Lançamento

A Fada das Cucas e as Receitas para a Vida

09 Novembro 2018 16:35:00

Escritoras da CLiP Mulher criam campanha para lançar livro homenageando Hanna-lora Dahlke

Foto: Divulgação

Você já deve ter ouvido falar ou apreciado as delícias feitas pelas mãos de uma das doceiras mais famosas de Pomerode. Por meio de suas receitas, simplicidade e carinho pelo trabalho, Hanna-lora Dahlke ganhou fama nacional e internacional, levando a saudosa tradição pomerodense das cucas para os mais variados lugares.

E foi esse amor pelo trabalho e pela tradição que incentivou as escritoras da Câmara Literária de Pomerode, Neida Rocha e Andrea Gustmann Gomes, a prestarem uma homenagem à ela. "As delícias produzidas pela D. Hanna-Lora constituem parte do patrimônio imaterial da cidade e sua lembrança deve ser prestigiada como uma forma de retribuição por toda dedicação às tradições, tendo como ponto referencial a arte culinária", declara Neida Rocha.

Então, após um café da tarde na casa de Hanna-lora, com muita cuca, as escritoras iniciaram a produção do livro "Receitas para a Vida". Em cada página do compilado, um pouco das tradicionais receitas que deram fama à Hanna-lora, com mensagens positivas para o viver bem. "Hanna-Lora é sinônimo de cucas deliciosas e, assim, decidimos carinhosamente chamá-la de 'A Fada das Cucas'. Em meados deste ano decidimos prestar-lhe esta homenagem muito carinhosa, unindo algumas de suas receitas tradicionais a 140 textos para uma vida mais feliz", explica Andrea Gustmann Gomes.

Para a doceira, ser agraciada com o livro foi a realização de um sonho. "Quando conversaram comigo pela primeira vez, achei que estavam brincando. Fiquei pensando se merecia tanta consideração, mas acho que deve ser pelo que eu e minha família fizemos por Pomerode e, por isso, agradeço muito a eles por continuarem com essa arte. Eu me emocionei quando deram o título de 'Fada das Cucas' e agradeço por ter sido lembrada por essas duas grandes escritoras e pelo carinho com que estão construindo este livro", ressalta.

Você pode ajudar

As escritoras pretendem lançar o livro "Receitas para a Vida" no início de 2019 e, para isso, lançaram uma campanha de crowdfunding, para contribuições e compras antecipadas. "É possível escolher o valor com o qual deseja contribuir e a recompensa correspondente. Muitas personalidades do município merecem uma homenagem e dentro da literatura, a CLiP Mulher cumpre este papel. Esta é parte de nossa contribuição para Pomerode", reforçam as escritoras.

Interessados podem ajudar por meio do site www.kickante.com.br/campanhas/receitas-vida ou diretamente com as escritoras. "Para elas também é difícil conseguir o valor necessário, por isso, quero pedir humildemente para quem puder que ajude contribuindo com o projeto", conclui Hanna-lora.

Receitas deliciosas


Crowdfunding: escritoras criaram campanha para angariar fundos para publicação do livro


Quer saborear um pouco dessas delícias em casa?

Confira a receita de uma das tradicionais cucas de Hanna-lora:

Massa de cuca

1 ovo

80 gr açúcar 

40 gr gordura (um pouco banha e margarina) 

250 ml leite com água morno

Uma pitada de sal 

Uma pitada de canela 

Um pouco raspa de limão 

1 colher sopa fermento instantâneo 

350 gr farinha de trigo 

Modo de Preparo

Hidratar o fermento no Líquido 

Misturar o ovo o açúcar a gordura os temperos 

Misturar o líquido com fermento e por último o trigo bata bem até obter uma massa lisa cubra com um pano e deixar crescer. 

Espalhe numa forma untada e deixar crescer mais um pouco colocar a farofa ou outro recheio de sua preferência em forno médio por uns 15 a 20 minutos.

Antes de colocar a farofa pincele a cuca com ovo batido um pouco de leite e açúcar.

Farofa

Misturar 100gr gordura (banha e margarina ou manteiga) 

120 ml óleo 

1 xícara de chá fermento em pó 

Um pouco raspa de limão 

Um pouco canela 

350 gr açúcar

Misture bem até obter UM Creme depois misturar 350 gr farinha de trigo com a ponta dos dedos,  às vezes precisa acrescentar mais trigo sempre depende da temperatura.




LEIA TAMBÉM






Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube