Política

Alba preside comissão do idoso na ALESC

28 Fevereiro 2019 14:59:00

O deputado Ricardo Alba (PSL) foi escolhido hoje pelos parlamentares que integram a Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso para o cargo presidente. A instalação da comissão foi feita na reunião desta quarta-feira, a primeira desta legislatura. O mandato à frente deste grupo será de dois anos e Alba terá como vice o deputado Fabiano da Luz (PT). Ao ser declarado presidente, Ricardo Alba disse que a prioridade é dar cidadania e assegurar direitos aos idosos em Santa Catarina; "nosso estado é um dos mais longevos da federação", destacou. 

Segundo o IBGE, em cinco anos (2012-2017) a população de idoso no Brasil cresceu 19,5%, saltando de 25,4 milhões para mais de 30,2 milhões de pessoas. Dados do Ministério da Saúde dão conta de que em 2016 o Brasil tinha a quinta maior população idosa do mundo e em 2030 o número de idosos ultrapassará o total de crianças entre 0 e 14 anos. Pesquisa do IBGE anunciada em dezembro de 2017, dá conta de que a expectativa de vida das mulheres chega a 82,4 anos, enquanto a dos homens é de 79,1 em Santa Catarina. Diante desta realidade, o presidente prevê muito trabalho para assegurar e propor políticas públicas em prol dos idosos. 

O plano de ação da comissão é trabalhar seminários e palestras, envolver outros poderes, associações de idosos e especialistas no assunto, levantando um compilado de informações que permita assegurar políticas públicas, "cobrando também do poder público medidas de inserção social e do direito dos idosos", afirmou Alba.  

Integrantes da Frente Parlamentar  

Ricardo Alba (PSL) - presidente 

Fabiano Luz (PT) - Vice presidente

Luiz Fernando Vampiro (MDB)

Marlene Fengler (PSD)

Romildo Titon (MDB)

Sergio Motta (PRB)

Vicente Caropreso (PSDB)



LEIA TAMBÉM


Há registro de 164 pontos de concentração de grevistas e 254 municípios com problemas no abastecimento de combustível


Dentre os integrantes estão o timboense Laércio Schuster e o blumenauense Ricardo Alba



Ao todo foram entregues 19 ofícios com reivindicações de demandas para o município





Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube