Teatro

Palco Giratório traz a Blumenau o espetáculo A Mulher Arrastada (RS), no dia 30 de abril, e roda de conversa com Diones Camargo (RS), no dia 2 de maio

15 Abril 2019 15:59:00

Os eventos são gratuitos e abertos à comunidade, e os ingressos devem ser retirados no local 1 hora antes

Foto: Divulgação
Pensamento Giratório - com Diones

Teatro, manifesto, roda de conversa, exclusão e violência contra a mulher. Com esse enredo, o Palco Giratório 2019 traz a Blumenau o espetáculo A Mulher Arrastada, de dramaturgia de Diones Camargo (RS), no dia 30 de abril, às 20h30, no Galpão de Arquitetura da FURB; e roda de conversa, no Pensamento Giratório, com o dramaturgo com o tema Vozes silenciadas ou que silenciam, no dia 2 de maio, às 9h, no Auditório do Bloco T, no Campus 1, na FURB. Os eventos são gratuitos e abertos à comunidade, e os ingressos devem ser retirados no local 1 hora antes de cada apresentação. 

Inspirada no caso real ocorrido no Rio de Janeiro em 2014, a peça narra os últimos momentos de Cláudia Silva Ferreira - mulher negra, pobre, 38 anos, auxiliar de serviços gerais, mãe de quatro filhos biológicos e quatro adotivos -, brutalmente assassinada pela Polícia Militar ao sair de casa para comprar pão para sua família. Após ser baleada, seu corpo foi atirado às pressas no camburão da viatura e arrastado ainda com vida em meio ao tráfego da capital fluminense, sob o olhar horrorizado de motoristas e pedestres. Entrelaçando fato verídico e narrativa ficcional, esta peça-manifesto mostra a figura trágica de Cláudia reivindicando o que havia sido apagado durante a cobertura jornalística do caso: o seu próprio nome, substituído pela impessoal, violenta e cruel alcunha de: Mulher Arrastada.

A montagem mostra duas situações paralelas. Uma delas, interpretada pela atriz Celina Alcântara, alude ao assassinato de Cacau, como Cláudia era conhecida. A outra mostra um policial, vivido por Pedro Nambuco, tentando se livrar da acusação de um crime. A peça estreou no ano passado e já conquistou importantes prêmios: Foi vencedor do Prêmio Açorianos de Teatro 2019 (Melhor Espetáculo, Melhor Atriz para Celina Alcântara, e Melhor Iluminação para Ricardo Vivian) e do Prêmio Braskem Em Cena 2018 (Melhor Espetáculo e Melhor Atriz).

A roda de conversa Vozes silenciadas ou que silenciam, com Diones Camargo, no dia 2 de maio, tratará sobre Teatro, Negritude e Violência contra mulher conforme a sinopse: "Vozes inaudíveis; vozes que são silenciadas ou que silenciam. Pessoas em situações sociais opostas, mas que se encontram igualmente à margem; cidadãos excluídos pela sociedade ou afastados dela na tentativa de se proteger. Peões periféricos separados por um muro simbólico erguido entre dois extremos e cuja única intenção é impedir que estes opostos se reconheçam, ou tomem consciência um do outro. Ambos ligados à ordem construída para anestesiar as potências de revolta que enunciam um sistema excludente e desigual".

PALCO GIRATÓRIO SESC

É o maior projeto de artes cênicas da América Latina, que há 20 anos traz ações formativas e espetáculos de teatro, circo e dança para todas as idades. O projeto possui reconhecimento internacional pela qualidade dos trabalhos, pela diversidade de público, de espetáculos, e pela extensa abrangência das ações que atende a todas as regiões do Brasil. Em 2019, Santa Catarina espera em torno de 10 mil pessoas em 74 dias de programação, 63 apresentações, 4 Pensamentos Giratórios, 64 horas de oficinas além de ações expandidas e de mediação cultural. Os trabalhos apresentam a pluralidade e inovação da produção cênica brasileira no 16º Festival Palco Giratório - no mês de agosto, em Florianópolis - e nas 6 turnês por todas as regiões catarinenses - de abril a outubro. Esse ano o grande destaque são as propostas expandidas e de mediação, que ampliam as ações de formação para os diversos públicos.

SERVIÇO 

Espetáculo "A Mulher Arrastada", de Dramaturgia Diones Camargo (RS)

30 de abril, às 20h30

Local: Galpão de Arquitetura da FURB (R. São Paulo, 1400, Victor Konder, Blumenau/SC)

Ingressos: são limitados e deverão ser retirados1 hora antes no local do evento.

Classificação indicativa: 14 anos

Duração: 50 minutos

Entrada gratuita e ingressos limitados, retirados 1 hora antes no local.

Pensamento Giratório com Diones Camargo: vozes silenciadas ou que silenciam (RS) 

02 de maio, às 9h

Roda de conversa sobre Teatro/Negritude/Violência contra mulher

Local: Auditório Bloco T, Campus 1- FURB (R. São Paulo, 1515, Victor Konder, Blumenau/SC)

Classificação indicativa: 14 anos

Duração: 2 horas.

Entrada gratuita e ingressos limitados, retirados 1 hora antes no local.



LEIA TAMBÉM


Com aumento do consumo, é preciso estar atento para fraudes. Fiscais federais realizam inspeção em 16 estados




Marca catarinense que está entre as mais premiadas do Brasil, investe em uma linha especial para a data. Produtos são feitos a partir de ingredientes naturais, sem adição de conservantes, corantes ou aromatizantes artificiais






Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube