Caropreso.jpg
Dr. Vicente Caropreso

Alimentação e exercícios

O isolamento social é a única vacina conhecida até agora contra o novo coronavírus, conforme comentamos em uma coluna anterior.
Vários centros de pesquisa pelo mundo todo trabalham sem parar na busca de medicamentos que combatam a doença e no desenvolvimento de uma vacina que imunize as pessoas contra o vírus.
Entre os medicamentos com boas chances de êxito estão antivirais como o remdesivir - sendo testado com relativo sucesso no Japão e nos Estados Unidos; o anticoagulante heparina - sendo testado no Brasil por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com colaboradores europeus; e China, Holanda e Alemanha desenvolvem moléculas capazes de inibir a reprodução do vírus; mas todos eles por enquanto são apenas boas chances ainda em estudo. Torço para que quando esta coluna seja lida já tenhamos descoberto um medicamento definitivo para o tratamento da doença.

Divulgação/
Por enquanto, o isolamento social e as medidas de prevenção são os únicos remédios; e, por mais incômodo que eles sejam, é melhor do que arriscar-se a ficar doente.
Para não cair em uma rotina desgastante e pouco saudável durante a quarentena, é importante cuidar da alimentação e fazer exercícios físicos, para manter o corpo e a mente saudáveis. Faça uma dieta balanceada, com carnes magras, cereais, verduras, frutas e legumes, sem excessos de sal e de açúcar. Tome por volta de dois litros de água por dia, a água ajuda a manter o organismo limpo, e a mente alerta. 

Evite comer alimentos gordurosos e industrializados. Eles podem provocar a sensação de cansaço e desânimo, afetando o seu estado de espírito e sua saúde mental.
E exercite-se! Se não quiser fazer ginástica, dance! A dança é um excelente exercício e um passatempo muito divertido. Escolha umas músicas e dance por meia hora, dance só ou com os companheiros de quarentena, sejam adultos ou crianças.
O importante é se mexer muito e se sentir bem. 

Ocupe o corpo e a mente para relaxar.

Cuide-se muito bem!



LEIA TAMBÉM





Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube