Natal em Pomerode

As atrações da Weihnachtsfest

06 Dezembro 2018 15:36:00

Foto: Janaina Possamai

A festa de Natal mais alemã do Brasil, a Weihnachtsfest, em Pomerode, prossegue até o dia 23 de dezembro encantando pomerodenses e visitantes com atrações e diversas tradições de origem alemã, no Centro Cultural de Pomerode. Entre os verdadeiros ícones do festival estão as famosas bolachas decoradas "Plätzchen", o pão doce "Stollen", o personagem "Fritz Noel" e o arco natalino "Schwibbogen", além da pirâmide de Natal e bonecos Quebra-Nozes feitos na técnica alemã de tornearia em madeira.

A diretora da Fundação Cultural de Pomerode, Ivone Lemke, destaca que o encanto de Pomerode tem exatamente o objetivo de manter a tradição autêntica. Tem até vídeos com Papai Noel que explica como falar o nome da festa e outras palavras em Alemão, produzidos pela Fundação Cultural, também divulgado no Facebook do Jornal Testo Notícias. Há o arco natalino, a pirâmide em frente ao teatro, na construção Enxaimel está a casa dos doces, onde as doceiras ensinam a fazer as tradicionais delícias natalinas, a oficina custa R$ 10,00. A entrada é gratuita, apenas para realizar algumas oficinas é cobrado um valor simbólico pelo material utilizado, como na oficina para pintar o Quebra-Nozes, no valor de R$5,00. Para a realização deste encanto de Natal houve várias parcerias com o comércio, Prefeitura e Fundação. Ano passado, cerca de 15 mil pessoas visitaram a festa. Os organizadores esperam repetir o número de participantes.

Esta semana foi escolhido pela comunidade o nome do Quebra-Nozes, mascote da festa. Entre Nussi, Knacki e Prinz, o nome vencedor foi Nussi. O nome é de origem alemã: Nussknacker, que significa Quebra-Nozes. Ivone aproveitou a entrevista e convidou todos a apreciarem de perto o Natal de Pomerode.

Este ano, o evento traz a inédita "Fábrica do Papai Noel" (com fabricação de brinquedos em madeira ao vivo), oficina de bolachas decoradas, feira de doces e artesanato típico, bosque de pinheiros "Tannenbaum", esquetes teatrais, brinquedoteca e um carrossel vintage para a diversão dos pequenos. Também, aos fins de semana, são oferecidos charmosos passeios de charrete pela cidade.

 Neste domingo, dia 9 será a primeira Noite Gospel de Pomerode, às 19h e 2º Advento. Haverá também Desfile de Lanternas pelas ruas da cidade a partir das 20h30.

O Centro Cultural de Pomerode fica na Rua Hermann Weege, - 111 - Centro. O horário de funcionamento é de quintas e sextas, das 18h às 22h, e sábados e domingos das 11h às 22h.


LEIA TAMBÉM




O evento será destinado à confraternização das escolas municipais


Aparelho que veio para revolucionar a disfunção erétil, único no estado, apresentado em Pomerode através do Dr. Norbert





Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube