Defesa Civil

Cão de resgate reforçará Defesa Civil na região de Jaraguá do Sul

15 Abril 2019 17:59:00

Foto: Divulgação

Jaraguá do Sul e região deve ganhar, em breve, um reforço para auxiliar em situações de emergências atendidas pela Defesa Civil. Trata-se de um cão da raça labrador que será treinado para auxiliar em missões de busca e salvamento. O animal é originário uma recente ninhada, resultado do cruzamento de cães que atuaram no resgate de vítimas em desastres como a tragédia no Morro do Baú, em 2008, no rompimento na Barragem em Brumadinho, no começo deste ano. 

"O cãozinho que virá para cá está na cidade de Xanxerê. Quando completar 21 dias de vida já iniciará o treinamento e somente depois disso será encaminhado para nossa região", explicou o diretor de Defesa Civil da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Hideraldo Colle. 

Quando chegar, o cão ficará sob responsabilidade do 1º tenente BM, Tiago José Domingos, representante do Comando dos Bombeiros Militares de Santa Catarina junto ao Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (Grac) e Grupo de Resposta de Jaraguá do Sul (GRJ). O oficial assumirá a continuidade adestramento. 

Os cães selecionados para este tipo de trabalho começam a ser treinados entre 15 e 21 dias de vida. O trabalho de adestramento passa por técnicas de cinotecnia, ciência que estuda a anatomia, comportamento, psicologia e fisiologia dos cães. Hoje, o Estado de Santa Catarina é referência nacional no trabalho com cinotecnia. 

Uma vez em Jaraguá do Sul, cão vai atuar em ocorrências na região comobusca e salvamento de pessoas desaparecidas, que se perderam na mata ou saíram de casa por problemas psicológicos, além de atendimentos a idosos com Alzheimer. 

A Diretoria de Defesa Civil também informa que um jornal local irá realizar enquete junto à comunidade para a escolha do nome do cãozinho. 

Fonte: Hideraldo Colle - Diretor de Defesa Civil da PMJS - 2106-8635 


Imagens


LEIA TAMBÉM


Com aumento do consumo, é preciso estar atento para fraudes. Fiscais federais realizam inspeção em 16 estados




Marca catarinense que está entre as mais premiadas do Brasil, investe em uma linha especial para a data. Produtos são feitos a partir de ingredientes naturais, sem adição de conservantes, corantes ou aromatizantes artificiais






Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube