Especial de Natal

Uma época de lembranças e saudades

21 Dezembro 2018 14:11:00

Lourival ao lado da esposa e neta
Foto: Arquivo Pessoal

Lourival Sabin possuía a maior fábrica de enfeites de Natal de Santa Catarina, a Marlou Indústria de Enfeites Ltda, com vendas para os Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Desde 1976 ele produzia em Pomerode, no bairro Testo Rega, árvores de Natal, guirlandas, cabelo de anjo e os mais variados formatos de bolas de vidro natalinas. Com a abertura do livre comércio no Brasil e com a chegada, em 1994, dos produtos da China com preços muito mais em conta, as vendas caíram drasticamente. A competição com as bolas de plástico, que não quebravam, fizeram com que a procura pelo produto fosse muito pequena. Não teve jeito, foi preciso fechar a fábrica que funcionou até 1996.

Lourival teve a ideia de abrir uma loja de cama, mesa e banho, decoração e confecção e calçados, adulto e infantil, em 1995. O nome permaneceu o mesmo, composto pelas iniciais do casal, A loja é atualmente administrada pelas filhas e ainda vende artigos de Natal produzidos por Lourival, como árvores e guirlandas. As bolas de vidro são guardadas de recordação de um tempo, no qual o Natal tinha um brilho especial.

A filha Rosa lembra que já no auge da produção, em junho, começava a sobre hora dos funcionários para atender a demanda da época. Trabalhavam no empreendimento 35 funcionários internos, sem contar os terceirizados. "A fábrica era a vida dele e queria que os filhos continuassem com ela, mas ainda em vida viu que não tinha como prosseguir". Sonia também lembra que o pai era primeiro a chegar na loja e o último a sair.

A fábrica de enfeites participava da Festa Pomerana e ganhou, por quatro anos consecutivos, como o estande mais bonito. A filha Sonia conta que o pai fabricava árvores de Natal, mas em casa era enfeitado um pinheiro natural. "Ele dizia que a árvore tinha que ter cheiro de Natal. O pai era exemplo de pai, marido e avô. Eles nos deixaram tão cedo, mas o que vale é a lição de vida que eles transmitiram", diz emocionada.

Os irmãos Sonia Maria Sabin Schroeder, Rosa Maria Sabin Wachholz e Albert Hugo Sabin também trabalhavam com o pai, que amava o que fazia. Ele faleceu no dia 23 de novembro de 2017 e a esposa, Marli Sabin, este ano, no dia 2 de novembro. Para os filhos e netos, o Natal fica com muitas saudades, mas com o brilho das bolas de vidro na árvore como recordação do amor dos dois pelo trabalho e muito maior pela família.

Atualmente, a loja Marlou ainda vende com preços abaixo do custo o estoque dos produtos natalinos produzidos por Lourival.

Imagens

  • Enfeites de vidro que Lourival produziu são guardados como relíquia
  • Lourival ao lado da esposa e neta

LEIA TAMBÉM




O evento será destinado à confraternização das escolas municipais


Aparelho que veio para revolucionar a disfunção erétil, único no estado, apresentado em Pomerode através do Dr. Norbert






Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube