Precaução

Cuidados essenciais no contato com o Caramujo Africano

Foto: Divulgação
Atenção: os Caramujos Africanos se alimentam de folhas, flores, frutas e são geralmente encontrados próximo a mata.

Devido ao aumento da temperatura, as tempestades e o clima úmido criam um ambiente favorável para a reprodução de moluscos terrestres. Destaca-se entre eles, o Caramujo Africano, cada vez mais presente em solo brasileiro. Em algumas localidades de Pomerode, moradores registraram a presença do animal. A gerente da Vigilância Epidemiológica de Pomerode, Jaqueline S. B. Gustmann, destacará alguns cuidados importantes a serem seguidos quando em contato com esta espécie.

"Todos os anos, temos registro de aumento da população de moluscos nessa época do ano, quando temos um período com mais chuvas deixando o ambiente úmido, propício para a proliferação" comenta. Devido à reprodução intensa, com cerca de 50 a 400 ovos por gestação, que duram apenas duas a três semanas para se formarem, esses caramujos passam a se procriar mais rapidamente. Um dos fatores responsáveis pelo demasiado crescimento é a falta de predadores, inexistentes no Brasil.

Para o combate dos mesmos, devem-se tomar alguns cuidados como, realizar a coleta pela manhã ou no fim da tarde, utilizar luvas de borrachas ou realizar a coleta com o auxilio de uma pá. "Proteja a pele e as mucosas: não coma, fume ou beba durante o manuseio do caracol. Em caso de contato acidental, lave as mãos com água e sabão. Recolha também os ovos, que ficam semienterrados e procedendo da mesma forma usada para os animais coletados" explica.

O destino dos moluscos também recebe alguns cuidados, "eles podem ser colocados para a coleta de lixo comum, desde que os caracóis e os ovos sejam armazenados em dois sacos plásticos e suas conchas sejam quebradas, utilizando um martelo ou pisando em cima com calçado adequado. Em caso de despejo, as valas devem ter pelo menos 80 cm de profundidade, localizadas longe de cisternas, poços artesianos ou lençol freático. Coloque sempre que possível uma pá de cal virgem para impermeabilizar o solo e para não atrair outros animais, principalmente se uma grande quantidade for coletada, fechando a vala com terra" ensina.

Jaqueline ainda reforça sobre a importância da higienização dos alimentos cultivados ou comprados. "Não utilize os caracóis gigantes africanos como alimento ou isca para pescar e por medida de segurança lavem bem as frutas, hortaliças, verduras e legumes, fazendo a desinfecção com hipoclorito de sódio" completa. 


LEIA TAMBÉM


Samae explica que os trabalhos foram retomados por volta das 6h30min


Houve um rompimento de rede na saída da ETA 1, na Rua Heinrich Passold


No trecho 1 está sendo aguardado o deslocamento dos postes de energia para que os trabalhos possam seguir






Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube