Especial de Natal

A transformação de madeiras em personagens natalinos

21 Dezembro 2018 16:14:48

Na escola de Tornearia Sandra ensina artesãos locais

Foto: Marli Jardim

Sandra Prochnow Greuel, 44 anos, montou o projeto a Escola de Tornearia, hoje instalada no Centro Cultural. Inaugurada em 13 de agosto de 2012 com 20 alunos, a ideia da escola era especializar os artesãos que utilizam madeira e continuar a cultura. Formada em pedagogia com especialização em educação infantil desde 2009, a convite da Prefeitura, trabalhava na creche municipal Rosa Borck. "Eles procuravam uma pessoa fluente no idioma alemão que gostasse de artesanato para fazer o projeto de artesanato de Pomerode em tornearia de madeira".

Para se adaptar à técnica ela teve aula, em fevereiro de 2009, com o artista Mario Baumann, em sua oficina no bairro Pomerode Fundos. Mas estava com viagem marcada para agosto para fazer um curso na Alemanha com duração de três meses. Sandra foi para a cidade de Anmaberg-Buchholz, na região da Saxónia, onde era comum a fabricação dos bonecos Quebra-Nozes, do arco e a Pirâmide de Natal.

A cada seis meses novas turmas são formadas para quem deseja empreender, utilizando a técnica. Conforme Sandra é preciso ter um torno, ferramentas e outras máquinas, num custo em média de R$ 12 mil. Em fevereiro de 2019 abrem as inscrições para o curso.

Para difundir a arte dos alunos, desde 2009 é realizado na cidade, encontro anuais de Tornearia sempre no terceiro final de semana de agosto. "Nestes encontros vêm participantes de várias cidades e Estados do Brasil. No próximo ano será feito em Pomerode o 1º Encontro Internacional de Tornearia, de 16 a 18 de agosto. E já temos um artesão alemão confirmado. Em 2017 fui na Alemanha e fiz um curso lá. Agora ele vem nos prestigiar".

A professora de tornearia, apaixonada pela técnica, adianta que haverá workshop aberto ao público, exposição e venda de trabalhos, além de concurso da melhor peça torneada. O Encontro é promovido pela Associação de Artistas e Artesãos de Madeira com apoio da Prefeitura e Fundação Cultural. Para Sandra este encontro é a consagração do artesanato em Tornearia da cidade de Pomerode.


LEIA TAMBÉM




O evento será destinado à confraternização das escolas municipais


Aparelho que veio para revolucionar a disfunção erétil, único no estado, apresentado em Pomerode através do Dr. Norbert





Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro - Pomerode SC
Fone: (47) 3387-6420 | Whatsapp: (47) 99227-2173 | jornalismo@testonoticias.com.br
Sobre o jornal | Facebook | Instagram | YouTube