Câmara em Destaque

Alerta para a prevenção

Foto: Marta Rocha
Na tribuna: prevenção ao câncer e lixo jogado nas ruas foram alguns dos temas abordados.

A importância dos meses direcionados à prevenção do câncer em mulheres e homens, o Outubro Rosa e o Novembro Azul, foi um dos assuntos levantados em tribuna por Amarildo da Silva. Segundo o vereador, que leu índices dos tipos de câncer mais comuns nos brasileiros, as atividades desses dois meses servem como um alerta para a comunidade. "As mulheres têm mais cuidado com a saúde e precisamos focar esse olhar para a prevenção dos mais variados tipos de câncer também para os homens".

Amarildo ainda falou sobre o Dia do Idoso e a preocupação com políticas públicas eficientes para a geração de qualidade de vida. "Até 2030 o Brasil terá a quinta população mais idosa do mundo. Diante desse cenário é preciso um olhar voltado para o planejamento das políticas públicas. Nós sabemos que o nosso município tem esse carinho especial com as pessoas idosas, várias ações são realizadas e gostaríamos que isso fosse mantido e melhorado cada vez mais", completou.

O vereador Jair de Oliveira, por sua vez, usou a tribuna para apresentar sua indignação com a irresponsabilidade de alguns moradores, que ainda insistem em jogar lixo nas ruas, em várias comunidades do município. "Isso acontece tanto no perímetro urbano quanto no rural. Está ocorrendo um aumento significativo desses materiais jogados nas ruas. E não é o lixo separado para a coleta, mas sim, aquelas pessoas que não são capazes de encontrar uma lixeira para descartar plásticos, bitucas de cigarros e outros produtos. Muitas vezes são pessoas que moram na localidade e custa levar o lixo para descartar em lugar correto?", disse indignado.

Campanha de lacres e tampinhas nas instituições de ensino, indicações para melhorias em ruas, a fiscalização de obras públicas, bem como a concessão de espaço público também estiveram em pauta. "No último minuto, essa casa conseguiu segurar o projeto enviado pelo Executivo e, através da ideia sugerida pelo vereador Amarildo da Silva, transformar aquele local onde estava uma choperia em um espaço para a comunidade de Pomerode, que usa a praça no fim de semana. Hoje falta uma estrutura e um cuidado para aqueles que usam o local. A nossa indicação é transformar o espaço em uma estrutura adequada com banheiros com acessibilidade, fraldários e bebedouros, além de bancos para os idosos na sombra e bicicletário com suporte para os ciclistas. Essa obra não é cara, fica agora a nossa indicação, com a liderança do vereador Amarildo, para o Executivo", reforçou Deoclides Correa.

 A próxima sessão da Câmara de Vereadores será realizada na noite de terça-feira, 08 de outubro, a partir das 18h.




LEIA TAMBÉM


Há registro de 164 pontos de concentração de grevistas e 254 municípios com problemas no abastecimento de combustível


Presidente esteve em Florianópolis nesta quinta-feira (17) e defendeu o excludente de ilicitude



Encontro de integração do Sul e Sudeste acontece nesta sexta e sábado (18 e 19)





Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube