Ismael Ewald Limberger
09 Abril 2021 09:19:00

$artigoImagemTitulo

Recentemente adotei um filhote de gato, o nome é Loki, o ato foi resultado de uma surpresa feita por minha cunhada, que deu início a um grandioso desafio de convivência. Ocorre que tenho em casa dois cachorros da raça Rottweiler já adultos, Thor e Belinha (sim, com relação ao nome da fêmea, eu gostei da ironia na época). Nem preciso dizer que tudo virou um Deus nos acuda. Do lado de dentro Loki reina já muito feliz e adaptado. Do lado de fora a coisa não é bem assim. Os dois antigos moradores não desejam uma convivência pacífica com o novo inquilino e lá estou eu: acostuma um com o cheiro do outro, distribui carinho pra todo mundo, tenta daqui, mostra o gatinho dali e reza pra eles se aceitarem.

Enquanto tentava explicar para Thor e Belinha que o gatinho "não é de comer", me veio à mente que ultimamente a militância política está tal qual a minha casa: sem o mínimo de senso para com o ser diferente de si. Talvez a gente deveria adotar os mesmos procedimentos, misturar os cheiros, mostrar um para o outro aos poucos, explicar que o outro "não é de odiar". Que só porque ele carrega uma bandeira diferente não significa que são inimigos mortais e por aí vai.

A favor no caso dos seguidores de ícones políticos teríamos o fato de serem todos seres racionais, não guiados puramente pelo instinto. Quem sabe dá certo, é uma experiência válida, na minha concepção!

Quanto ao Loki, caso não seja inteiramente aceito pelos colegas caninos, já tem lugar garantido na casa (e no sofá) dos sogros. Inclusive já fez amizade com eles. Enfim, seguimos na luta, em ambos os casos.



Ismael Ewald Limberger
01 Abril 2021 09:32:00

$artigoImagemTitulo

Os feriados da Semana Santa são bastante tradicionais em Pomerode, apesar disso, sempre fica a dúvida acerca de como funcionará a coleta de resíduos nessas datas. Para esclarecê-las, abro um espaço em minha coluna. O Samae de Pomerode informou que na Sexta-Feira Santa, dia 02 de abril, não haverá coleta de resíduos orgânicos e recicláveis. A coleta deste dia será antecipada para quinta-feira, dia 01 de abril.

Na segunda-feira, dia 05 de abril, a coleta segue normalmente.

Segurança

Recentemente fizemos uma pesquisa com alguns leitores para saber em qual área acreditavam ser necessárias melhorias na cidade (uma matéria completa acerca desse tema chegará aos nossos leitores em breve). Uma das menos citadas foi a Segurança, ou seja, a população se mostra bastante satisfeita com os trabalhos desempenhados pelas forças de segurança na cidade.

De fato, é raro ouvir relatos de crime com o emprego de violência física, acredito que isso se deva, em muito, à constante presença do policiamento preventivo na cidade. No sábado, dia 27, por exemplo, policiais realizavam rondas quando perceberam uma atitude suspeita e fizeram a abordagem que resultou na prisão por suspeita de tráfico.

Parabéns à Polícia Militar pelo grande trabalho, e também à Polícia Civil. O resultado de nossa pesquisa mostra o quanto a população se sente segura. 


Ismael Ewald Limberger
25 Março 2021 17:16:00

$artigoImagemTitulo

Nessa semana conversei com o presidente da Câmara de Vereadores de Pomerode, Sirio Jandre sobre a atuação da Casa Legislativa nesse momento pelo qual nossa cidade, e todo o país, estão passando. Sirio destacou a importância da continuidade dos trabalhos desenvolvidos pelos vereadores, que analisaram e aprovaram diversos projetos de grande importância, como a autorização para a entrada do município no Consórcio Nacional que tem por objetivo a compra de vacinas, liberação para contratação emergencial de profissionais da saúde e a destinação de um recurso que possibilitou a compra de armas para a Polícia Civil, entre outros.

Acima de tudo, Sirio pontuou a decisão de manter as reuniões de forma presencial, mesmo que não haja a permissão para a permanência de público durante as sessões. Segundo ele, a decisão resulta em mais segurança sanitária por conta do coronavírus, mas também permite que, estando todos os vereadores em um único ambiente, haja muito diálogo entre eles, abrindo espaço para a exposição de dúvidas acerca dos projetos e proposições. Assim como a exposição das informações necessárias para que elas sejam sanadas.

Enquanto as sessões não estiverem abertas à presença de público, é possível acompanha-las ao vivo através da página da Câmara de Vereadores de Pomerode.

Falta de água em Testo Central é tema de reunião

Na semana passada o vereador Marcio Scheidemantel (MDB) esteve em reunião com o presidente do Samae, Ricardo Campestrini, para falar sobre várias demandas da sociedade. Um dos assuntos amplamente debatidos foi o desabastecimento frequente na região de Testo Central, que sofre semanalmente com falta de água.

Márcio disse que já existem vários estudos para solucionar de forma definitiva o problema na região e que o Samae está reunindo esforços para implantá-los o mais breve possível.

É realmente importante que essa demanda seja vista com atenção especial pela autarquia, os problemas naquela região são recorrentes e geram muitos transtornos aos moradores.

Requerimentos de novos RG's e 2ª via ficam suspensos entre 29 de março e 9 de abril

O atendimento ao público requerente da Carteira de Identidade (RG) precisará ficar suspenso em Santa Catarina para transição de sistema. Com isso, não será possível realizar os requerimentos de novos RG's ou 2ª via nesse período. A previsão para novos atendimentos é a partir de 12 de abril.


Ismael Ewald Limberger
19 Março 2021 09:32:00

$artigoImagemTitulo

Na noite de terça-feira, dia 16, a Câmara de Vereadores, sob o comando do presidente Sirio Jandre (PSD), deliberou e votou o projeto de lei que dava aval ao município para ingressar no consórcio nacional que visa a aquisição de doses da vacina contra a Covid-19. Assisti à sessão de forma remota e tive grande satisfação em notar na postura de todos os legisladores lá presentes a serenidade e seriedade que o momento exige.

Os que se pronunciaram antes da votação reforçaram a preocupação com o cenário do coronavírus na cidade e com a vontade de buscar todos os meios possíveis para proteger a população da doença.

Ainda não temos a certeza da chegada das doses por meio da compra realizada diretamente pelos municípios, mas, certamente, estamos todos ansiosos para que isso ocorra. Parabéns a todos os envolvidos.

Vem novidade por aí

Em breve o Centro de Pomerode começará a ganhar um novo espaço de lazer para ser desfrutado por toda a população. Os detalhes do projeto ainda não foram oficialmente divulgados, mas o que posso adiantar é que se trata de um plano audacioso. O que mais me agrada é o pensamento voltado a propiciar aos cidadãos pomerodenses espaços seguros para lazer e saúde. Sem dúvida alguma a qualidade de vida precisa por iniciativas como essa. Vamos aguardar, ansiosamente! 


Ismael Ewald Limberger
04 Março 2021 15:05:00

$artigoImagemTitulo

O encontro entre o atual prefeito de Pomerode, Ércio Kriek (DEM) e o ex-prefeito Rolf Nicolodelli (MDB), chamou atenção nessa semana. Ércio classificou a reunião como importante pois, indiferente da sigla partidária, as conversas com quem já esteve à frente da cidade, rendem bons frutos.

Certamente o atual prefeito tem razão e ouso dizer que a conversa talvez tenha demorado até demais para acontecer. Ércio faz um bom trabalho no comando de Pomerode, certamente num dos momentos mais desafiadores da história como um todo, ao passo que o MDB já assumiu papel imprescindível no comando da cidade e pode contribuir muito com a construção de seu futuro.

Competência

Até então atuando no departamento de comunicação da Prefeitura, a competente Karol Pinto assume agora o papel de diretora de Turismo de Pomerode, na secretaria comandada por Gladys Sievert. Conheço a Karol desde muito antes de sua atuação no setor público e posso dizer que competência ela tem de sobra. Tenho grandes expectativas e a certeza de que ela agregará muito ao trabalho desenvolvido no setor do turismo.


Divulgação/

Já o setor de comunicação da Prefeitura tem agora como responsável João Danilo Almeida, que integra o time há bastante tempo, com um bom trabalho apresentado até aqui.


Ismael Ewald Limberger
11 Fevereiro 2021 08:57:00

$artigoImagemTitulo

A sessão da Câmara de Vereadores dessa semana contou também com um momento de emoção, no início dos trabalhos, em nome do Legislativo Pomerodense, o vereador Marco Desessards realizou uma homenagem póstuma ao ex-vereador, Servino Gaedtke, que faleceu aos 80 anos, no dia 07 de fevereiro. "Servino Gaedtke está imortalizado em nosso mural de vereadores, que temos tanto carinho em manter preservado, fixado na parede do corredor superior desta Casa. Particularmente um amigo pessoal, desde que vim para Pomerode, há 21 anos, sou inquilino dele em meu consultório", revelou Desessards.

O legislador disse ainda que o amigo possuía uma voz mansa e estampava sempre um sorriso no rosto, além de ser grande conhecedor de Pomerode. Servino estava atualmente filiado ao Partido Progressistas. "Fica nossa homenagem e o mais alto grau de reconhecimento a este homem que tanto contribuiu com Pomerode. Ficam os nossos mais sinceros sentimentos a toda sua família. Em especial, para a querida Dona Ruth, sua esposa, a filha Sara, o filho Carlos, os netos Franz, Heloisa e Vitor, demais familiares e funcionários do Escritório de Contabilidade Testo", finalizou Desessards.

Tapa-buracos na SC-110

Os motoristas que trafegam pela SC-110, no trecho que liga Pomerode a Jaraguá do Sul, sabem que lidar com os inúmeros buracos na pista é um grande desafio.

Por conta disso, o vereador Jean Nicoletto (PSDB) está cobrando que uma ação de tapa-buracos seja realizada no local. Jean pede que as melhorias sejam realizadas urgentemente e que não se espere pela revitalização que está programada para o segundo semestre. 







Ismael Ewald Limberger
29 Janeiro 2021 09:24:00

$artigoImagemTitulo

O vereador Jean Nicoletto (PSDB) foi escolhido como o líder do governo na Câmara de Vereadores de Pomerode. Com isso, cabe a ele a responsabilidade de dialogar com os demais legisladores e atuar como elo entre a Câmara e Prefeitura.

Festa Pomerana em junho

Todos já sabem que a edição 2021 da Festa Pomerana não pôde ser realizada em janeiro devido à pandemia. Com isso, surge a ideia de que o brinde às tradições pomerodenses ocorra na metade do ano. De acordo com a Secretaria de Turismo e Cultura de Pomerode, a nova data reservada é de 2 a 13 de junho. Importante salientar que se trata de uma reserva e não de uma confirmação, já que tudo dependerá da evolução de toda situação relacionada à pandemia. No momento a Secretaria está entrando em contato com fornecedores que atuaram na edição 2020 e verificando a possibilidade de renovação da licitação. Nos casos em que não for possível, haverá o lançamento de nova licitação, sempre informando que a data está sujeita a confirmação. Os festejos seguiriam o formato tradicional, com todas as atrações já conhecidas pelo público.

Termo de Colaboração

A parceria celebrada entre o Município de Pomerode e o Corpo de Bombeiros Voluntários, no valor de R$ 210 mil, tem como objetivo "fomentar atividades" da instituição, garantindo serviços de apoio à comunidade e em todos os setores da sociedade, de forma voluntária e gratuita, implementando notadamente a segurança do patrimônio, das pessoas, dos animais e da ecologia, com ênfase no atendimento e resgate nas rodovias e vias públicas do Município, assim como, no atendimento nos casos de incêndios e calamidades públicas. O valor de R$ 210 mil será subdividido em parcelas, conforme valores previstos em plano de trabalho.

Inquérito arquivado

O Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC) concluiu que não houve participação do governador Carlos Moisés no processo de aquisição de ventiladores mecânicos realizado em 2020, quando o Estado foi lesado com a não entrega dos equipamentos. A avaliação do MPSC é idêntica à da Polícia Federal, que também já havia investigado o caso. Com isso, o inquérito foi arquivado no que diz respeito à conduta do governador.


Ismael Ewald Limberger
14 Janeiro 2021 13:48:00

$artigoImagemTitulo

Na terça-feira, dia 12, recebi os vereadores Cleide Kamchen e Geliandro Ribeiro, do Podemos, para uma conversa. O assunto foi um dos tópicos escrito por mim nesta mesma coluna, na edição passada, em que comentei sobre a postura de ambos em votar contra a chapa única formada para disputa da presidência da Câmara. Cleide e Geliandro afirmaram que apesar do voto contrário, o objetivo de ambos é sim prezar pelo debate de ideias dentro da Câmara. Além disso, salientaram terem adotado essa postura antes mesmo da eleição para presidente, ou seja, dialogaram com os demais vereadores acerca do assunto, porém sem chegar a um denominador comum, motivando a decisão tomada no momento da votação. Dessa forma, a pergunta que norteou o tópico foi respondida de forma presencial por ambos, ou seja, a promessa de presar pelo diálogo não ficará só no discurso, será posta em prática pelos dois vereadores. Agradeço aos legisladores pela reunião, pelo debate de ideias e saliento que as portas do Jornal Testo Notícias estão sempre abertas.  

Mudanças à vista  

Até a tarde de quarta-feira, dia 13 (momento em que sento para formular a coluna da semana), não havia nenhuma oficialização sobre quem fica e quem sai da equipe de governo da gestão Ércio Kriek e Chico Hass. Nos bastidores, os indícios de mudanças em determinadas pastas são bastante palpáveis. É aguardar para ver.

Transporte coletivo para o Enem  

Em tempo, utilizo esse último tópico para informar aos estudantes que prestarão a prova do Enem no domingo, dia 17, que a empresa Volkmann disponibilizará uma linha de ônibus para atender aos que necessitam do transporte para ir a Blumenau. De acordo com a empresa, o ônibus sairá do ponto do Centro (próximo ao Colégio Dr. Blumenau) às 11h30min, e o retorno está previsto para sair de Blumenau às 19h10min. 


Ismael Ewald Limberger
08 Janeiro 2021 10:18:00

$artigoImagemTitulo

No dia 1º de janeiro a ex-vice-prefeita Gladys Sievert se despediu de seu posto no escalão principal da administração municipal. Apesar da nova equipe de governo ainda não ter sido anunciada e haver a possibilidade de seu nome estar incluso, cabe dizer que se isso não se confirmar, Gladys fará muita falta. É inegável a tamanha contribuição dela para o município, e não estou falando apenas da área de Turismo, apesar desse ser seu maior trunfo. Gladys atuou em diversas frentes e sempre que assumiu o papel de prefeita, desempenhou a função com competência e determinação. É preciso reconhecer o bom trabalho!

Vai ficar só no discurso?

Logo no primeiro dia do ano, a Câmara de Vereadores dá sinais de que o trabalho pautado pela harmonia pode, novamente, ficar só na promessa. Mesmo com chapa única concorrendo à Mesa Diretora, os dois vereadores do Podemos, Cleide Kamchen e Geliandro Ribeiro, votaram contra. Após a eleição, conversei com diversos vereadores que mostraram estranheza à postura de ambos. Agora é aguardar fevereiro e o início das sessões ordinárias para ver se teremos quatro anos de diálogo ou se voltaremos ao já conhecido embate partidário.  

Não ficou só no discurso

O único representante do MDB na Câmara de Vereadores, Márcio Scheidemantel, havia afirmado que buscaria o diálogo e a articulação para construir uma nova postura do partido no Legislativo. Ficou claro já no primeiro encontro oficial da nova legislatura que ele realmente investirá nessa postura. Márcio não só votou a favor da chapa única, composta essencialmente pelos partidos da situação, como também integra essa chapa. Já passou da hora do MDB, um dos maiores e mais representativos partidos pomerodenses, sair do posto de coadjuvante e ocupar um lugar à mesa daqueles que discutem e decidem o futuro da cidade.

O resultado do pulso firme

Em um momento em que muitos municípios, menores e maiores que o nosso, sofrem com a falta de recursos, a administração municipal encerrou 2020, e por consequência inicia 2021, como mais de R$ 29 milhões de saldo positivo nas contas municipais. Mérito de uma administração pulso firme e da competência em captar recursos. 


Ismael Ewald Limberger
17 Dezembro 2020 14:12:00

$artigoImagemTitulo

Amigos e leitores, resumirei logo nas primeiras frases o que sei sobre a Covid-19. Convido para que mesmo assim continue lendo a coluna, mas a decisão fica por sua conta, combinado? Então lá vai: a Covid-19 é real e muito cruel. Pronto, aí está praticamente a única certeza que tenho sobre essa doença. A partir daqui todo o meu conhecimento se baseia apenas nos retratos da terceira pior experiência pessoal já vivida por mim, ficando atrás apenas, logicamente, das perdas de meu pai e de minha mãe.  

Não tenho certeza se o vírus foi fabricado em laboratório ou se tem a natureza como berço, mas sei que quando o fôlego me faltou e as pernas teimaram em não me segurar de pé, derramei lágrimas em um choro inaudível enquanto me colocavam numa cadeira de rodas. Posso dizer que nesse momento, a origem dele não fez a menor diferença.

Não tenho certeza se máscara ajuda ou atrapalha, pessoas mais sábias que eu não conseguiram chegar a um consenso sobre o tema. Mas sei que continuar de olhos vendados por essa ou aquela vertente política é muito mais prejudicial do que um pedaço de pano colocado sobre a boca e o nariz. Posso ainda compartilhar com vocês a certeza adquirida de que utilizarei máscara sim, além de continuar seguindo, mais do que nunca, todas as demais medidas. Se em um passado recente o fiz por obrigação cidadã, faço agora por ter a vívida memória do quanto é tenebrosa a sensação de ser empurrado em uma cadeira de rodas pelo corredor do hospital enquanto o único poder que te sobra é o de "desejar" não precisar ser intubado.

Não sei se o vírus foi espalhado propositalmente pelo mundo para causar desestabilidade econômica ou se é apenas um processo natural devido ao fato da humidade avançar cada vez mais para as áreas de vida selvagem. Sei apenas que quando ela se aloja em seu organismo, traz consigo o medo e a angústia.

Não sei se a melhor vacina é a Russa, a Chinesa, a Americana/Alemã. Mas sei que precisamos que nossos comandantes (governadores e presidente) parem de fazer "birra" sobre o assunto. Se aqueles que foram eleitos não assumirem as rédeas da situação, que segurança a população terá? Para além disso, outra certeza recém adquirida é a de que eu tomarei a vacina.

Não sei se os tais medicamentos terminados em "ina" funcionam como prevenção. Mas sei que menosprezar o vírus, acreditando que é só uma leve gripe ou então se valendo daquele que já se tornou um mantra: "tem doença que mata muito mais" é um grandessíssimo erro. Eu estive no hospital, lá estiveram comigo centenas de pessoas. Isso mesmo, centenas. Precisei ir e voltar durante quase uma semana, ficando na ala de tratamento por horas seguidas. As pessoas ao meu lado, ou as que entravam e saíam pelas portas, não estavam lá por outras doenças, estavam buscando atendimento para a Covid-19. Há sim doenças que matam mais do que essa, mas não estamos vivendo uma pandemia de sarampo ou de Gripe A, estamos enfrentando o novo coronavírus. Eu repito: ele é real. Acredite em mim, pois disso eu tenho certeza! E tem gente morrendo, e tem gente sofrendo, e tem profissional de saúde esgotado de tanto trabalhar. É real!


Ismael Ewald Limberger
04 Dezembro 2020 13:21:00

$artigoImagemTitulo

A Prefeitura de Pomerode fez um alerta em suas redes sociais na segunda-feira, dia 30, para os contribuintes da cidade, relembrando o pagamento da primeira e da segunda parcela do IPTU. A nota informa que, de acordo com a Lei Complementar número 384/2020 de 23 de abril, que prorroga os prazos de vencimento de tributos do ano de 2020, a primeira e a segunda parcela do IPTU, com vencimento original para 16 de março e 15 de maio, tiveram seu vencimento postergado para 30 de dezembro.

Caso você ainda não tenha realizado o pagamento destas parcelas, não perca o prazo. Dúvidas podem ser tiradas através do setor de fiscalização tributária ou praça do cidadão da Prefeitura.

Concerto de Natal on-line

Nesse ano, o Concerto de Natal do Grupo Vocal Pommern Sänger será on-line. O espetáculo está marcado para quinta-feira, dia 03 de dezembro de 2020, e inicia a partir das 20h. É possível assistir a apresentação por meio das redes sociais do grupo. Facebook: Grupo Vocal Pommern Sänger; Instagram: grupovocalpommernsanger e pelo YouTube: Pommernsanger. O grupo é regido pelo maestro Wanderli Siewerdt.

Ação em favor da Apae sorteia carros, Biz e TV 50'

A Federação das Apaes de Santa Catarina está promovendo uma ação para angariar recursos e ajudar a todas as Apaes do Estado com as despesas necessárias para a manutenção das entidades. A Apae de Pomerode é uma delas e conta com a sua ajuda.

O primeiro prêmio será um automóvel Fiat Mobi vermelho; o segundo prêmio será um Fiat Mobi branco, mesmo prêmio oferecido ao terceiro sorteado; o quarto prêmio é uma Biz e o quinto, uma televisão de 50 polegadas.

É possível adquirir os bilhetes até no dia 10 de dezembro, na sede da Apae Pomerode (Rua Alberto Spredemann, 200) ou pelo fone: (47) 3387-1666. O sorteio ocorre no dia 12 de dezembro.  


Ismael Ewald Limberger
12 Novembro 2020 08:31:00

$artigoImagemTitulo

Desde sábado, dia 07, o burburinho em todos os cantos da cidade em torno da pesquisa eleitoral contratada e divulgada pela Rádio Pomerode está grande. Como de costume, quem está na liderança ficou muito satisfeito. Quem não está, nem tanto. Os resultados foram amplamente divulgados pela emissora em sua programação, e também no site e redes sociais.  

A pesquisa virou alvo de ação judicial que busca sua impugnação. A Rádio Pomerode teve vitória parcial após o Juíz Eleitoral, Bernardo Augusto Ern, indeferir o pedido de tutela de urgência. O processo ainda segue, com decisão final a ser proferida pelo magistrado após a apresentação das defesas.

A pesquisa foi realizada pela empresa Equação Pesquisas, Marketing e Consultoria Ltda / Arbeit Intelligence e encomendada pela Rádio Pomerode no dia 29 de outubro de 2020. O protocolo de registro no TSE é de n° 00708/2020, amparada pela Resolução N° 23.600/2019 de 12 de dezembro de 2019.

O questionário foi realizado nos dias 2 e 3 de novembro de 2020, em todas as localidades de Pomerode, foram entrevistados 420 eleitores maiores de 16 anos sobre qual seria a intenção de voto para o cargo de prefeito de Pomerode, na eleição de 15 de novembro de 2020. A margem de erro é de 4,8%.

O levantamento aponta a preferência do eleitorado na modalidade de pesquisa espontânea e também estimulada. Em ambas, aponta o candidato à reeleição, Ércio Kriek, na liderança da disputa pelo cargo de prefeito de Pomerode. Na pesquisa estimulada os resultados foram: Ercio Kriek (DEM): 36,19%; Rafael Ramthun (Patriota): 14,29%; Frank Volkmann (Podemos): 9,29%; Jair Klebber (MDB): 5,24%; Beto Ramlow (Republicanos): 2,62%; Indeciso: 26,67%; Branco/Nulo: 4,52%; Não soube ou não respondeu: 1,19%.

Apontou ainda quais são os percentuais de rejeição de cada candidato e um dado que chamou muita atenção, o número de eleitores indecisos quanto ao voto: 26,67% na "modalidade" estimulada. A pesquisa completa e todos os dados podem ser consultados no site da Rádio Pomerode e nas redes sociais da emissora.

Reeleição? 

Fato é que o resultado acompanha um fenômeno observado também nas pesquisas oficiais, e/ou ponderações dos comentaristas especializados em politica, feitas em cidades vizinhas, como Timbó, Indaial, Gaspar, Blumenau e Jaraguá do Sul: os candidatos à reeleição estão liderando a preferência do eleitor.

Caso Ércio Kriek vença a disputa eleitoral, se tornará o primeiro prefeito reeleito em mandato consecutivo da história da cidade.

Debate 

A pesquisa foi divulgada pouco antes do início do debate envolvendo os cinco candidatos, promovido pela Associação Empresarial de Pomerode (Acip) e transmitido ao vivo pelo Jornal Testo Notícias.

Acredito que após o debate, os cerca de 30% do eleitorado que estava em dúvida deve ter escolhido o seu candidato para o pleito.

História  

Seja Beto Ramlow, Ércio Kriek, Frank Volkmann, Jair Klebber ou Rafael Ramthun o escolhido pelas urnas, a certeza é de que um novo capítulo da história de Pomerode será escrito no domingo, dia 15 de novembro. Passadas as eleições, espero que as brigas e animosidades entre os candidatos e correligionários fiquem no passado, para que sigamos todos em busca de um futuro promissor para nossa cidade. 


Ismael Ewald Limberger
06 Novembro 2020 08:40:00

$artigoImagemTitulo

O que é isso de estupro culposo? Essa foi a pergunta que me vi obrigado a fazer durante o início dessa semana. Que cargas d'água é isso, de fato, ainda custo a entender. Como de costume, fui buscar mais informações e me deparei com todo o relato do caso, incluindo as notas oficiais do advogado envolvido no caso e do Ministério Público.  

Pois bem, a sentença relacionada ao caso Mari Ferrer não menciona estupro culposo, não é uma terminologia do âmbito judicial. Ufa? Que nada! Infelizmente, saber disso não suaviza em nada todo o restante dos fatos. O que aquela mulher passou durante o julgamento, ao menos durante o trecho divulgado, é desumano, cruel e nos expõe como uma sociedade que perdeu completamente o rumo.

A partir daqui, nós, que nascemos homens, temos dois caminhos a seguir. O primeiro é agradecer ao universo por isso, ou seja, por termos nascido homens. Então apenas seguimos nossas vidas fingido que não ter nada a ver com isso e, caso tenhamos filhas, torcemos para que elas nunca tenham que passar por situação semelhante a de Mari, inclusive incluindo em nosso pensamento a frase: "filha minha nunca estará nessa situação". Ignorando o fato de que, se não agirmos, elas em algum momento terão que lidar com esse tipo de boçal, ainda que não termine em estupro - culposo ou doloso.

O segundo caminho é o de aceitar de uma vez por todas que a inércia é dolosa (não culposa) e imperdoável. Pergunte a qualquer mulher: a piada de mal gosto ofende, o "elogio" com cunho sexual ofende, o abraço não consentido ofende, a perseguição após o fim da relação ofende.

Ah, mas é mi mi mi. O mi mi mi é de todos que ainda não entenderam que o limite de cada um termina no exato ponto em que começa a liberdade de escolha do outro. A partir de hoje, quando fizer uma piada ou um "elogio" a uma mulher, pergunte a si mesmo: eu gostaria que o alvo destes fosse minha mãe ou minha filha? Por aí você já começa a nivelar o quanto o filtro que mede as palavras proferidas por sua boca precisa de ajustes. 


Ismael Ewald Limberger
29 Outubro 2020 16:37:00

$artigoImagemTitulo

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Pomerode está completando 20 anos de incansável doação em favor da comunidade. São duas décadas de um primoroso trabalho que visa a prevenção, o cuidado, a oferta de serviços e o acolhimento de quem certamente enfrenta um dos períodos mais desafiadores de sua vida.  

Por tudo isso, quero aqui agradecer a cada uma das voluntárias, pois, mesmo que o nome seja Rede "Feminina", a atuação de vocês impacta a vida de todos os cidadãos pomerodenses.

Além de prestar atendimento também a homens, como noticiamos há poucas edições, o apoio prestado pela Rede às mulheres impacta não somente a vida delas, mas a de seus filhos, maridos, irmãos, mães, pais e amigos. Vocês fazem toda a diferença.

Pois é nos momentos mais sombrios, que uma luz rosa se agiganta para acalmar corações, mostrar caminhos e reacender a esperança. Nas palavras das voluntárias entrevistadas na reportagem especial contida nas páginas 20 a 23 dessa edição, podemos perceber a dedicação de corpo e alma. Algo que inspira a buscar o melhor dentro de nós mesmos.

Parabéns à Rede Feminina! Muito obrigado por cada um dos 20 anos dedicados a nossa comunidade! 


Ismael Ewald Limberger
22 Outubro 2020 10:05:00

$artigoImagemTitulo

Para lembrar a todos, no sábado, dia 24, tem o primeiro sorteio da Promoção Natal Encantado, da CDL de Pomerode. Quem já possui cupons em casa, não pode esquecer de preencher e depositar nas urnas disponíveis no comércio. Quanto antes fizer isso, mais chances tem de ganhar, pois estará concorrendo aos quatro sorteios. Então, não esquece, corre lá! 

Gladys Sievert assume comando do Executivo por 30 dias  

Desde a última quinta-feira, dia 15, Gladys Sievert assumiu como prefeita da cidade de Pomerode. Ela comandará o Executivo pelo prazo de 30 dias, enquanto Ércio Kriek está de férias. A última vez em que ela havia assumido o comando da Prefeitura foi em agosto de 2019.


Matheus Kurth/

Deferido  

Todas as cinco chapas que apresentaram seus nomes para concorrer às eleições municipais de 2020 tiveram seus pedidos de registro de candidatura deferidos. Essa situação, no entanto, só se confirmou entre o fim da semana passada e o início desta semana. Ocorre que a Justiça Eleitoral havia indeferido o pedido de registro de candidatura de Alberto (Beto) Ramlow (Republicanos e PSC) por conta da falta de apresentação da certidão de antecedentes para "fins eleitorais". Na sexta-feira, dia 16, uma nova decisão expedida pelo juiz eleitoral de Pomerode, Bernardo Augusto Ern, deferiu o registro após o candidato apresentar o documento faltante. Com isso, o pleito agora está definido, com os seguintes candidatos (em ordem alfabética): Alberto Ramlow (Republicanos e PSC); Ércio Kriek (DEM, PSDB, PP e PSD), Frank Volkmann (Podemos); Jair Klebber (MDB) e Rafael Ramthun (Patriota). 

Divulgação



Ismael Ewald Limberger
16 Outubro 2020 08:24:00

Coluna do Isma

$artigoImagemTitulo

Infelizmente, Pomerode registrou a sexta morte por conta do novo coronavírus na quarta-feira, dia 14. A vítima é um homem de 86 anos, com comorbidades, que estava internado na UTI do Hospital Oase, de Timbó. 

Em nota, a Prefeitura de Pomerode prestou condolências aos familiares e amigos, se solidarizando neste momento de profunda dor.

Setor de serviços   

Segundo dados divulgados pelo IBGE na quarta-feira, dia 14, o volume do setor de serviços de Santa Catarina cresceu 3,4% em agosto. Este é quarto mês consecutivo de alta para o segmento. O resultado ficou acima da média nacional, que foi de 2,9%.

Apesar da recuperação dos serviços catarinenses nos últimos meses, as atividades ainda não chegaram aos patamares do ano passado. Na comparação com agosto de 2019, o setor registra retração de 4%.

Nota de R$ 200 

Com a alegação de "falta de acessibilidade", a Defensoria Pública da União (DPU) ingressou com uma Ação Civil Pública na Justiça para que o Banco Central suspenda a confecção das notas de R$ 200. De acordo com a argumentação, por ter as mesmas dimensões da nota de R$ 20, a cédula inviabiliza a identificação por pessoas com deficiência visual.

O Banco Central informou que optou pelo lançamento de uma nova cédula com o mesmo tamanho de uma pré-existente porque não haveria tempo hábil para adaptações no parque fabril da Casa da Moeda. Além disso, argumentou que por possuir um formato já existente, sua adaptação aos caixas eletrônicos e aos demais equipamentos automáticos que aceitam e dispensam cédulas seria mais rápida. 


Ismael Ewald Limberger
08 Outubro 2020 11:27:00

$artigoImagemTitulo

Conversei na quarta-feira, dia 07, com meu amigo Valmor Kamchen. Ele sofreu um infarto no último fim de semana e precisou ser hospitalizado. Ele me disse estar melhorando e que, aos poucos, está ficando novo em folha e logo deve retomar suas atividades normais.  

Amigo, desejo uma recuperação rápida e plena. Muita saúde a você e que logo possamos ter muitas outras conversas agradáveis. Forte abraço!

Mais de 300 vagas de emprego  

Amigos, uma dica para quem está buscando uma colocação no mercado de trabalho. Acontece no sábado, dia 10 de outubro, das 8h às 11h, o feirão de empregos promovido pela Karsten, de Blumenau.

São mais de 300 vagas disponíveis em diversos setores, como Operador de Fiação, Operador de Tecelagem, Operador de Estamparia, Operador de Tinturaria, Operador de Acabamento, Operador de Confecção, Costureira(o), Eletricista de Produção, Inspetor de Qualidade, Auxiliar de Expedição e Operador Engenharia Têxtil.

Os interessados devem comparecer - na data e horário citados acima - na associação da empresa, localizada na Rua Heinz Scheidemantel, 103, no bairro Testo Salto, com documentos pessoais e carteira de trabalho.


Ismael Ewald Limberger
02 Outubro 2020 14:18:00

$artigoImagemTitulo

Eu me orgulho

Na sexta-feira, dia 02 de outubro, a Olavo Bilac completa 150 anos de história. Talvez nem todos saibam, mas devo muito da minha formação como ser humano a essa escola. Foi lá que estudei durante todo o Ensino Fundamental, mas, muito além de aprender matérias como matemática, geografia, história e tantas outras disciplinas acadêmicas, também obtive ali muitas lições de cidadania e valores.  

Contando comigo, cinco colaboradores do Testo Notícias também se formaram lá. Então, não é exagero dizer que nosso jornal deve um grande agradecimento a essa escola. Todos nós tínhamos comentado, desde o início da preparação para o aniversário, com a contagem regressiva iniciada em 2019, o quanto nos orgulhamos de termos feito parte de tudo isso.

Na matéria especial elaborada pela nossa redação nesta edição, o professor Zé Luiz comenta sobre a ida de uma equipe de alunos ao Rio Grande do Sul para disputar um amistoso contra a equipe deles. Ao ler essa parte, um milhão de lembranças inundaram minha mente, eu era um dos integrantes desse time, o goleiro. O tanto de gols que levei naquele dia não vem ao caso agora (risos), porque verdadeiramente, o que ficou registrado para mim não foi exatamente o resultado do jogo. Mas sim, a experiência adolescente de ter vivido aquela atmosfera até então inimaginável para mim. Aquilo foi tão, mas tão incrível! Muito obrigado professor Zé Luiz e a todos os integrantes da APP e da equipe da Escola Olavo Bilac que me proporcionaram isso. E muito obrigado a todos os colaboradores que passaram por lá enquanto fui aluno, vocês são os verdadeiros tesouros dessa história.

Parabéns Olavo Bilac! 


Ismael Ewald Limberger
17 Setembro 2020 14:56:00

$artigoImagemTitulo

As eleições municipais de novembro têm tudo para se tornarem um ponto de destaque na história de Pomerode. E isso já começa pela própria expressão "Eleições Municipais de Novembro", um arremedo para tentar fugir do auge da pandemia que, por hora, parece ter funcionado.  

Não fosse isso, ainda temos o fato de que cinco chapas foram confirmadas após as convenções partidárias com, pasmem, mais de 100 pré-candidatos ao cargo de vereador. A esse ponto, torna-se praticamente impossível definir para que lado pende a balança, o certo é que teremos dois meses bastante interessantes no cenário municipal até que os votos sejam contabilizados ao encerrar do dia 15 de novembro. Aguardemos!

Eventos 

Tudo indica que teremos novidades no setor de eventos até o fim desta semana. O setor que gera mais de 15 mil postos de trabalho e movimenta R$ 1,5 bilhão por ano em Santa Catarina, aguarda ansioso a publicação dos protocolos, elaborados através de uma parceria que conta com a Secretaria de Estado da Saúde, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur) e entidades representativas do trade turístico.

Os eventos foram agrupados em três categorias: feiras, congressos e shows. É importante salientar que apesar do protocolo ter previsão de publicação até sexta-feira, dia 18, dificilmente haverá uma liberação imediata para que as atividades voltem a funcionar. Assim como ocorre na questão relacionada à Educação, há a dependência do aval das equipes técnicas da Secretaria da Saúde e Vigilância Sanitária após a avaliação da classificação de risco. 


Ismael Ewald Limberger
11 Setembro 2020 08:12:00

$artigoImagemTitulo

A deputada federal Ângela Amin, do Progressitas, comunicou através de um ofício enviado ao vereador Amarildo da Silva que destinará R$ 400 mil à Pomerode. Deste valor, R$ 150 mil são oriundos de uma Emenda Impositiva, prevista na Lei Orçamentária Anual de 2020. Os outros R$ 250 mil, possibilitados por Recurso Extra junto ao Ministério do Turismo e com destinação para essa área.  

SC prevê déficit de R$ 1,6 bilhão em 2021 

O secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, disse que a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2021 trará a previsão de déficit nas contas públicas de Santa Catarina de R$ 1,6 bilhão. O valor é o dobro apresentado no ano passado e relativo a 2020, que foi de R$ 804 milhões.

Segundo o secretário, o principal motivo para o rombo são as contas da Previdência, que têm déficit calculado em R$ 5,1 bilhões, contra R$ 4,2 bilhões estimados em 2020.

Apesar da pandemia, Eli disse que a Fazenda seguirá saneando o Estado e que a doença não vai comprometer o objetivo. "Nós estamos nesse processo de saneamento financeiro desde 2018. Veio a pandemia, que atrapalhou um pouco, mas não vai comprometer o saneamento", afirmou.

Ele ainda lamentou o fechamento da economia durante a pandemia. Disse que se o Estado tivesse preparado a estrutura de saúde anteriormente não precisaria fechar tantas atividades e que a falta de investimento nesta área trouxe uma lição. Além disso, defendeu ampliação dos investimentos em segurança para dar tranquilidade e economia aos negócios.

Rede Feminina agradece ajuda em pedágio online 

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Pomerode agradece a todos que colaboraram com o pedágio virtual realizado entre 1º de agosto e 1º de setembro. No total, R$3.190,00 foram arrecadados, dinheiro que contribuirá para a manutenção das atividades, com o objetivo de continuar atendendo gratuitamente o maior número de mulheres e apoiando a todos.





Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube