Florianópolis

Institutos SENAI recebem prêmio da ANP por robô para limpar dutos de petróleo

Mecanismo está sendo desenvolvido para eliminar hidratos e parafinas gerados pelo resfriamento do óleo do pré sal ao transpor o oceano e que se solidificam dentro dos dutos

Os Institutos SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, de Florianópolis-SC, e de Polímeros, de São Leopoldo-RS, foram premiados como finalistas do Prêmio ANP (Agência Nacional de Petróleo) pelo desenvolvimento de um robô para a limpeza de dutos do pré-sal. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com as universidades de São Paulo (USP) e Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além da Petrobras. A premiação foi realizada nesta quinta (28), no Rio de Janeiro. 

O projeto, intitulado Annelida, ajudará a estatal petrolífera a reduzir perdas estimadas em bilhões de reais na substituição de dutos danificados e em lucros cessantes decorrentes da operação. O petróleo extraído do pré-sal sai do solo a uma temperatura de 60 a 70 graus C, mas vai se resfriando ao passar pelo oceano, um percurso de até 7 quilômetros, podendo chegar à temperatura de quatro graus. Esse resfriamento faz com que o óleo vá se solidificando e liberando hidratos e parafinas, que aderem à parede do duto, podendo entupi-lo. A iniciativa está em fase de desenvolvimento e deve ser testado em 2020.

A complexidade do projeto exigiu das instituições parceiras o desenvolvimento de 14 novas tecnologias. Entre elas estão sistemas de aquecimento, de alimentação, sensoriamento, controle e comunicação, transmissão de carga, vasos de pressão, até um processo específico de análise de risco.



LEIA TAMBÉM


Alunos do CEIM Professora Dorotéa Hoeft Borchardt criam cápsula do tempo




Pesquisa colheu dados sobre atividades não presenciais e opinião sobre retorno às aulas





Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube