Especial de Natal

O Quebra-Nozes

21 Dezembro 2018 15:22:00

O resgate das tradições germânicas

Gladys Sievert trabalhou para o resgate da história do Quebra-Nozes
Foto: Marli Jardim

O ano de 2009 foi um marco para a comemoração do Natal em Pomerode. A então vice-prefeita Gladys Sievert resolveu incorporar a história do Quebra-Nozes ao Natal de Pomerode. "Ainda lembro que, quando pequena, minha avó contava a história e assistíamos o ballet. Pensei em dar uma identidade ao Natal de Pomerode, tendo em vista que não tínhamos muitos recursos para investir, como a cidade de Gramado, por exemplo. Como Pomerode é a cidade mais alemã do Brasil resolvemos trazer os personagens da tradição do Natal da Alemanha e que se perderam com o tempo".

De início foram feitos 30 bonecos com apoio dos servidores, professores e os que entendiam de tornearia e pintura. Os bonecos foram deixados em alguns pontos da cidade, o que causou estranheza por parte dos moradores. "Devíamos ter preparado melhor a comunidade para esclarecer a simbologia do Quebra-Nozes". Após vários anos, Gladys comemora a ideia acertada. O assunto passou a ser trabalhado nas escolas, então a comunidade entendeu a simbologia. Os artesãos começaram a produzir o boneco, bem como os outros elementos como o arco de Natal, levado pelos turistas para lembrar da cidade. "Passamos a usar toda a história do ballet. A ideia, naquela ocasião era fortalecer o vínculo de Pomerode com a cultura alemã. "É isso que o turista quer, vir para cá e ver a cidade mais alemã do Brasil, então, com os personagens do Quebra-Nozes, transformamos o Natal de Pomerode no mais alemão do Brasil. Nos tornamos diferentes, autênticos na cultura alemã e também criamos uma identidade para o artesanato da cidade". 

O conto que surgiu na Alemanha

O Quebra Nozes faz parte da cultura popular alemã e é considerado um dos símbolos de boa sorte

O Quebra Nozes é a representação em boneco de madeira de um soldado, cavaleiro ou rei, criado em meados do século XV na Alemanha. Esse boneco faz parte da cultura popular alemã e é considerado um dos símbolos de boa sorte, além de logicamente servir para quebrar nozes com seus dentes. Atualmente, os bonecos Quebra Nozes se tornaram mais um objeto de decoração natalina.


LEIA TAMBÉM




O evento será destinado à confraternização das escolas municipais


Aparelho que veio para revolucionar a disfunção erétil, único no estado, apresentado em Pomerode através do Dr. Norbert






Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube