Equipamentos

Bombeiros Voluntários de Pomerode recebem novas ferramentas para resgate veicular

Equipamentos foram destinados por meio de um Termo de Cessão de Uso assinado pelo prefeito Ércio Kriek nessa sexta-feira

Foto: Ismael Ewald Limberger

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Pomerode dispõe agora de um novo conjunto de ferramentas para resgate veicular. Os equipamentos foram destinados à corporação pela Prefeitura de Pomerode, por meio de um Termo de Cessão de Uso (Projeto de Lei Ordinária do Executivo n° 3.092-2020), assinado pelo prefeito Ércio Kriek na tarde dessa sexta-feira, dia 22. 

No ato, Ércio aproveitou para enaltecer o trabalho desenvolvido pelos bombeiros de forma voluntária, prezando por vidas pomerodenses. Falou ainda da valorização do trabalho conjunto e da importância de contribuir com a corporação. 

O valor foi custeado a partir dos recursos oriundos das taxas de vistorias de edificações, já a aquisição ocorreu através de um processo licitatório realizado no fim de 2019. Estão inclusos no conjunto de equipamentos: uma ferramenta hidráulica combinada (corte/expansão) à bateria, um conjunto hidráulico com motor à combustão e com unidade motora com capacidade para operação simultânea de duas ferramentas, uma tesoura, um expansor, um cilindro telescópico e uma ferramenta corta pedais , acompanhados dos acessórios, como mangueiras hidráulicas, kit de correntes para tração e protetores de air bag. O investimento foi de R$188.204,00.  

De acordo com o comandante, Carlos Hein, os novos equipamentos contemplam o que há de mais moderno e eficaz para realizar os resgates veiculares, acompanhando o avanço da engenharia veicular. "O conjunto com que trabalhamos atualmente tem praticamente 30 anos de uso, houve muitos avanços na segurança veicular nestas três décadas, e isto se reflete em materiais empregados na montagem de um veículo que são desenvolvidos para serem resistentes e ao mesmo tempo absorverem o máximo de impacto possível, para que as forças desse impacto não sejam transferidos para os ocupantes do veículo. Assim, quando acontece uma acidente em que as vítimas acabam por ficar encarceradas no veículo pela deformação da estrutura, os materiais empregados oferecem aos bombeiros uma resistência muito maior para ser cortada, pois foram projetados para terem uma deformação programada de modo a preservar os ocupantes em um eventual impacto. Os equipamentos recebidos acompanham essa evolução e irão permitir um trabalho com mais segurança para os bombeiros e vítimas, além de permitir uma agilidade maior e menor esforço do operador".  

Ele explicou ainda que o equipamento à bateria, por exemplo, permite o acesso a um veículo em uma ribanceira, levando apenas a ferramenta que já vem com a bateria acoplada, sem a necessidade de mangueiras e de uma unidade motora separada, o que traz agilidade à operação.

Compõem ainda o processo licitatório: estabilizadores laterais e um conjunto de almofadas pneumáticas, equipamentos que já foram entregues na última semana, mas que ainda necessitam de encaminhamento e aprovação do Termo de Cessão de Uso aos moldes do já aprovado no dia 12 de maio pela Câmara de Vereadores, trâmites que devem ser finalizados no início de junho.

Para o presidente do Corpo de Bombeiros Voluntários de Pomerode, Robson Roque Heidemann, é importante ressaltar o apoio da comunidade e do poder público. "Temos que agradecer primeiro à comunidade e também à Prefeitura que ajudam a viabilizar esse tipo de investimento. Não só é benéfico porque esse dinheiro fica na cidade e contribui com a população pomerodense, como também aumenta a qualidade dos serviços que os bombeiros prestam para a cidade, melhoram nosso tempo de resposta e, com isso, salvam vidas", finaliza.

Imagens


LEIA TAMBÉM


Confira mais detalhes da previsão do tempo para essa segunda-feira, dia 8


Confira a previsão do tempo para esse fim de semana


Confira a previsão do tempo para essa sexta-feira, dia 5





Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube