Troca de conhecimentos

Jornal Prudente lança primeira edição

11 Julho 2019 17:02:17

Foto: Janaina Possamai
Equipe de jornalismo: integrantes do Jornal Prudente estiveram no Testo para uma manhã repleta de troca de experiências.

A equipe de jornalismo do Jornal Prudente, criado pelos alunos da E.E.B. Presidente Prudente de Morais, fez uma visita ao Jornal Testo Notícias na sexta-feira, dia 05. Os alunos tiraram dúvidas sobre todo o processo de apuração de matérias, diagramação e impressão de um jornal. Eles também contaram sobre a primeira edição do Jornal Prudente, que circulou em junho deste ano.

A editora do Jornal Prudente é a estudante do 3º ano do Ensino Médio, Mayara Laiana Koepp, de 16 anos. Ela conta que a iniciativa partiu do Grêmio Estudantil e foi acolhida pela direção da escola. O passo seguinte foi montar a equipe de jornalismo. "Passamos listas nas salas convidando a quem quisesse participar. Nossa equipe conta com 12 pessoas". Mayara conta ainda que a primeira edição do informativo contém matérias sobre homenagens cívicas, prêmios conquistados pelos alunos e atividades desenvolvidas pela escola. "Nós queremos levar informação não só para os alunos, mas também para os pais e para a comunidade".

Uma das estudantes que topou o desafio de se tornar uma jovem jornalista foi Juliana Rafaela da Silva, 16 anos, do 2º ano. "Acho que é uma oportunidade muito boa para nós adquirirmos novos conhecimentos". A equipe do Jornal Prudente mescla estudantes dos três anos do Ensino Médio, Jessica Kamilly Santana de Souza, de 15 anos, é uma das alunas do 1º ano que aderiu ao projeto. Para ela uma das matérias que mais chamou atenção na primeira edição tinha como tema o teatro que o terceiro ano da tarde fez sobre a depressão. "É uma doença que atinge muitas pessoas, por isso chama nossa atenção para sabermos mais".

As duas jovens contam não ter produzido matérias para a primeira edição, mas se preparam para as próximas. Já Cristhofer Matheus Sell, de 16 anos, estudante do 2º ano, teve seu texto sobre a homenagem ao Dia das Mães publicado já na primeira edição do jornal. Ele diz ter contado com a ajuda de Mayara e da professora de português para revisar o texto. "Quando as meninas falaram sobre participar da equipe, primeiro decidi que gostaria, aí fiquei um pouco na dúvida, mas por fim resolvi participar porque acho muito interessante compartilhar informações e trabalhar com pessoas".

O diretor da escola, Márcio Porath, diz considerar a escola um espaço democrático e que deve oportunizar a criação de um pensamento crítico, responsável e participativo na sociedade. "Esses adolescentes logo se transformarão em adultos e nós temos que instigar para que eles não sejam meros reprodutores, mas que assumam o papel de atores na sociedade" finaliza.



LEIA TAMBÉM






Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube