Aniversário

Aurora: 50 anos, a soma de todos nós, por Mario Lanznaster

Foto: Divulgação

Dois homens e um ideal. O projeto para a fundação de uma Cooperativa Central, destinada a reunir as cooperativas agropecuárias, nasceu do encontro de Aury Luiz Bodanese, que presidia a Cooperativa Mista Agropastoril Chapecó, com Setembrino Zanchet, na época gerente do Banco do Brasil. Era o final da década de 1960. Aquelas duas lideranças tinham uma visão muito nítida do futuro: tornava-se imperativo para o desenvolvimento regional que o oeste catarinense deixasse de ser simples fornecedor de matéria-prima e passasse a industrializar proteínas animal e vegetal.  

O projeto de Bodanese e Zanchet consolidou-se quando, em 15 de abril de 1969, 18 dirigentes representando oito cooperativas formalizaram a criação da Coopercentral. O primeiro anseio era o abate e processamento de suínos, pois a atividade encontrava-se em franca expansão, mas servia apenas para abastecer frigoríficos de vários Estados brasileiros. Setembrino Zanchet viabilizou o primeiro financiamento, através do qual foi possível adquirir a massa falida do Frigorífico Marafon e adaptá-lo para atender as normas do Serviço de Inspeção Federal (SIF). O primeiro abate (200 suínos) da unidade reformada e ampliada ocorreu em 15 de outubro de 1973. Adjacente à compra daquela indústria veio a marca Aurora, que notabilizou-se internacionalmente como sinônimo de qualidade e sabor e, atualmente, identifica o próprio nome da empresa.

A partir daí, a Aurora nunca mais parou de crescer e construiu essa inspiradora trajetória de 50 anos que pode ser descrita como a vitória do trabalho e da perseverança sobre toda sorte de desafios e dificuldades. Em 1988 a Aurora ingressava na moderna avicultura industrial ao inaugurar a unidade em Maravilha. Em 2008 passava a atuar em outra frente pioneira com o início de atividades da avançadíssima indústria de lácteos em Pinhalzinho.

Atualmente, nossos números testemunham de forma altissonante a condição de terceiro maior grupo brasileiro do segmento de proteína. Nossas plantas industriais processam 20 mil suínos/dia, 1 milhão de aves/dia e 1 milhão e 500 mil litros de leite por dia. Empregamos diretamente 28.300 funcionários. Nossa receita operacional bruta é de aproximadamente 10 bilhões de reais ao ano. Temos 100.000 clientes no Brasil e exportamos para 60 países.

Hodiernamente, a Cooperativa Central Aurora Alimentos pertence a 11 cooperativas filiadas que, juntas, congregam uma extraordinária base produtiva no campo formada por 70.000 famílias rurais, 85% delas tecnicamente classificadas na categoria de agricultura familiar. Portanto, a Aurora pertence a essa comunidade cooperativista e é a extensão dos braços dos associados, agricultores e produtores de todas as 11 sociedades cooperativas filiadas.

No Brasil e no mundo, a Aurora tornou-se paradigma de sustentabilidade, qualidade em alimentos, compromisso com o bem-estar social e respeito ao meio ambiente - tudo temperado pelos princípios do cooperativismo universal. Assim é o cooperativismo que acalenta sonhos, realiza-os pela força do trabalho e faz seus frutos retornarem de forma proporcional à contribuição de cada um.

A soma de todos nós, o imenso capital humano que faz a Aurora é nosso maior patrimônio. Imensa gratidão e esses homens e mulheres que - nos campos e nas cidades, nas indústrias e nas fazendas - mantêm essa admirável dinâmica de trabalho produtivo. Vamos em frente. Os próximos 50 anos nos esperam.

Por Mário Lanznaster, presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos e vice-presidente para o agronegócio da Fiesc


Imagens


LEIA TAMBÉM


Ele falou sobre desafios, conquistas e a decisão de ser pré-candidato à prefeito de Pomerode


Acidente aconteceu na Rua Mauá, Centro de Pomerode


Liturgia ecumênica pode ser acompanhada pelo canal da Secretaria de Educação Pomerode no YouTube


As informações são do Atlas da Mata Atlântica, iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)




Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube