considerou uma postura errônea. "Essa é uma confraternização, uma maneira de chamar a comunidade para dentro dos clubes. Não é possível pensar em participar só das modalidades que podemos vencer, a Oliclubes é muito maior que isso". Ele argumentou ainda que os clubes precisam zelar pela manutenção da cultura e fazer sua parte. Cobrou ainda ajuda da comunidade neste sentido e afirmou não ser possível esperar tudo do poder público.

Em seu pronunciamento, o parlamentar Jean Nicoletto lamentou a quebra da máquina reveladora de Raio X do Hospital e Maternidade Rio do Testo e sugeriu que a Câmara estude a possibilidade de adquirir um segundo aparelho do tipo. O vereador Zauri Martins do Nascimento argumentou que os vereadores podem sim estudar a proposta, mas que a Prefeitura paga pelos serviços do hospital e que é responsabilidade da unidade manter em funcionamento seus aparelhos. Disse ainda que por várias vezes foi argumentado que o HMRT é particular, e que se o poder público precisar agir sempre que há uma situação como essa, será preciso aumentar o escopo de participação da Câmara dentro da unidade no sentido da fiscalização. Jean ainda complementou que a ideia é de que o valor do equipamento seja, por exemplo, diluído na prestação de serviços.

Os parlamentares enalteceram também o trabalho da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Pomerode e falaram sobre a visita realizada à sede da entidade. Após os pronunciamentos, os vereadores passaram à apreciação dos projetos. Os resultados você confere na página 09. 


LEIA TAMBÉM


Há registro de 164 pontos de concentração de grevistas e 254 municípios com problemas no abastecimento de combustível



Parlamentar divulgou resultados do seu canal digital de pedidos de emendas, que deve contemplar 58 municípios






Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube