Iphan/SC

Licitação finalizada para restauração da Casa do Salto

05 Dezembro 2018 15:41:00

Casa do Salto será restaurada para abrigar a futura sede do Escritório Técnico do IPHAN no Vale do Itajaí

O IPHAN/SC concluiu em novembro de 2018 o procedimento licitatório para contratação de empresa especializada na prestação de serviços de conservação de bens culturais imóveis, e em breve dará início às obras de reforma e restauração da Casa do Salto, edificação em estilo enxaimel construída na primeira metade do século XX, que será a sede do Escritório Técnico do IPHAN no Vale do Itajaí.

A casa foi cedida ao IPHAN em maio deste ano, por meio de um contrato de comodato, pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - SAMAE do Município de Pomerode. 

A edificação possui apenas um pavimento, construído na técnica enxaimel, que se constitui, basicamente, de uma estrutura de madeira cujo elemento de vedação usual são os tijolos aparentes ou rebocados, ou mesmo taipa. 

No estado de conservação atual, as instalações hidráulicas e sanitárias não atendem às normas vigentes. Não há instalações de lógica e telefonia, nem segurança ou prevenção contra incêndio. Sendo assim, será feita a readequação geral do imóvel, para que atenda ao uso e exigências de segurança. 

A Casa do salto recebeu este nome por causa de uma pequena cascata formada no riacho que corre atrás da edificação. A estruturação do Escritório do Iphan no local fortalecerá a atuação da instituição na região, auxiliando na aproximação com a comunidade, orientações e fiscalização de bens tombados, garantindo o avanço na preservação e a salvaguarda do patrimônio cultural. 

A implantação do Escritório Técnico do Vale do Itajaí será essencial para tornar possível atuação do IPHAN com vistas a "promover e coordenar o processo de preservação do patrimônio cultural brasileiro para fortalecer identidades, garantir o direito à memória e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país", sua missão institucional. 

Fonte: Assessoria de imprensa 3387-7273 



LEIA TAMBÉM


Material vai ampliar acesso ao diagnóstico mas não substituirá o teste confirmatório feito nas UBSs


Bloqueio ocorre em aparelhos que não oferecem qualidade e segurança exigidas pela regulamentação brasileira


Para continuar assistindo à programação da TV aberta, todas as residências devem estar preparadas para receber o sinal digital antes do dia 17 de dezembro


Indicador fechou novembro com queda de 0,21%. Produtos importantes, como combustíveis, ficaram mais baratos





Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube