Caropreso.jpg
Dr. Vicente Caropreso

A disseminação do Coronavírus

O que fez com que o Coronavírus espalhasse a Covid-19 pelo mundo todo em pouco mais de 2 meses foi a sua gigantesca capacidade de disseminação e contágio. 

A revista científica Science, no começo de março publicou um estudo que explica os mecanismos do contágio. Usando a técnica conhecida como criomicroscopia eletrônica, cientistas chineses descobriram como o vírus invade as células humanas.

A imagem do vírus, como se pode ver em revistas, jornais, na TV e na Internet, é a de uma bola recoberta de espinhos.

De forma muito simplificada se pode dizer que a ponta de cada espinho possui uma espécie de gancho químico que se conecta e funde-se com fechaduras moleculares na membrana das células das mucosas da boca, nariz e olhos.

O novo Coronavírus se reproduz com muita velocidade e tem altíssimo potencial de multiplicação, já que um único vírus, ao infectar uma só célula, é capaz de gerar até mil novos vírus, estes mil gerarão um milhão, esse milhão gerará um bilhão, e assim por diante.


Já entre as pessoas, a contaminação também se dá em uma progressão geométrica de razão 2, ou seja, um infecta dois, dois infectam quatro, quatro infectam oito, oito infectam dezesseis, dezesseis infectam trinta e dois, trinta e dois infectam sessenta e quatro, e assim por diante.

Por estes altíssimos poderes de reprodução e de contaminação e pela falta de testagem maciça da população para identificar focos e isolar apenas os contaminados, devemos manter o maior isolamento social possível.

Se puder, fique em casa!

Se tiver que sair, siga os procedimentos de prevenção - lave as mãos sempre que tocar em objetos de uso coletivo em locais públicos: corrimões, botões de elevador, máquinas de cartão, maçanetas, carrinhos de supermercado, etc. e use máscara!

Se você não tem nenhum sintoma use máscara porque pode estar transmitindo a doença sem saber.

Se você é dos grupos de risco, use máscara para se proteger.

Cuide-se! Cuidando de si, estará cuidando de todos!



LEIA TAMBÉM





Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube