Pandemia

Covid: Índice de transmissibilidade sobe em SC e chega a 1,4

Foto: Murici Balbinot

O índice RT, que mede o nível de contágio para Coronavírus, subiu de 1,25 no fim de novembro para 1,4 no começo de dezembro, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Isso significa que, em média, 100 pessoas que contraíram a Covid-19 contaminam outras 140.

De acordo com a SES, o índice RT de 1,4 é uma média da oscilação atual entre 1,10 e 1,71. Ou seja, mesmo no cenário mais otimista, com menor nível de contágio, a doença está em expansão.

O avanço da Covid é perceptível pelo aumento no número de casos ativos no Estado. No último boletim da SES, divulgado nesta quarta-feira (2), Santa Catarina registrava 33 mil doentes ativos, maior número desde o início da pandemia.

Para tentar frear o contágio da doença, o governo do Estado anunciou toque de recolher durante a madrugada por um período de 15 dias. Com isso, os estabelecimentos deverão fechar as portas até às 23h, com a possibilidade de atender os clientes que já se encontrarem no recinto até meia-noite. O texto oficial ainda não foi publicado.

"Essas medidas têm a intenção de mostrar para a sociedade que estamos em um momento de agravamento do risco. Definimos ações conjuntas, que valem para todo o Estado e pretendem frear o avanço da doença", destacou o governador Carlos Moisés da Silva.


LEIA TAMBÉM





Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube