Ismael Ewald Limberger
14 Janeiro 2021 13:48:00

$artigoImagemTitulo

Na terça-feira, dia 12, recebi os vereadores Cleide Kamchen e Geliandro Ribeiro, do Podemos, para uma conversa. O assunto foi um dos tópicos escrito por mim nesta mesma coluna, na edição passada, em que comentei sobre a postura de ambos em votar contra a chapa única formada para disputa da presidência da Câmara. Cleide e Geliandro afirmaram que apesar do voto contrário, o objetivo de ambos é sim prezar pelo debate de ideias dentro da Câmara. Além disso, salientaram terem adotado essa postura antes mesmo da eleição para presidente, ou seja, dialogaram com os demais vereadores acerca do assunto, porém sem chegar a um denominador comum, motivando a decisão tomada no momento da votação. Dessa forma, a pergunta que norteou o tópico foi respondida de forma presencial por ambos, ou seja, a promessa de presar pelo diálogo não ficará só no discurso, será posta em prática pelos dois vereadores. Agradeço aos legisladores pela reunião, pelo debate de ideias e saliento que as portas do Jornal Testo Notícias estão sempre abertas.  

Mudanças à vista  

Até a tarde de quarta-feira, dia 13 (momento em que sento para formular a coluna da semana), não havia nenhuma oficialização sobre quem fica e quem sai da equipe de governo da gestão Ércio Kriek e Chico Hass. Nos bastidores, os indícios de mudanças em determinadas pastas são bastante palpáveis. É aguardar para ver.

Transporte coletivo para o Enem  

Em tempo, utilizo esse último tópico para informar aos estudantes que prestarão a prova do Enem no domingo, dia 17, que a empresa Volkmann disponibilizará uma linha de ônibus para atender aos que necessitam do transporte para ir a Blumenau. De acordo com a empresa, o ônibus sairá do ponto do Centro (próximo ao Colégio Dr. Blumenau) às 11h30min, e o retorno está previsto para sair de Blumenau às 19h10min. 


Ismael Ewald Limberger
08 Janeiro 2021 10:18:00

$artigoImagemTitulo

No dia 1º de janeiro a ex-vice-prefeita Gladys Sievert se despediu de seu posto no escalão principal da administração municipal. Apesar da nova equipe de governo ainda não ter sido anunciada e haver a possibilidade de seu nome estar incluso, cabe dizer que se isso não se confirmar, Gladys fará muita falta. É inegável a tamanha contribuição dela para o município, e não estou falando apenas da área de Turismo, apesar desse ser seu maior trunfo. Gladys atuou em diversas frentes e sempre que assumiu o papel de prefeita, desempenhou a função com competência e determinação. É preciso reconhecer o bom trabalho!

Vai ficar só no discurso?

Logo no primeiro dia do ano, a Câmara de Vereadores dá sinais de que o trabalho pautado pela harmonia pode, novamente, ficar só na promessa. Mesmo com chapa única concorrendo à Mesa Diretora, os dois vereadores do Podemos, Cleide Kamchen e Geliandro Ribeiro, votaram contra. Após a eleição, conversei com diversos vereadores que mostraram estranheza à postura de ambos. Agora é aguardar fevereiro e o início das sessões ordinárias para ver se teremos quatro anos de diálogo ou se voltaremos ao já conhecido embate partidário.  

Não ficou só no discurso

O único representante do MDB na Câmara de Vereadores, Márcio Scheidemantel, havia afirmado que buscaria o diálogo e a articulação para construir uma nova postura do partido no Legislativo. Ficou claro já no primeiro encontro oficial da nova legislatura que ele realmente investirá nessa postura. Márcio não só votou a favor da chapa única, composta essencialmente pelos partidos da situação, como também integra essa chapa. Já passou da hora do MDB, um dos maiores e mais representativos partidos pomerodenses, sair do posto de coadjuvante e ocupar um lugar à mesa daqueles que discutem e decidem o futuro da cidade.

O resultado do pulso firme

Em um momento em que muitos municípios, menores e maiores que o nosso, sofrem com a falta de recursos, a administração municipal encerrou 2020, e por consequência inicia 2021, como mais de R$ 29 milhões de saldo positivo nas contas municipais. Mérito de uma administração pulso firme e da competência em captar recursos. 


Ismael Ewald Limberger
17 Dezembro 2020 14:12:00

$artigoImagemTitulo

Amigos e leitores, resumirei logo nas primeiras frases o que sei sobre a Covid-19. Convido para que mesmo assim continue lendo a coluna, mas a decisão fica por sua conta, combinado? Então lá vai: a Covid-19 é real e muito cruel. Pronto, aí está praticamente a única certeza que tenho sobre essa doença. A partir daqui todo o meu conhecimento se baseia apenas nos retratos da terceira pior experiência pessoal já vivida por mim, ficando atrás apenas, logicamente, das perdas de meu pai e de minha mãe.  

Não tenho certeza se o vírus foi fabricado em laboratório ou se tem a natureza como berço, mas sei que quando o fôlego me faltou e as pernas teimaram em não me segurar de pé, derramei lágrimas em um choro inaudível enquanto me colocavam numa cadeira de rodas. Posso dizer que nesse momento, a origem dele não fez a menor diferença.

Não tenho certeza se máscara ajuda ou atrapalha, pessoas mais sábias que eu não conseguiram chegar a um consenso sobre o tema. Mas sei que continuar de olhos vendados por essa ou aquela vertente política é muito mais prejudicial do que um pedaço de pano colocado sobre a boca e o nariz. Posso ainda compartilhar com vocês a certeza adquirida de que utilizarei máscara sim, além de continuar seguindo, mais do que nunca, todas as demais medidas. Se em um passado recente o fiz por obrigação cidadã, faço agora por ter a vívida memória do quanto é tenebrosa a sensação de ser empurrado em uma cadeira de rodas pelo corredor do hospital enquanto o único poder que te sobra é o de "desejar" não precisar ser intubado.

Não sei se o vírus foi espalhado propositalmente pelo mundo para causar desestabilidade econômica ou se é apenas um processo natural devido ao fato da humidade avançar cada vez mais para as áreas de vida selvagem. Sei apenas que quando ela se aloja em seu organismo, traz consigo o medo e a angústia.

Não sei se a melhor vacina é a Russa, a Chinesa, a Americana/Alemã. Mas sei que precisamos que nossos comandantes (governadores e presidente) parem de fazer "birra" sobre o assunto. Se aqueles que foram eleitos não assumirem as rédeas da situação, que segurança a população terá? Para além disso, outra certeza recém adquirida é a de que eu tomarei a vacina.

Não sei se os tais medicamentos terminados em "ina" funcionam como prevenção. Mas sei que menosprezar o vírus, acreditando que é só uma leve gripe ou então se valendo daquele que já se tornou um mantra: "tem doença que mata muito mais" é um grandessíssimo erro. Eu estive no hospital, lá estiveram comigo centenas de pessoas. Isso mesmo, centenas. Precisei ir e voltar durante quase uma semana, ficando na ala de tratamento por horas seguidas. As pessoas ao meu lado, ou as que entravam e saíam pelas portas, não estavam lá por outras doenças, estavam buscando atendimento para a Covid-19. Há sim doenças que matam mais do que essa, mas não estamos vivendo uma pandemia de sarampo ou de Gripe A, estamos enfrentando o novo coronavírus. Eu repito: ele é real. Acredite em mim, pois disso eu tenho certeza! E tem gente morrendo, e tem gente sofrendo, e tem profissional de saúde esgotado de tanto trabalhar. É real!


Ismael Ewald Limberger
04 Dezembro 2020 13:21:00

$artigoImagemTitulo

A Prefeitura de Pomerode fez um alerta em suas redes sociais na segunda-feira, dia 30, para os contribuintes da cidade, relembrando o pagamento da primeira e da segunda parcela do IPTU. A nota informa que, de acordo com a Lei Complementar número 384/2020 de 23 de abril, que prorroga os prazos de vencimento de tributos do ano de 2020, a primeira e a segunda parcela do IPTU, com vencimento original para 16 de março e 15 de maio, tiveram seu vencimento postergado para 30 de dezembro.

Caso você ainda não tenha realizado o pagamento destas parcelas, não perca o prazo. Dúvidas podem ser tiradas através do setor de fiscalização tributária ou praça do cidadão da Prefeitura.

Concerto de Natal on-line

Nesse ano, o Concerto de Natal do Grupo Vocal Pommern Sänger será on-line. O espetáculo está marcado para quinta-feira, dia 03 de dezembro de 2020, e inicia a partir das 20h. É possível assistir a apresentação por meio das redes sociais do grupo. Facebook: Grupo Vocal Pommern Sänger; Instagram: grupovocalpommernsanger e pelo YouTube: Pommernsanger. O grupo é regido pelo maestro Wanderli Siewerdt.

Ação em favor da Apae sorteia carros, Biz e TV 50'

A Federação das Apaes de Santa Catarina está promovendo uma ação para angariar recursos e ajudar a todas as Apaes do Estado com as despesas necessárias para a manutenção das entidades. A Apae de Pomerode é uma delas e conta com a sua ajuda.

O primeiro prêmio será um automóvel Fiat Mobi vermelho; o segundo prêmio será um Fiat Mobi branco, mesmo prêmio oferecido ao terceiro sorteado; o quarto prêmio é uma Biz e o quinto, uma televisão de 50 polegadas.

É possível adquirir os bilhetes até no dia 10 de dezembro, na sede da Apae Pomerode (Rua Alberto Spredemann, 200) ou pelo fone: (47) 3387-1666. O sorteio ocorre no dia 12 de dezembro.  


Ismael Ewald Limberger
12 Novembro 2020 08:31:00

$artigoImagemTitulo

Desde sábado, dia 07, o burburinho em todos os cantos da cidade em torno da pesquisa eleitoral contratada e divulgada pela Rádio Pomerode está grande. Como de costume, quem está na liderança ficou muito satisfeito. Quem não está, nem tanto. Os resultados foram amplamente divulgados pela emissora em sua programação, e também no site e redes sociais.  

A pesquisa virou alvo de ação judicial que busca sua impugnação. A Rádio Pomerode teve vitória parcial após o Juíz Eleitoral, Bernardo Augusto Ern, indeferir o pedido de tutela de urgência. O processo ainda segue, com decisão final a ser proferida pelo magistrado após a apresentação das defesas.

A pesquisa foi realizada pela empresa Equação Pesquisas, Marketing e Consultoria Ltda / Arbeit Intelligence e encomendada pela Rádio Pomerode no dia 29 de outubro de 2020. O protocolo de registro no TSE é de n° 00708/2020, amparada pela Resolução N° 23.600/2019 de 12 de dezembro de 2019.

O questionário foi realizado nos dias 2 e 3 de novembro de 2020, em todas as localidades de Pomerode, foram entrevistados 420 eleitores maiores de 16 anos sobre qual seria a intenção de voto para o cargo de prefeito de Pomerode, na eleição de 15 de novembro de 2020. A margem de erro é de 4,8%.

O levantamento aponta a preferência do eleitorado na modalidade de pesquisa espontânea e também estimulada. Em ambas, aponta o candidato à reeleição, Ércio Kriek, na liderança da disputa pelo cargo de prefeito de Pomerode. Na pesquisa estimulada os resultados foram: Ercio Kriek (DEM): 36,19%; Rafael Ramthun (Patriota): 14,29%; Frank Volkmann (Podemos): 9,29%; Jair Klebber (MDB): 5,24%; Beto Ramlow (Republicanos): 2,62%; Indeciso: 26,67%; Branco/Nulo: 4,52%; Não soube ou não respondeu: 1,19%.

Apontou ainda quais são os percentuais de rejeição de cada candidato e um dado que chamou muita atenção, o número de eleitores indecisos quanto ao voto: 26,67% na "modalidade" estimulada. A pesquisa completa e todos os dados podem ser consultados no site da Rádio Pomerode e nas redes sociais da emissora.

Reeleição? 

Fato é que o resultado acompanha um fenômeno observado também nas pesquisas oficiais, e/ou ponderações dos comentaristas especializados em politica, feitas em cidades vizinhas, como Timbó, Indaial, Gaspar, Blumenau e Jaraguá do Sul: os candidatos à reeleição estão liderando a preferência do eleitor.

Caso Ércio Kriek vença a disputa eleitoral, se tornará o primeiro prefeito reeleito em mandato consecutivo da história da cidade.

Debate 

A pesquisa foi divulgada pouco antes do início do debate envolvendo os cinco candidatos, promovido pela Associação Empresarial de Pomerode (Acip) e transmitido ao vivo pelo Jornal Testo Notícias.

Acredito que após o debate, os cerca de 30% do eleitorado que estava em dúvida deve ter escolhido o seu candidato para o pleito.

História  

Seja Beto Ramlow, Ércio Kriek, Frank Volkmann, Jair Klebber ou Rafael Ramthun o escolhido pelas urnas, a certeza é de que um novo capítulo da história de Pomerode será escrito no domingo, dia 15 de novembro. Passadas as eleições, espero que as brigas e animosidades entre os candidatos e correligionários fiquem no passado, para que sigamos todos em busca de um futuro promissor para nossa cidade. 


Ismael Ewald Limberger
06 Novembro 2020 08:40:00

$artigoImagemTitulo

O que é isso de estupro culposo? Essa foi a pergunta que me vi obrigado a fazer durante o início dessa semana. Que cargas d'água é isso, de fato, ainda custo a entender. Como de costume, fui buscar mais informações e me deparei com todo o relato do caso, incluindo as notas oficiais do advogado envolvido no caso e do Ministério Público.  

Pois bem, a sentença relacionada ao caso Mari Ferrer não menciona estupro culposo, não é uma terminologia do âmbito judicial. Ufa? Que nada! Infelizmente, saber disso não suaviza em nada todo o restante dos fatos. O que aquela mulher passou durante o julgamento, ao menos durante o trecho divulgado, é desumano, cruel e nos expõe como uma sociedade que perdeu completamente o rumo.

A partir daqui, nós, que nascemos homens, temos dois caminhos a seguir. O primeiro é agradecer ao universo por isso, ou seja, por termos nascido homens. Então apenas seguimos nossas vidas fingido que não ter nada a ver com isso e, caso tenhamos filhas, torcemos para que elas nunca tenham que passar por situação semelhante a de Mari, inclusive incluindo em nosso pensamento a frase: "filha minha nunca estará nessa situação". Ignorando o fato de que, se não agirmos, elas em algum momento terão que lidar com esse tipo de boçal, ainda que não termine em estupro - culposo ou doloso.

O segundo caminho é o de aceitar de uma vez por todas que a inércia é dolosa (não culposa) e imperdoável. Pergunte a qualquer mulher: a piada de mal gosto ofende, o "elogio" com cunho sexual ofende, o abraço não consentido ofende, a perseguição após o fim da relação ofende.

Ah, mas é mi mi mi. O mi mi mi é de todos que ainda não entenderam que o limite de cada um termina no exato ponto em que começa a liberdade de escolha do outro. A partir de hoje, quando fizer uma piada ou um "elogio" a uma mulher, pergunte a si mesmo: eu gostaria que o alvo destes fosse minha mãe ou minha filha? Por aí você já começa a nivelar o quanto o filtro que mede as palavras proferidas por sua boca precisa de ajustes. 


Ismael Ewald Limberger
29 Outubro 2020 16:37:00

$artigoImagemTitulo

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Pomerode está completando 20 anos de incansável doação em favor da comunidade. São duas décadas de um primoroso trabalho que visa a prevenção, o cuidado, a oferta de serviços e o acolhimento de quem certamente enfrenta um dos períodos mais desafiadores de sua vida.  

Por tudo isso, quero aqui agradecer a cada uma das voluntárias, pois, mesmo que o nome seja Rede "Feminina", a atuação de vocês impacta a vida de todos os cidadãos pomerodenses.

Além de prestar atendimento também a homens, como noticiamos há poucas edições, o apoio prestado pela Rede às mulheres impacta não somente a vida delas, mas a de seus filhos, maridos, irmãos, mães, pais e amigos. Vocês fazem toda a diferença.

Pois é nos momentos mais sombrios, que uma luz rosa se agiganta para acalmar corações, mostrar caminhos e reacender a esperança. Nas palavras das voluntárias entrevistadas na reportagem especial contida nas páginas 20 a 23 dessa edição, podemos perceber a dedicação de corpo e alma. Algo que inspira a buscar o melhor dentro de nós mesmos.

Parabéns à Rede Feminina! Muito obrigado por cada um dos 20 anos dedicados a nossa comunidade! 


Ismael Ewald Limberger
22 Outubro 2020 10:05:00

$artigoImagemTitulo

Para lembrar a todos, no sábado, dia 24, tem o primeiro sorteio da Promoção Natal Encantado, da CDL de Pomerode. Quem já possui cupons em casa, não pode esquecer de preencher e depositar nas urnas disponíveis no comércio. Quanto antes fizer isso, mais chances tem de ganhar, pois estará concorrendo aos quatro sorteios. Então, não esquece, corre lá! 

Gladys Sievert assume comando do Executivo por 30 dias  

Desde a última quinta-feira, dia 15, Gladys Sievert assumiu como prefeita da cidade de Pomerode. Ela comandará o Executivo pelo prazo de 30 dias, enquanto Ércio Kriek está de férias. A última vez em que ela havia assumido o comando da Prefeitura foi em agosto de 2019.


Matheus Kurth/

Deferido  

Todas as cinco chapas que apresentaram seus nomes para concorrer às eleições municipais de 2020 tiveram seus pedidos de registro de candidatura deferidos. Essa situação, no entanto, só se confirmou entre o fim da semana passada e o início desta semana. Ocorre que a Justiça Eleitoral havia indeferido o pedido de registro de candidatura de Alberto (Beto) Ramlow (Republicanos e PSC) por conta da falta de apresentação da certidão de antecedentes para "fins eleitorais". Na sexta-feira, dia 16, uma nova decisão expedida pelo juiz eleitoral de Pomerode, Bernardo Augusto Ern, deferiu o registro após o candidato apresentar o documento faltante. Com isso, o pleito agora está definido, com os seguintes candidatos (em ordem alfabética): Alberto Ramlow (Republicanos e PSC); Ércio Kriek (DEM, PSDB, PP e PSD), Frank Volkmann (Podemos); Jair Klebber (MDB) e Rafael Ramthun (Patriota). 

Divulgação



Ismael Ewald Limberger
16 Outubro 2020 08:24:00

Coluna do Isma

$artigoImagemTitulo

Infelizmente, Pomerode registrou a sexta morte por conta do novo coronavírus na quarta-feira, dia 14. A vítima é um homem de 86 anos, com comorbidades, que estava internado na UTI do Hospital Oase, de Timbó. 

Em nota, a Prefeitura de Pomerode prestou condolências aos familiares e amigos, se solidarizando neste momento de profunda dor.

Setor de serviços   

Segundo dados divulgados pelo IBGE na quarta-feira, dia 14, o volume do setor de serviços de Santa Catarina cresceu 3,4% em agosto. Este é quarto mês consecutivo de alta para o segmento. O resultado ficou acima da média nacional, que foi de 2,9%.

Apesar da recuperação dos serviços catarinenses nos últimos meses, as atividades ainda não chegaram aos patamares do ano passado. Na comparação com agosto de 2019, o setor registra retração de 4%.

Nota de R$ 200 

Com a alegação de "falta de acessibilidade", a Defensoria Pública da União (DPU) ingressou com uma Ação Civil Pública na Justiça para que o Banco Central suspenda a confecção das notas de R$ 200. De acordo com a argumentação, por ter as mesmas dimensões da nota de R$ 20, a cédula inviabiliza a identificação por pessoas com deficiência visual.

O Banco Central informou que optou pelo lançamento de uma nova cédula com o mesmo tamanho de uma pré-existente porque não haveria tempo hábil para adaptações no parque fabril da Casa da Moeda. Além disso, argumentou que por possuir um formato já existente, sua adaptação aos caixas eletrônicos e aos demais equipamentos automáticos que aceitam e dispensam cédulas seria mais rápida. 


Ismael Ewald Limberger
08 Outubro 2020 11:27:00

$artigoImagemTitulo

Conversei na quarta-feira, dia 07, com meu amigo Valmor Kamchen. Ele sofreu um infarto no último fim de semana e precisou ser hospitalizado. Ele me disse estar melhorando e que, aos poucos, está ficando novo em folha e logo deve retomar suas atividades normais.  

Amigo, desejo uma recuperação rápida e plena. Muita saúde a você e que logo possamos ter muitas outras conversas agradáveis. Forte abraço!

Mais de 300 vagas de emprego  

Amigos, uma dica para quem está buscando uma colocação no mercado de trabalho. Acontece no sábado, dia 10 de outubro, das 8h às 11h, o feirão de empregos promovido pela Karsten, de Blumenau.

São mais de 300 vagas disponíveis em diversos setores, como Operador de Fiação, Operador de Tecelagem, Operador de Estamparia, Operador de Tinturaria, Operador de Acabamento, Operador de Confecção, Costureira(o), Eletricista de Produção, Inspetor de Qualidade, Auxiliar de Expedição e Operador Engenharia Têxtil.

Os interessados devem comparecer - na data e horário citados acima - na associação da empresa, localizada na Rua Heinz Scheidemantel, 103, no bairro Testo Salto, com documentos pessoais e carteira de trabalho.


Ismael Ewald Limberger
02 Outubro 2020 14:18:00

$artigoImagemTitulo

Eu me orgulho

Na sexta-feira, dia 02 de outubro, a Olavo Bilac completa 150 anos de história. Talvez nem todos saibam, mas devo muito da minha formação como ser humano a essa escola. Foi lá que estudei durante todo o Ensino Fundamental, mas, muito além de aprender matérias como matemática, geografia, história e tantas outras disciplinas acadêmicas, também obtive ali muitas lições de cidadania e valores.  

Contando comigo, cinco colaboradores do Testo Notícias também se formaram lá. Então, não é exagero dizer que nosso jornal deve um grande agradecimento a essa escola. Todos nós tínhamos comentado, desde o início da preparação para o aniversário, com a contagem regressiva iniciada em 2019, o quanto nos orgulhamos de termos feito parte de tudo isso.

Na matéria especial elaborada pela nossa redação nesta edição, o professor Zé Luiz comenta sobre a ida de uma equipe de alunos ao Rio Grande do Sul para disputar um amistoso contra a equipe deles. Ao ler essa parte, um milhão de lembranças inundaram minha mente, eu era um dos integrantes desse time, o goleiro. O tanto de gols que levei naquele dia não vem ao caso agora (risos), porque verdadeiramente, o que ficou registrado para mim não foi exatamente o resultado do jogo. Mas sim, a experiência adolescente de ter vivido aquela atmosfera até então inimaginável para mim. Aquilo foi tão, mas tão incrível! Muito obrigado professor Zé Luiz e a todos os integrantes da APP e da equipe da Escola Olavo Bilac que me proporcionaram isso. E muito obrigado a todos os colaboradores que passaram por lá enquanto fui aluno, vocês são os verdadeiros tesouros dessa história.

Parabéns Olavo Bilac! 


Ismael Ewald Limberger
17 Setembro 2020 14:56:00

$artigoImagemTitulo

As eleições municipais de novembro têm tudo para se tornarem um ponto de destaque na história de Pomerode. E isso já começa pela própria expressão "Eleições Municipais de Novembro", um arremedo para tentar fugir do auge da pandemia que, por hora, parece ter funcionado.  

Não fosse isso, ainda temos o fato de que cinco chapas foram confirmadas após as convenções partidárias com, pasmem, mais de 100 pré-candidatos ao cargo de vereador. A esse ponto, torna-se praticamente impossível definir para que lado pende a balança, o certo é que teremos dois meses bastante interessantes no cenário municipal até que os votos sejam contabilizados ao encerrar do dia 15 de novembro. Aguardemos!

Eventos 

Tudo indica que teremos novidades no setor de eventos até o fim desta semana. O setor que gera mais de 15 mil postos de trabalho e movimenta R$ 1,5 bilhão por ano em Santa Catarina, aguarda ansioso a publicação dos protocolos, elaborados através de uma parceria que conta com a Secretaria de Estado da Saúde, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur) e entidades representativas do trade turístico.

Os eventos foram agrupados em três categorias: feiras, congressos e shows. É importante salientar que apesar do protocolo ter previsão de publicação até sexta-feira, dia 18, dificilmente haverá uma liberação imediata para que as atividades voltem a funcionar. Assim como ocorre na questão relacionada à Educação, há a dependência do aval das equipes técnicas da Secretaria da Saúde e Vigilância Sanitária após a avaliação da classificação de risco. 


Ismael Ewald Limberger
11 Setembro 2020 08:12:00

$artigoImagemTitulo

A deputada federal Ângela Amin, do Progressitas, comunicou através de um ofício enviado ao vereador Amarildo da Silva que destinará R$ 400 mil à Pomerode. Deste valor, R$ 150 mil são oriundos de uma Emenda Impositiva, prevista na Lei Orçamentária Anual de 2020. Os outros R$ 250 mil, possibilitados por Recurso Extra junto ao Ministério do Turismo e com destinação para essa área.  

SC prevê déficit de R$ 1,6 bilhão em 2021 

O secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, disse que a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2021 trará a previsão de déficit nas contas públicas de Santa Catarina de R$ 1,6 bilhão. O valor é o dobro apresentado no ano passado e relativo a 2020, que foi de R$ 804 milhões.

Segundo o secretário, o principal motivo para o rombo são as contas da Previdência, que têm déficit calculado em R$ 5,1 bilhões, contra R$ 4,2 bilhões estimados em 2020.

Apesar da pandemia, Eli disse que a Fazenda seguirá saneando o Estado e que a doença não vai comprometer o objetivo. "Nós estamos nesse processo de saneamento financeiro desde 2018. Veio a pandemia, que atrapalhou um pouco, mas não vai comprometer o saneamento", afirmou.

Ele ainda lamentou o fechamento da economia durante a pandemia. Disse que se o Estado tivesse preparado a estrutura de saúde anteriormente não precisaria fechar tantas atividades e que a falta de investimento nesta área trouxe uma lição. Além disso, defendeu ampliação dos investimentos em segurança para dar tranquilidade e economia aos negócios.

Rede Feminina agradece ajuda em pedágio online 

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Pomerode agradece a todos que colaboraram com o pedágio virtual realizado entre 1º de agosto e 1º de setembro. No total, R$3.190,00 foram arrecadados, dinheiro que contribuirá para a manutenção das atividades, com o objetivo de continuar atendendo gratuitamente o maior número de mulheres e apoiando a todos.


Ismael Ewald Limberger
03 Setembro 2020 16:30:00

$artigoImagemTitulo

O Diretório Municipal do Podemos Pomerode agendou para sexta-feira, dia 4 de setembro, a realização de convenção municipal para aprovação dos candidatos para o pleito municipal. "Já estamos com todo o processo bem avançado, e a partir do próximo dia 8 estaremos com o comitê de campanha aberto, na Praça Jorge Lacerda, número 627 - piso superior. Todos que desejarem participar de alguma forma serão bem-vindos", adiantou o presidente do partido, Rodrigo Maia Jorge.  

R$ 200,00 

A nota de R$ 200, com a imagem do lobo-guará foi divulgada e começou a circular na quarta-feira, dia 2 de setembro. Segundo o Banco Central (BC), a nova cédula tem o mesmo tamanho da nota de 20 reais da Segunda Família, e suas cores predominantes são cinza e sépia. Ela possui elementos de segurança que também estão em outras denominações e já são conhecidos pela população, como o número que muda de cor e a marca-d'água.

Conforme informações da Agência Brasil, em 2020, serão impressas 450 milhões de cédulas de 200 reais. As novas notas serão colocadas em circulação por intermédio da rede bancária, e a distribuição vai ocorrer de acordo com a demanda.

O lobo-guará foi escolhido em pesquisa realizada pelo BC em 2001 para eleger quais espécies da fauna brasileira deveriam ser estampadas nas cédulas do país, sendo o terceiro mais votado. Os dois animais mais votados (tartaruga marinha e mico-leão-dourado) foram utilizados respectivamente nas cédulas de R$2 e de R$20,

De acordo com o Banco Central, o lançamento da nova nota é uma forma de a instituição agir preventivamente para a possibilidade de aumento da demanda da população por papel moeda.

Foi "pra" levantar do sofá

A live da Banda XV Show, feita em parceria com o Testo Notícias foi um verdadeiro sucesso de público, atingindo mais de 98 mil visualizações nas páginas do Testo Notícias, Clic TN e da própria Banda XV Show. Foram duas horas e meia de muita animação, sorteio de brindes e muitos sucessos para cantar a toda voz (sem atrapalhar a vizinhança, é claro). Além disso, quem não arrastou a mesinha da sala para canto e se acabou de dançar perdeu uma baita oportunidade. Fica aqui os parabéns aos amigos da Banda XV e o agradecimento a todos que acompanharam a live.


Ismael Ewald Limberger
27 Agosto 2020 16:24:00

$artigoImagemTitulo

O Brechó Beneficente da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Testo Central voltou ao atendimento. Importante destacar a obrigatoriedade do uso de máscara e álcool em gel para higienização das mãos. Outro detalhe importante é que serão atendidas apenas três pessoas por vez.  

O Brechó fica na Casa Comunitária da Comunidade Evangélica de Testo Central e funciona apenas às sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h30min às 18h.

Em suspenso  

Na coluna de hoje peço sua licença para falar um pouco sobre esporte. Essa notinha traz uma informação sobre o adiamento da retomada das atividades esportivas amadoras, incluindo as patotas. A Prefeitura de Pomerode estava sim estudando a liberação para o fim desse mês de agosto, mas antes disso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) publicou portaria na sexta-feira, 21, determinando a continuidade da suspensão de todas as atividades esportivas coletivas de caráter amador recreativo para conter a disseminação da Covid-19. A medida vale principalmente para coibir a abertura de quadras e campos de futebol society.

Com isso, precisaremos aguardar as próximas semanas para ver o que muda e o que permanece.

Ótimas notícias  

No decorrer da última semana pudemos detectar a queda no número de novos casos de Covid-19, o que me deixa, particularmente, muito esperançoso de que consigamos ultrapassar os desafios dessa pandemia em breve. É claro que precisamos continuar com todos os cuidados, não é porque os casos estão diminuindo que devemos esquecer a existência da doença. Quanto mais conscientes agirmos agora, melhor será o resultado num futuro próximo. Se você não tem acompanhado o número de casos dia a dia, acompanhe os boletins em nosso site www.testonoticias.com.br


Coluna do Isma
20 Agosto 2020 10:11:00

Por Ismael Ewald Limberger

$artigoImagemTitulo

Muito se fala em renovação em todos os partidos, e o pré-candidato a prefeito, Beto Ramlow (Republicanos), revelou com exclusividade ao Testo Notícias que serão apresentados no dia 10 de setembro os nomes integrantes da majoritária que disputarão o pleito de novembro. O Republicanos está em conversação com o partido PSC de Pomerode, que aponta os nomes do Capelão Jonas Ittner e da professora, Glória Campelo, como possíveis escolhas.   

Como presidente do Republicanos, Beto disse desejar uma chapa popular, com nomes do povo e sem grandes coligações.

Monitoramento e segurança  

A Prefeitura de Pomerode concluiu a instalação da sala de monitoramento que compõe o projeto de cercamento digital. A instalação das câmeras de vigilância e dos equipamentos responsáveis por realizar a leitura automática das placas dos veículos já vinha sendo realizada no decorrer do ano passado e continuaou em 2020. Agora, foi concluída também a central que monitorará as imagens 24 horas por dia. A Polícia Militar terá acesso às informações, com o objeto de que o compartilhamento de informações traga cada vez mais segurança à cidade.

Números em queda - mas no bom sentido  

Felizmente tem sido registrada uma tendência de queda no número de novos casos de Covid-19 em Pomerode. Na quarta-feira, dia 19 (último boletim divulgado antes do fechamento dessa edição), Pomerode possuía 50 casos ativos da doença, número muito inferior do que havia sido registrado há uma semana, no dia 12, quando a cidade contabilizava 111 casos positivos ativos. Que continuemos seguindo nossas vidas sem descuidar das medidas de prevenção. Esse é um daqueles clássicos casos em que se não lutarmos unidos, todos perdem. Sejamos conscientes.

Boletim 

Além dos 50 casos ativos citados no tópico anterior, o boletim do dia 19/08 traz ainda as informações sobre o número de casos recuperados até aqui: 618. E de pacientes internados no momento: um na UTI , em Timbó, e um na enfermaria, em Blumenau.

Aulas suspensas até 12 de outubro  

A Secretaria de Estado da Educação decidiu manter a suspensão de aulas presenciais pelo menos até 12 de outubro em Santa Catarina, de acordo com as medidas de combate ao coronavírus do Governo do Estado. A definição vale para as redes pública e privada, municipal, estadual e federal, relacionadas à educação infantil, nível fundamental, médio, educação de jovens e adultos (EJA) e ensino técnico.


Ismael Ewald Limberger
13 Agosto 2020 17:11:00

$artigoImagemTitulo

Ao que tudo indica, Neusa Stoll pode aparecer como uma opção de peso na composição da majoritária que tem Rafael Ramthun (Patriota) como cabeça de chapa. Outros nomes fortes já foram ventilados para ocupar o cargo de vice, mas recentemente a aproximação ainda maior entre Rafael e Neusa pode ser o início de que os dois juntem forças nas eleições desse ano. A ex-vereadora Neusa Stoll tem histórico de mais de 20 anos na área da Saúde e já demonstrou apoio à candidatura de Ramthun.  

De volta à Câmara

O vereador Deoclides Correa volta a assumir sua cadeira na Câmara de Vereadores após 30 dias de licença não remunerada. A postura do parlamentar na retomada dos trabalhos deve assumir a mesma linha que vinha defendendo anteriormente. Segundo ele, o objetivo é lutar pelo bom uso do dinheiro público, principalmente na área da Saúde, devido à pandemia da Covid-19. Ele afirmou estar à disposição da comunidade.

MDB segue firme com o planejamento de disputar eleições com chapa pura

O MDB Pomerode já anunciou seus nomes para disputa da majoritária nas eleições municipais desse ano: Jair Klebber é pré-candidato a prefeito e Marcos Dalmann a vice. Todo o trabalho do partido está voltado firmemente para o fato de disputar o pleito municipal com chapa pura, ou seja, sem coligações. O presidente do Diretório pomerodense, Jair Klebber, argumentou que o partido não fará nenhuma loucura apenas para vencer as eleições, já que uma coligação exige um trabalho de construção que leva em média dois anos. Em cima do laço, a probabilidade de alterar o projeto que vem sendo construído pela sigla há três anos é praticamente nula.


Ismael Ewald Limberger
06 Agosto 2020 15:04:00

$artigoImagemTitulo

Desde o início da pandemia nos deparamos com ideias ousadas que prometem curar ou prevenir a doença causada pelo novo coronavírus. Devo reconhecer que algumas são, no mínimo, estranhas.  

Deixo claro não estar me referindo a medicamentos como a cloroquina, ivermectina ou azitromicina, que inclusive fazem parte do protocolo de tratamento vigente em Pomerode e todo o país.

Mas sim de proposições bem mais "alternativas", por assim dizer. A mais recente delas veio do prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, que é médico pediatra e homeopata. Em uma live, o chefe do executivo manifestou a possibilidade de Itajaí adotar a aplicação de ozônio por via retal como medida de tratamento contra a Covid-19, em pacientes confirmados e com sintomas.

Imediatamente a sugestão gerou muitas manifestações nas redes sociais, memes e ganhou destaque em vários jornais. Na terça-feira, dia 04, Morastoni lamentou que a sugestão tenha sido acolhida de tal forma. Cabe dizer - na verdade não sei se é necessário, mas, enfim - que o tratamento não possui eficácia cientificamente comprovada. Vai que...

Preparem os bolsos  

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou o reajuste no valor do pedágio na BR-101. A tarifa passa dos atuais R$ 2,70 para R$ 3,90 (carros) a partir de sábado, dia 08. O valor leva em conta o aumento pela inflação do período e a revisão tarifária, com alteração no valor-base do contrato. As praças de pedágio estão instaladas em São José dos Pinhais (BR376), Garuva, Araquari, Porto Belo e Palhoça.

Pomerode registra a quarta morte por Covid-19 

A vítima foi um homem de 76 anos, com comorbidades, que estava internado no Hospital Beatriz Ramos, em Indaial, desde o dia 02 de agosto. Ele faleceu na terça-feira, dia 04.

A Prefeitura de Pomerode confirmou o óbito e manifestou pesar. "Nossos mais profundos sentimentos à família enlutada, neste momento de profunda dor", diz o comunicado.

Atualmente Pomerode possui 134 casos ativos da doença e 398 recuperados. No momento temos 05 pacientes confirmados internados: 02 pacientes em UTI (01 em Timbó - 01 em Blumenau), e 03 em enfermaria (02 em Pomerode - 01 em Timbó). Além disso, temos 02 pacientes suspeitos em internação (Pomerode).


Ismael Ewald Limberger
31 Julho 2020 09:54:00

$artigoImagemTitulo

Em entrevista a uma emissora de TV na tarde de terça-feira, dia 28, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, afirmou que o governo Bolsonaro já encomendou 100 milhões de doses da vacina de Oxford contra a Covid-19. 

A vacina está na terceira e última fase de testes. Caso a imunização se comprove eficaz e segura, o primeiro lote deve chegar ao Brasil em dezembro. Mais do que nunca, estamos na torcida!

Despedida

A morte do professor Dilnei Marcellino foi confirmada na manhã de quarta-feira, dia 29, por meio de uma nota oficial emitida pela Prefeitura de Guaramirim, cidade onde atuava profissionalmente há muitos anos. Dilnei era uma figura muito conhecida também no esporte pomerodense e sua partida deixará muitas saudades.

De acordo com as informações, professor Dilnei estava doente e teve seu estado de saúde agravado após contrair a Covid-19. Ele estava internado no Hospital São José, em Jaraguá do Sul.

Nessa semana também nos despedimos do padre Olindo Carlini, de 88 anos. Ele era natural de Pomerode e atualmente integrava o clero diocesano de Bagé, Rio Grande do Sul. Ele estava na casa de familiares, na cidade de Timbó, desde março.

Conforme as informações constantes no obituário, Pe. Carlini faleceu no domingo, dia 26. Ele estava internado no Hospital Santa Isabel, de Blumenau, e não resistiu às complicações causadas pelo coronavírus. Pe. Olindo foi sepultado na cidade de Timbó.

Atuação 

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Pomerode completou na quarta-feira, dia 29, seis anos de fundação. E nesses anos, a CDL de Pomerode sempre protagonizou ações e projetos voltados para o desenvolvimento do comércio pomerodense, construindo um pilar forte, com base em um trabalho transparente, transformando o comércio varejista numa das principais bases da economia da cidade.

Parabéns a todos os lojistas, parceiros e apoiadores da CDL de Pomerode pelos seis anos de caminhada, sobretudo nesse momento em que precisamos tanto da união para superar os desafios que temos à frente. 


Ismael Ewald Limberger
23 Julho 2020 11:28:00

$artigoImagemTitulo

A semana começou com muitas provocações nos bastidores da política pomerodense. A Páscoa já passou há tempos e o Natal está longe, mas teve gente lembrando de bombons com mensagens emocionantes. Tem pré-candidato com boa memória que não perde a chance de tirar uma casquinha, até as balinhas entraram na jogada. É meus amigos, prevejo um campo de batalha com muitas flechas voando, preparem os escudos!

Falando em bastidores  

Tudo indica uma disputa interna no PSDB. Um tucano me confidenciou que Chico Hass, Jean Nicoletto e Gladys Sievert compartilham do desejo de compor a chapa que vai disputar à majoritária, que teria o atual prefeito Ércio Kriek como cabeça de chapa. Quem fica com o lugar de vice?

Não é a hora 

Em plena pandemia, tem também pré-candidato dando "pitaco" em questões de saúde. Parece-me o momento errado para tentar levantar bandeiras de assuntos que não domina. O risco envolvido na questão é grande, não para os postulantes a um cargo político, mas sim para a população. Portanto, esperemos o período eleitoral começar para encontrar trampolins para plataformas políticas, por favor.

Alesc aceita pedido de impeachment de Moisés e Daniela 

O presidente da Assembleia Legislativa de SC (Alesc), deputado Julio Garcia (PSD), acatou a admissibilidade de pedido de impeachment contra o governador Carlos Moisés da Silva e a vice Daniela Reinehr. Garcia seguiu parecer favorável da Procuradoria da Alesc e fez o anúncio no início da sessão de quarta-feira, dia 22. Assim, está aberto o processo dentro da Casa.

Divulgação/Agência Brasil/

Segundo o regimento da Alesc, o próximo passo é a criação de uma comissão especial de nove deputados para emitir um novo parecer sobre o pedido. Nesta fase, o governador, a vice, e o secretário de Administração, Jorge Tasca, que também foi citado, terão 15 dias para apresentar defesa.

Se tiver o parecer aprovado em comissão, a matéria vai a plenário e precisa de dois terços - 27 deputados - para efetivar o afastamento dos envolvidos.  





Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube