Liberação
26 Setembro 2020 09:52:00

O retorno é vetado apenas nas regiões que se enquadrarem no risco gravíssimo

$artigoImagemTitulo

A portaria 754, publicada pela Secretaria de Estado da Saúde nesta sexta-feira, 25, permite o retorno de jogos e treinos de futsal promovidos pela Federação Catarinense de Futebol de Salão. A retomada deve respeitar a matriz de risco potencial, ficando vetado o retorno apenas nas regiões que se enquadrarem no risco gravíssimo (cor vermelha). No momento, nenhuma região dos estado está nessa situação.

Visando manter a segurança e a prevenção de aglomerações, o público continua proibido, tanto nos jogos, quanto nos treinos, sendo vedada também a permanência de torcedores nas áreas externas ou entorno do local do evento. Todas as regras seguem o padrão da Portaria SES nº 703, que dispõe sobre a definição de critérios para a retomada dos eventos e competições esportivas organizados pela iniciativa privada e pela Fundação Catarinense de Esporte. A exceção fica pelo Art. 3 caput, inciso II, que não prevê a retomada nas regiões de risco grave (cor laranja). 

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, a autorização se dá a partir da avaliação atual da matriz de risco epidemiológico do Estado: "Entendemos que se faz necessária uma retomada gradual das atividades sociais. Porém, é importante que se tenha consciência que os cuidados devem permanecer, o vírus ainda está presente e devemos estar atentos". 

A responsabilidade pela fiscalização do cumprimento das regras está a cargo da Vigilância Sanitária municipal e das Forças de Segurança.


Esporte
23 Setembro 2020 16:39:00

A transmissão acontecerá quinta-feira, dia 24, às 19h30min

$artigoImagemTitulo

O instrutor nacional da Confederação Brasileira de Soccer Society (CBSS), George Oscar Yared Kielwagen foi convidado a ser o palestrante da 1ª live de arbitragem da historia da Confederação Brasileira de Futebol Society. O pomerodense é, desde 2019, o único instrutor nacional da CBSS em Santa Catarina. A transmissão será na quinta-feira, dia 24, às 19h30min, pela plataforma Zoom. A transmissão será para oficiais da Liga Pomerodense, da Associação Pomerodense de Árbitros de Futebol e para todos os interessados em participar, e discorre sobre a Regra 9 do livro nacional. 


Futebol
22 Setembro 2020 14:58:00

A terça terá duelos entre América-MG e Ponte Preta, e Juventude e CRB

$artigoImagemTitulo

América-MG e Ponte Preta se enfrentam nesta terça-feira (22), às 21h30 (horário de Brasília), na Arena Independência, em Belo Horizonte (MG), pelo jogo de volta da Quarta Fase da Copa do Brasil. Como a primeira partida terminou em 1 a 1, quem vencer assegura vaga nas oitavas de final. Caso ocorra um novo empate, avança a equipe com melhor desempenho na cobrança de pênaltis.

Na Série B, os dois clubes concorrem na parte de cima da tabela. A Macaca é a terceira colocada, com 18 pontos, enquanto o Coelho é o quinto, com 17.

No primeiro jogo da noite, às 19h, o Juventude entra em campo para encarar o CRB, no Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL). Com vantagem após vencer o primeiro confronto por 2 a 0, em Caxias do Sul (RS), os gaúchos prosseguem na competição mesmo se perderem por um gol de diferença. Para os alagoanos continuarem sonhando com o título, terão de vencer por três gols de diferença. Se o Galo da Pajuçara ganhar por uma vantagem de dois gols, a classificação às oitavas será definida em disputa de pênaltis.

Os dois clubes também disputam a Série B do Campeonato Brasileiro, e três pontos os separam na tabela. O Juventude é o sétimo colocado, com 16 pontos, e o CRB é o décimo, com 13. A equipe nordestina segue confiante na reviravolta, pois conta com artilheiro da segunda divisão, o atacante Léo Gamalho, com sete gols marcados. Na copa do Brasil, o jogador também vem mostrando serviço: é o vice-artilheiro, tendo balançado cinco vezes a rede dos adversários. Gamalho fica atrás apenas de Nenê, do Fluminense, com seis gols.

Além da classificação à próxima fase, o clube receberá da CBF a premiação de R$ 2,6 milhões.

Embates de quarta-feira (23)

A Quarta Fase terá clássico carioca amanhã (23): Vasco e Botafogo se enfrentam às 21h30, em São Januário. Os alvinegros derrotaram os cruzmaltinos por 1 a 0, no Estádio Nilton Santos. Em caso de empate nesta quarta (23), o Botafogo comandado pelo técnico Paulo Autuori se classifica às oitavas. Já para os vascaínos prosseguirem, terão de vencer por uma vantagem de dois gols. Se ganhar pelo placar mínimo, ao fim dos 90 minutos de jogo, haverá disputa de pênaltis. O clássico Vasco e Botafogo será transmitido ao vivo pela Rádio Nacional a partir das 21h. 

Brusque e Ceará também entram campo às 21h30 no Castelão, em Fortaleza (CE). No primeiro jogo, o Vozão derrotou os vice-campeões catarinense por 2 a 0, no estádio Augusto Bauer, na cidade Brusque (SC). Desta forma, o Bruscão precisa de uma vitória por três gols de diferença para seguir na Copa do Brasil. Se vencer apenas por dois gols de vantagem, avança quem cobrar melhor os pênaltis. Já os cearenses poderão perder por um gol de diferença que mesmo assim chegam às oitavas.

Quinta-feira (23)

O Atlético-GO vai receber o Fluminense, no estádio Olímpico, em Goiânia, às 20h. O Tricolor leva vantagem após vencer em casa, no Maracanã, por 1 a 0. O empate já é o suficiente para os cariocas eliminarem o Dragão. Por outro lado, os goianos precisam vencer por dois gols de diferença. Se a vitória for pelo placar mínimo, Tricolores e Rubro-Negros definem a classificação na disputa de pênaltis. 

Informações: Agência Brasil.


Retomada
18 Setembro 2020 09:55:00

Novo decreto do Estado pode atrasar a deliberação final

$artigoImagemTitulo

Na segunda-feira, dia 14, a Fundação Promotora de Eventos, Esportes e Lazer (Funpeel) realizou uma reunião, de forma remota, com os dirigentes das equipes para avaliar a volta do Campeonato Integração de Bairros. Ao final, ficou decidido que a competição voltaria daqui a algumas semanas em campos fechados, disponibilizados pela Funpeel, seguindo as medidas necessárias e com fiscalização.

Mas, no mesmo dia, o Governo do Estado de Santa Catarina definiu as normas para a retomada de competições esportivas. Para as modalidades com contato direto e as coletivas é obrigatório realizar Teste Rápido com pesquisa de antígeno Covid-19, em até 24 horas antes das partidas.

Para o gerente de esportes comunitários da Funpeel, Rildo Bezerra, a realização dos exames não será possível por parte das equipes. Além disso, o presidente da Fundação e o prefeito de Pomerode estão analisando, junto com a Polícia Militar e a Secretária de Saúde do município, os critérios estabelecidos pelo decreto do Governo do Estado.

Ainda segundo Rildo, a princípio o retorno da competição será mantido como definido na reunião de segunda-feira. "Mas, devido ao novo decreto, estamos trabalhando para definir a real possibilidade de realizar a competição e analisando a flexibilização do decreto", finaliza. 


Esporte
10 Setembro 2020 10:08:00

Brusque, Timbó e Rio do Sul serão as cidades-sede

$artigoImagemTitulo

O presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Rui Godinho, anunciou na terça-feira, dia 2, a realização da 60ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Neste ano, as cidades-sede serão Brusque, Timbó e Rio do Sul. Além disso, a Fesporte divulgou que algumas modalidades serão disputadas em outras cidades, como Balneário Camboriú, Florianópolis e Blumenau.

Brusque, cidade-berço dos Jogos Abertos, sediará o maior número de modalidades, serão dez: natação, futsal, voleibol, basquete, tênis de mesa, bolão 16, bolão 23, ciclismo, xadrez e bocha. Balneário Camboriú será sede de oito modalidades: triatlo, vôlei de praia, jiu jítsu, karatê, judô, taekwondo, handebol e ginástica rítmica. Rio do Sul ficará com quatro: tiro, tênis, futebol e punhobol. Em Florianópolis, acontecerá o remo; em Blumenau, a ginástica artística e, em Timbó, o atletismo.

Segundo a diretoria de esporte da Fesporte, os Jasc serão realizados em dois blocos neste ano: o primeiro em meados de novembro (19 a 24) e o segundo no início de dezembro (30/11 a 5/12). A equipe técnica está preparando o cronograma que definirá as competições de cada um deles.

Devido ao momento atual, alguns procedimentos serão necessários para a realização desta edição, como, por exemplo, a ausência do público. Além disso, os atletas serão submetidos ao teste tipo RT-PCR, que deverá ser realizado pelos respectivos municípios a que representam. Os testes deverão ser feitos ainda no município de origem, e os resultados emitidos com 72 horas de antecedência do embarque para os Jasc.


Secom /

O calendário oficial foi divulgado pela Fesporte na quinta-feira, dia 3. O mês de setembro se reserva aos prazos de inscrição (até dia 11) e de desistência e inclusão de atleta (17), bem como ao início dos eventos da etapa microrregional (25). Em outubro, encerra-se o período de realização da etapa microrregional (11), prazo de desistência e inclusão de atleta para a etapa regional, congressos técnicos da etapa regional (21 e 22) e realização das competições nas regiões Oeste e Centro-Oeste (29/10 a 1/11).

Novembro traz o período de realização dos jogos nas regiões Leste-Norte e Sul (5 a 8), o fim do prazo para desistência ou inclusão de atleta para a etapa estadual (11), o congresso técnico (16), o primeiro bloco dos Jasc (19 a 24) e o início do segundo bloco (30), que se encerra em 5 de dezembro.

A Fundação Promotora de Eventos, Esportes e Lazer de Pomerode (Funpeel) está em contato com os coordenadores para definir quais modalidades confirmarão presença na competição deste ano.


Prova de rua
04 Setembro 2020 14:05:00

A Corre Brasil informou a data para a realização da edição 2021

$artigoImagemTitulo

A edição 2020 da Meia Maratona de Pomerode, que deveria acontecer no dia 18 de outubro, foi cancelada pela organização. De acordo com a Corre Brasil, considerando o cenário extremamente delicado sobre a propagação da Covid-19, a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que se evitem aglomerações e, ainda, acompanhando o movimento nacional dos eventos esportivos, a decisão foi a de não realizar o evento. A data da edição 2021 também já foi confirmada: 24/10/2021.


Santa Catarina
24 Agosto 2020 11:02:00

Provas serão disputadas em Urubici e Florianópolis entre os dias 26 a 28 de março

$artigoImagemTitulo

Entre os dias 26 a 28 de março de 2021, Santa Catarina irá receber a competição de ciclismo 'Haute Route'. A edição brasileira do evento internacional terá um total de 222 kms, com provas sendo disputadas em Urubici e Florianópolis.

A etapa em Santa Catarina marcará a abertura das etapas presenciais do evento em 2021. Em fevereiro, será disputada o Haute Route Watopia, com um trajeto virtual de três dias na plataforma Zwift.  

"O Haute Route se consolidou entre ciclistas de todo o mundo pela organização de provas disputadas em locais lindos e, principalmente, esportivamente desafiadores, com a oferta de infraestrutura completa de apoio e segurança. É motivo de muito orgulho incluir as estradas catarinenses nessa história", destacou o CEO do Haute Route Brasil, Fernando Palhares.

Calendário de provas em 2021:

Fevereiro - Plataforma Zwift
26 a 28 de março - Santa Catarina
11 a 13 de junho - Suíça
6 a 10 de julho - Espanha e França
22 a 28 de agosto - França
31 de agosto a 4 de setembro - Itália
1 a 3 de outubro - França
29 a 31 de outubro - Omã
5 a 7 de novembro - México  


Esporte
22 Agosto 2020 11:59:00

Vilmar Luis Boni conta sobre sua relação com a corrida

$artigoImagemTitulo

O esporte muda a vida das pessoas. Com certeza você já ouviu isso ou algo parecido em determinado momento. A transformação ocorre tanto na saúde física quanto na mental. Dentre os benefícios está o combate à falta de sono, redução do estresse e ansiedade, melhora do humor e da concentração, sem contar os quilinhos a menos na balança.

Foram essas e muitas outras vantagens que levaram Vilmar Luis Boni, mais conhecido como Boni, de 59 anos, a enxergar no esporte uma nova chance para sua vida. Ele começou a praticar caminhadas com frequência há 21 anos, quando tinha 38. Naquele período, estava passando por uma separação matrimonial, tinha 20kg a mais e começou a mudar o estilo de vida que, segundo ele, era quase sedentário. "Descobri o incrível poder da prática esportiva e seus benefícios psicólogos e físicos extremamente positivos", conta.

As caminhadas se tornaram pequenas corridas, que evoluíram gradualmente para distâncias cada vez maiores. A estreia em provas oficiais aconteceu em 2008, na primeira edição da Meia Maratona de Pomerode. Naquele dia, participou da prova "rústica" de 5,8km, fazendo uma média de 3min e 41seg por quilômetro. Esse índice se transformou em um recorde, que só conseguiu ser batido 11 anos depois.

De lá para cá, Boni não parou mais de competir, realizando provas curtas e longas. "Subi ao lugar mais alto do pódio inúmeras vezes. Evoluí meus treinos para meias maratonas, participando de provas internacionais em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo", conta orgulhoso. Boni também teve a honra de participar da famosa Corrida Internacional de São Silvestre, na penúltima edição, em 2018.

Mas, não foi só na corrida e na caminhada que Boni descobriu a alegria do esporte. Atualmente o ciclismo também entrou nessa lista. Ele tenta alternar entre os três e procura fazer atividades todos os dias. "Eventualmente quando faço um treino leve de manhã também executo uma segunda modalidade esportiva à tarde", diz ele.

Com a chegada da pandemia, muitas pessoas deixaram de praticar atividades físicas. Mas, para ele, as rotinas de treinos permaneceram inalteradas. "Raramente passo um dia sem praticar atividade esportiva, porém aderi à utilização de máscara para proteção minha e de eventuais pessoas que encontro ao longo das ruas", comenta.

Para Boni, sua esposa, Márcia Frotzscher, tem extrema importância na manutenção da rotina de amor pelo esporte. "Além de ser minha incentivadora número um, acompanhou toda a minha trajetória de treinos e competições", diz ele. Foi com essa motivação que ele conseguiu leva-la para a 2º Corrida do Fogo de Timbó. Nesse dia, houve uma dupla estreia: a primeira prova oficial da Márcia e a primeira corrida noturna de Boni. "Agora ela não para mais", completa.

Os dois vivenciaram a mudança positiva que o esporte pode promover e, sempre que têm oportunidade, procuram incentivar novos atletas, independentemente da faixa etária. "O esporte é vida!", finaliza.


Patotas
22 Agosto 2020 09:30:00

Pomerode planejava retorno das patotas no fim do mês, mas agora terá que esperar nova data do Estado

$artigoImagemTitulo

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) publicou portaria na sexta-feira, 21, determinando a continuidade da suspensão de atividades esportivas coletivas de caráter amador recreativo para conter a disseminação da Covid-19. A medida vale principalmente para coibir a abertura de quadras e campos de futebol society.

A portaria 626 leva em consideração os decretos anteriores e que norteiam as ações de enfrentamento à pandemia e, principalmente, os dados apontados pela Matriz de Avaliação de Risco e que apontou a falta de distanciamento social como um dos principais fatores para a disseminação da doença e aumento do número de infectados.

"O que é preciso compreender é que temos um estado com regiões em vermelho e laranja, ou seja, em situação grave e gravíssima. E o isolamento social é o que tem mais impactado neste cenário", destaca a superintendente de Vigilância em Saúde, Raquel Ribeiro Bittencourt. "Não é o momento de se liberar uma atividade em que há contato direto entre as pessoas, por mais que compreendemos as necessidades do setor. O que foi autorizado a retornar até aqui foi o futebol profissional, com uma série de regramentos".

Nesta quinta-feira, 20, Santa Catarina registrou 38% em taxa de distanciamento social. De acordo com os critérios epidemiológicos, o índice ideal para frear o contágio oscilaria entre 50 e 60%.

Pelo regulamento, que será publicado no Diário Oficial do Estado, o descumprimento da portaria acarreta em infração sanitária.

Prefeitura Municipal de Pomerode estava estudando a liberação de patotas para o final do mês

Assim como em outras cidades da região, em Pomerode, a Prefeitura estava estudando a liberação das chamadas patotas de futebol a partir do final deste mês. Em Blumenau, o retorno das atividades já estava com data marcada para a próxima segunda, dia 24 de agosto, com uma série de regras e protocolos de higiene. Mas, com a nova portaria do Estado, as cidades deverão aguardar a liberação estadual para retomar o esporte coletivo amador.



Esorte
13 Agosto 2020 17:19:00

A medida atinge também a Copa Menores; o comunicado foi emitido pela LPD nessa quinta-feira

$artigoImagemTitulo

A Liga Pomerodense de Desportos (LPD) cancelou oficialmente suas duas principais competições: a Copa Pomerode de Futebol Adulto Masculino Federado e a Copa Pomerode de Futebol Masculino Menores, que abrange as categorias sub 10/12/14/16. 

De acordo com a LPD, a realização de ambas as competições se tornou inviável mediante a adoção de rígidos protocolos estipulado pelo Governo de Santa Catarina no que diz respeito às competições esportivas, profissionais e amadoras. As medidas tem como objetivo conter o avanço do coronavírus.

Dessa forma, ambas as competições estão encerradas sem a definição da classificação geral.



Novo desafio na serra do Rio do Rastro
10 Agosto 2020 16:13:00

Uma experiência única a 1421m de altitude

$artigoImagemTitulo

O ano de 2021 vai surpreender os amantes da corrida e do ciclismo. As duas maiores organizadoras de Corrida do Sul do Brasil unem as forças para proporcionar aos atletas uma experiência a 1421m de altitude. No primeiro semestre a Corre Brasil e o Mountain Do vão realizar um Desafio na Serra do Rio do Rastro. Dois dias, com provas de ciclismo e corrida de rua, na estrada que foi considerada a mais espetacular do mundo, por uma enquete de uma revista espanhola em 2016.
"Nós recebemos diversos pedidos de atletas para realizarmos um evento na Serra do Rio do Rastro e ter mais provas desafiadoras como esta em Santa Catarina. E já tínhamos uma ideia de fazer uma prova de ciclismo na Serra do Rio do Rastro em 2020. Foi aí que resolvemos lançar um desafio juntando o ciclismo e a corrida", conta o diretor técnico da Corre Brasil Ricardo Ziehlsdorff.
Os atletas vão enfrentar pelo menos 250 curvas, em subidas íngremes e num traçado inusitado. O Desafio da Serra do Rio do Rastro vai ter três provas: sábado pela manhã uma meia maratona, à tarde 42km de bike e domingo pela manhã, a maratona - outra grande novidade da Corre Brasil. "Nós sempre fomos motivados por desafios e esse será mais um, mas temos uma grande bagagem e experiência em corridas pelo estado", acrescenta Ricardo.
Há 14 anos a Corre Brasil realiza as principais provas de 21km em Santa Catarina, como as Meias Maratonas Internacionais de Florianópolis e Balneário Camboriú. Já o Mountain Do tem grande experiência em eventos Trail Run pelo estado catarinense e também fora do Brasil, como nos Desertos do Saara e Atacama e entre outros destinos do mundo, como o congelante Usuhaia. Juntas as duas maiores organizadoras de corrida do Sul do Brasil realizam o Desafio Beto Carrero, no maior parque multitemático da América Latina, um evento de três dias.

PERCURSOS DESAFIADORES

As três provas vão subir a Serra do Rio do Rastro. Os percursos já estão mapeados junto com a Polícia Militar Rodoviária, com chegada das três provas na cidade de Bom Jardim da Serra, onde fica o topo da Serra do Rio do Rastro. Já a data do desafio vai ser confirmada até outubro, quando deve começar a pré-inscrição gratuita. As vagas vão ser limitadas e quando abrirem as inscrições em novembro, a preferência será do atleta que previamente mostrou interesse no desafio. E ele vai poder participar de uma, duas ou até mesmo buscar a superação nas três provas.
"O Desafio na Serra reserva aos atletas paisagens de tirar o fôlego, a superação de limites com segurança e o consagrado padrão de qualidade da Corre Brasil e do Mountain Do", relata Kiko dos Santos, diretor técnico do Mountain Do.
O atleta amador, Said Ali do blog Colecionador de Corridas, já está na expectativa para viver o desafio na Serra do Rio do Rastro. "É um presente não só para os atletas, como também para todo o universo da corrida de rua em nível estadual e nacional. Assim eu posso definir a iniciativa da Corre Brasil e do Mountain Do em realizar uma corrida em um cenário que carece de um olhar carinhoso, diferente e conterrâneo. Saber que teremos na Serra, o padrão visto nas maiores meias maratonas do Sul do Brasil, é, e deve ser motivo de orgulho e empolgação pra muita gente."

PANDEMIA E AS CORRIDAS DE RUAS

Mesmo com a pandemia, que trouxe inúmeros desafios para o segmento de corrida a Corre Brasil não ficou parada no tempo. Logo no início de abril buscou alternativas para manter os atletas motivados criando o 1º Corre em Casa onde reuniu mais de 2500 corredores de 24 estados brasileiros mais o Distrito Federal, unindo virtualmente corredores de várias partes do Brasil. A prova já teve a terceira edição inovando ainda mais, com o desafio de participar de até três provas, em dias seguidos e com quatro medalhas para quem completasse os três percursos. "Esse período que estamos vivendo nos motivou a adiantar o calendário de 2021 e também nos desafiou a pensar em coisas novas", conta Ricardo.
O diretor técnico do Mountain Do complementa. "O momento de crise nos faz pensar em outras possibilidades, novos formatos, transformando a crise em oportunidade de inovação. O Desafio na Serra do Rio do Rastro tem a ver com essa busca da superação e renovação com novas experiências".
E são essas novas experiências que os atletas esperam a cada prova. "A dificuldade imposta pela altimetria, o clima frio e instável instiga todos a pensar: 'O que eu vou encontrar lá?' E essa incerteza alimenta ainda mais o desejo de superar as barreiras individuais. A serra te testa e te leva ao limite, sendo amador ou mesmo profissional. E é exatamente isso que queremos", finaliza Said.



Futebol
08 Agosto 2020 10:39:00

Brasileirão será inusitado e com protocolos rígidos devido à pandemia

$artigoImagemTitulo

O jogo entre Fortaleza e Athletico-PR, às 19h (de Brasília) deste sábado (7) na Arena Castelão, abre a edição 2020 da Série A do Campeonato Brasileiro. No mesmo dia, às 19h30 (de Brasília), o Coritiba recebe o Internacional no Couto Pereira, enquanto às 21h (de Brasília), o Ceará visita o Sport, na Ilha do Retiro. No domingo (8), mais quatro duelos dão sequência à primeira rodada, que teve três partidas adiadas devido às finais dos Campeonatos Paulista e Baiano (confira abaixo).

O campeão nacional, porém, será conhecido apenas em 2021. Não é exatamente uma novidade na história do torneio. É a 11ª vez desde 1959 que a competição iniciará em um ano e terminará em outro, sendo a primeira em 20 anos. O motivo de agora, porém, é bem diferente dos outros.

A princípio, o torneio nacional começaria em maio, mas a pandemia do novo coronavírus (covid-19) veio e forçou o adiamento de jogos pelos campeonatos estaduais, o que, por tabela, postergou o início da Série A em cerca de três meses. Como a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) manteve o formato de pontos corridos e turno e returno, o calendário também avançou esse período, adaptando datas para Copa do Brasil e Libertadores. Ou seja, a última rodada do Brasileiro 2020 será em 24 de fevereiro de 2021.

A última edição em que o torneio iniciou em um ano e acabou em outro foi a de 2000, mas não porque isso foi planejado. A previsão era que Vasco da Gama e São Caetano (finalistas daquele campeonato, organizado de forma tumultuada e que levou o nome Copa João Havelange) decidissem o título em 30 de dezembro. Com a bola rolando, parte de um alambrado de São Januário ruiu, deixando 150 torcedores feridos. A partida foi adiada e as equipes só se reencontraram em 18 de janeiro de 2001, no Maracanã. O Cruzmaltino venceu por 3 a 1 e foi o campeão brasileiro. De 2000.

Também por causa da pandemia, as partidas serão disputadas sem público. Todos os 20 clubes terão de obedecer um protocolo sanitário rígido. O documento elaborado pela CBF tem diretrizes para jogos (acesso restrito ao campo e aos vestiários), explica o procedimento para realização de testes do novo coronavírus (que serão conduzidos e custeados pela entidade, por meio de convênio com o Hospital Albert Einstein, de São Paulo) e cita a obrigatoriedade de aferição de temperatura na chegada (com impedimento a entrada de pessoas acima dos 37,5ºC), uso constante de máscaras (exceto, claro, os atletas que estejam atuando) e higienização com álcool em gel, entre outros itens.

"A partir de agora, nas 72 horas anteriores aos jogos, jogadores e comissão serão submetidos a esse exame do nariz [PCR]. Faremos, praticamente, testes duas vezes por semana, pois jogaremos às quartas-feiras e aos domingos", disse o médico do Atlético-MG, Rodrigo Lasmar, à TV Galo.

Créditos: Agência Brasil


Esporte
27 Julho 2020 10:01:00

$artigoImagemTitulo

De acordo com a Federação Catarinense de Futebol (FCF), o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, recuou de sua decisão e liberou a volta do Campeonato Catarinense para a próxima semana.

Na última sexta-feira (24), o Governo havia anunciado a suspensão do torneio até o dia 7 de agosto por conta do aumento no número de casos de Covid-19 no Estado. 

Um novo decreto deve ser publicado nesta segunda-feira (27) autorizando o retorno do Estadual já para próxima quarta-feira (29), com o duelo entre Figueirense e Juventus, às 21h30, em Florianópolis. 

A tendência é que os demais confrontos de volta das quartas de final entre Avaí x Chapecoense, Marcílio Dias x Criciúma e Brusque x Joinville ocorram na quinta-feira (30), com as semifinais iniciando no fim de semana. 

Caso a suspensão fosse mantida, a FCF temia o término antecipado da competição, conforme relatou o presidente da entidade, Rubens Angelotti, no sábado (25). "Muito difícil terminar o campeonato", disse. 

Resultados dos jogos de ida das quartas de final 

Juventus 1x2 Figueirense

Chapecoense 2x0 Avaí

Criciúma 0x0 Marcílio Dias

Joinville 0x1 Brusque

*Com informações: OCP News


Esporte
15 Julho 2020 16:03:00

Torneio começa dia 21 de novembro e primeira fase será em 12 dias

$artigoImagemTitulo

A Federação Internacional de Futebol (Fifa), entidade máxima do futebol mundial, anunciou nesta quarta-feira (15) o calendário da Copa do Mundo do Catar. A abertura será no dia 21 de novembro e a disputa da final, em 18 de dezembro de 2022. Em comparação às últimas edições da competição, o número de jogos por dia na fase de grupos aumentou de três para quatro. Desta forma, teremos todas as partidas desta primeira etapa em 12 dias, com previsão de quatro horários diferentes preestabelecidos: 7h, 10h, 13h e 16h (horário de Brasília). A Fifa, porém, admite fazer alteração após o sorteio final, que deverá acontecer em março, no mesmo ano do evento.

Segundo o comunicado oficial da Fifa, "uma vez que os jogos sejam conhecidos, será discutida a possibilidade de proporcionar um horário de partida mais benéfico para o público em casa, ou mesmo para os torcedores no Catar em relação à alocação do estádio. Essa flexibilidade adicional é possível sem afetar nenhum aspecto técnico, já que todos os estádios estão localizados em um raio compacto e o clima é perfeito nessa época do ano no Catar, seja em qualquer horário do dia. Além disso, isso potencialmente dará aos fãs a oportunidade de assistir a mais de uma partida por dia durante a fase de grupos".

@LOC / Fifa World Cup 2022/Estádio de Lusail, local da final da Copa do Catar 2022.

Abertura e final

Também foram definidos os jogos de abertura e a decisão. A estreia envolvendo os anfitriões será no estádio Al Bayt, com capacidade total de 60 mil espectadores. A arena leva o nome e a forma das tendas tradicionais usadas pelos povos nômades na região do Golfo.

Já o campeão do mundo de 2022 será conhecido no estádio Lusail, com capacidade total de 80 mil torcedores. O estádio conta com formas decorativas de tigelas encontradas em todos os países de origem árabe.

A Fifa ainda informa que a comercialização dos ingressos do chamado programa de hospitalidade começará no final do ano. O plano promete benefícios e serviços exclusivos para aqueles que o adquirirem. Já o público em geral que desejar assistir à Copa do Mundo presencialmente deverá esperar a entidade divulgar futuramente detalhes da aquisição de bilhetes.

Fonte: Agência Brasil


Futebol
14 Julho 2020 08:48:00

$artigoImagemTitulo

Uma reunião entre Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Federação Catarinense de Futebol, na segunda-feira, 13, definiu que o Campeonato Catarinense continua suspenso pelos próximos 14 dias. Foi criada uma comissão de médicos dos clubes para avaliar a adoção de protocolo mais rígido, com o objetivo de garantir a segurança a funcionários e atletas dos clubes.

O secretário adjunto da Saúde, Aldo Baptista Neto, participou da webconferência e ouviu as demandas dos clubes e explicou detalhes sobre as medidas da portaria 466, que determinaram a suspensão das partidas por duas semanas. 

A comissão, que conta com a participação de infectologistas da SES, começa a atividade nesta terça-feira. "É uma doença nova, com suas nuances e riscos diante de contato. Por isso, estaremos avaliando com esse grupo as medidas adotadas daqui para frente para atender aos clubes, garantido toda segurança aos funcionários e familiares", disse Raquel Bittencourt, superintendente de Vigilância em Saúde da SES.


Chuteiras penduradas
10 Julho 2020 10:38:00

Professor Lula fala da trajetória de alegrias e aprendizados vivida ao lado de colegas e alunos

$artigoImagemTitulo

Num piscar de olhos, lá se vão trinta anos. Esse parece ser o sentimento de Luiz Carlos Xavier, o professor Lula, ao relembrar das três décadas de dedicação à profissão de educador. Com uma intensa ligação com o esporte, Lula escolheu a Educação Física como missão de vida. "Quando os alunos me perguntam desde quando sou professor de Educação Física, brinco que oficialmente foi a partir do momento em que me formei na faculdade, mas que, na realidade, meu coração pertence a essa área desde que tinha cinco anos de idade", relembra.

Lula se aposentou oficialmente no início de julho, algo que ainda não lhe parece muito real. "Acho que o baque seria maior se os alunos estivessem em aula presencial. Como estávamos há meses nessa nova forma de ensinar, por conta da pandemia, ainda não me caiu a ficha. Vou sentir mesmo quando todos voltarem para a escola e eu perceber que não estarei mais com eles diariamente".

Muitos lembram dele da sala de aula e das quadras da escola, outros, dos campos de futebol e quadras de futsal. O fato é que Lula é um apaixonado pela arte de ensinar e pelo contato com os alunos. "Há tantas histórias nessas três décadas, poderia passar horas e horas falando. Posso dizer que é impossível escolher um momento marcante, na verdade, o momento marcante durou 30 anos", afirma emocionado.

Dos dois anos de trabalho na rede estadual e 28 na rede municipal, Lula criou um grande e vitorioso vínculo com a Escola Almirante Barroso. "Quando fiz o concurso para lecionar na rede municipal de Pomerode fui o terceiro colocado e acabei assumindo a vaga no Almirante, acredito que foi o destino. É uma escola que tem muito a ver com minha própria cultura, com uma comunidade participativa, um campo ao lado e profissionais comprometidos com buscar sempre o melhor para os alunos", revela.

Foi lá também que ele teve oportunidade de dar vida a um sonho que trazia consigo desde a decisão de atuar na área. "Sempre tive a vontade de criar um projeto com os alunos. Foi a partir daí que nasceu o Moleque/Moleca Bom de Bola, com o qual trabalhamos após o horário das aulas e aos sábados. Mas preciso destacar que esse projeto não se trata só dos alunos e alunas que jogam futebol e futsal, há muito mais envolvido, como as aulas de teatro, os alunos que partiram para outras modalidades de esporte e muitas outras atividades que tomaram forma a partir daí", enaltece.

Para a alegria de garotos e garotas, o projeto continuará existindo mesmo após a aposentadoria. "Como ele não interfere no horário letivo, continuaremos com o trabalho após as 18h e aos sábados de manhã. Inclusive, aos sábados à tarde temos uma turma de ex-alunos que treina", destaca.

O projeto rendeu ao Almirante Barroso 32 títulos municipais do Moleque/Moleca Bom de Bola (18 femininos e 14 masculinos). Para ele, algo que expressa bem o significado do trabalho e a conquista de vários jogos de uniforme entregues pelo patrocinador do torneio às escolas que chegam a disputar a fase regional da competição. "Quando vemos garotos e garotas utilizando esse uniforme, precisamos pensar que por trás dessa camisa estão cerca de três anos de muito trabalho e empenho, tanto por parte dos atletas quanto dos professores. Foram dias de chuva, frio, calor, derrotas, amistosos, aprendizados... Tudo isso para conquistar o direito a essas camisas. Tenho o orgulho em dizer que o Almirante possui alguns jogos de uniformes conquistados ao longo das últimas décadas", pontua.

Para encerrar, Lula faz questão de agradecer aos colegas de escola por toda a parceria nos últimos 30 anos, inclusive nessa reta final, quando a forma de ensinar sofreu alterações significativas. "Por gostar de teatro e toda a experiência de trabalhar com o público na Festa Pomerana, para mim não foi difícil gravar um vídeo passando as atividades aos alunos. Mas eu não sou tão ativo na parte digital, então se não fosse a ajuda dos colegas professores, teria muita dificuldade. Por isso não posso deixar de agradecer cada um deles de coração". As palavras finais pontuam bem o aprendizado nos 30 anos como educador. "Chamamos de comunidade escolar porque envolve muito mais do que o professor e diretor, depende de cada profissional que atua na escola, dos alunos, das famílias e de toda comunidade. Por esse motivo, não há conquistas individuais, é sempre o conjunto que possibilita as vitórias. Apesar das transformações nas últimas três décadas, o que não mudou é o fato de que os alunos ainda precisam e anseiam muito pela orientação dos profissionais da educação, esse é o nosso papel: buscar sempre o melhor para eles."


OSS!
18 Junho 2020 14:57:00

$artigoImagemTitulo

Logo após a liberação das academias por parte do Governo do Estado, os atletas de Karatê retornaram às atividades. "Temos uma sala bem grande e toda a estrutura necessária para receber os alunos", comenta o professor Érick Loth.

Devido à pandemia da Covid-19, algumas modificações foram feitas para que todos os alunos treinem em segurança. "Dividimos as turmas por horários e por dias. Sabendo da necessidade de manter o distanciamento mínimo, estamos trabalhando, em média, com 10 alunos por turma", explica.

Além do distanciamento e do ambiente ventilado, os alunos adaptaram seus exercícios de forma individual. "Estamos seguindo à risca todas as exigências da Secretaria de Saúde do Governo do Estado. Os alunos não podem usar os vestiários e devem vir com o Kimono diretamente de casa. Devem passar álcool gel ao entrar e ao sair da academia. Todos treinam de máscaras e cada um traz a sua garrafa de água. Além disso, os treinos em duplas não podem ser praticados, somente os exercícios individuais, ou seja, apenas treinos técnicos", reitera.

As aulas de Karatê acontecem todas as noites no Clube Pomerode e, nas terças e quintas, na Rua Waldo Klemann, em Testo Central. "A importância da atividade física orientada por profissionais é fundamental para manter a saúde de qualquer pessoa, em qualquer idade. E com o Karatê não é diferente. Ele contribui muito para o desenvolvimento da imunidade, fortalecendo seu corpo e principalmente sua mente", destaca Érick.

Quem tiver interesse em praticar o esporte, pode realizar a matrícula para frequentar os treinos. "Estamos abertos a novas matrículas e quem tiver interesse pode me chamar pelo fone 99918-6124 ou vir conhecer nosso espaço no Clube Pomerode. Estamos lá a partir das 18h, todos os dias. Aproveito para desejar a todos saúde e paz para passarmos por tudo isso e nos tornarmos pessoas melhores", finaliza Érick. 


Bundesliga
17 Junho 2020 11:17:00

Equipe conquista título duas rodadas antes do fim da Bundesliga

$artigoImagemTitulo

Com duas rodadas de antecedência e emoção no fim da partida, o Bayern de Munique conquistou na tarde hoje (16) seu oitavo título alemão consecutivo. Os bávaros precisavam de uma vitória simples fora de casa contra o Werder Bremen para levantar a taça, e não decepcionaram: 1 a 0 com gol do artilheiro Robert Lewandowski.

Os visitantes partiram pra cima logo no início do jogo. Aos três minutos, Davies cruzou na área, mas Gnabry acabou não alcançando a bola. O Werder Bremen melhorou e conseguiu controlar as ações adversárias, pelo menos até os 20 minutos do primeiro tempo. Foi quando um temporal desabou sobre o vazio Werestadion, empolgando o líder da Bundelisga, que começou a massacrar a equipe adversária. Aos 22 minutos, Coman teve oportunidade de cabeça após cruzamento de Müller. Três minutos depois, Kimmich chutou na trave. A pressão não parou até o gol sair.

Como não era incomodado, o Bayern passou a ser só ataque, até que o zagueiro Boateng encontrou Lewandowski sozinho na área. O polonês dominou e tocou na saída do goleiro para abrir o placar. 

Na segunda etapa, o Bayern continuou muito superior e controlou a partida até os 33 minutos, quando o lateral-direito Davies recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Lutando contra o rebaixamento, o Werder Bremen precisava atacar. O dono da casa pressionou, acuou o adversário e só não empatou devido a uma defesa milagrosa de Manuel Neuer aos 44 minutos. Bartels cruzou pela direita e Osako desviou de cabeça no canto direito. O goleiro voou para garantir o octacampeonato do Bayern de Munique e começar a festa no estádio adversário. 

Apesar da conquista, o título alemão não foi fácil. O Bayern começou mal a temporada com o técnico Niko Kovac. Após sofrer uma goleada de 5 a 1 para o Eintracht Frankfurt, o treinador croata foi demitido. Hans-Dieter Flick assumiu interinamente e oscilou no início. Com o tempo, o time encaixou e chegou ao título com 17 vitórias e um empate nas últimas 18 rodadas da Bundesliga. No próximo sábado (20), às 10h30 (horário de Brasília) o agora octacampeão recebe o Freiburg, na Allianz Arena.

*Com informações da Agência Brasil


Retorno
10 Junho 2020 16:49:00

As competições não profissionais estão sem previsão para retomada das atividades

$artigoImagemTitulo

Na tarde de segunda-feira, dia 8 de junho, a Liga Pomerodense de Desportos esteve em reunião com as Ligas Amadoras e a Federação Catarinense de Futebol. A reunião aconteceu por meio de vídeochamada, mantendo em segurança todo o departamento técnico da Federação, presidentes e demais integrantes.

O objetivo foi informar a Federação sobre a situação de cada liga em relação à pandemia. "A reunião foi basicamente com todos os presidentes das ligas para que se posicionassem com relação a suas competições que estavam programadas e ainda estão, pois muitas delas ainda não tinham iniciado", explica o presidente da LPD, Ademar Ramthun. 

Assim como as demais, a LPD também se posicionou. "A Liga de Pomerode expôs o seu ponto de vista e informou que nosso campeonato estaria iniciado, porém em função da pandemia precisou ser paralisado, assim como muitos em Santa Catarina", comenta. 

Durante a vídeochamada também foi comentado sobre as formas de prevenção e os cuidados que os jogadores, técnicos e envolvidos, devem ter durante os treinos. "Falou-se muito na prevenção", destaca.  

O Assessor Jurídico da Federação Catarinense de Futebol, Dr. Capella, comentou sobre a determinação do Governo de Santa Catarina que proíbe atividades da Fesporte e também de eventos privados, como o Catarinense, até 5 de julho. "Ele foi claro e disse que hoje a única certeza é que no inicio de julho vão começar os campeonatos profissionais, isso de momento, por que a gente nunca sabe o que pode acontecer", completa Ramthun.  

Para finalizar o presidente da FCF, Rubens Angelotti se posicionou em relação aos campeonatos amadores. "Ele foi bem prudente em falar a todos nós, presidentes de Liga, que devemos esperar uma posição mais definitiva da Secretaria de Saúde de Santa Catarina", finaliza.



Reforma
05 Junho 2020 16:09:00

$artigoImagemTitulo

Enquanto não é possível retomar as atividades esportivas por conta do coronavírus, o Parque Municipal de Eventos está recebendo uma série de melhorias. A pista de Atletismo, as quadras de Basquete, os boxes de alimentação utilizados durante a Festa Pomerana e a Trilha da Saúde estão passando por reformas, como pinturas e limpeza.

Boa parte dessas ações está sendo realizada pelos próprios técnicos e professores da Funpeel, que estão longe dos treinos e quadras.





Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube